Google Notícias: como funciona o aplicativo? Saiba como ficar informado

O Google Notícias (também conhecido por Google News) é um aplicativo do Google que serve como um curador de notícias. Por meio serviço é possível conferir num feed as últimas notícias sobre principais assuntos divulgados por portais de jornalismo e blogs, além de poder usar o app como um leitor de feed dos seus sites de informação preferido.

Para acessar o serviço basta ir até à guia de Notícias do Google ou então fazer o download do aplicativo na Play Store se o seu celular for Android ou na Apple Store se estiver usando um Iphone.

Google News

Como funciona o Google Notícias?

O Google Notícias é um curador de notícias que usa a base de dados do Google para e a inteligência artificial para selecionar as melhores e mais recentes publicações jornalísticas sobre diferentes temáticas.

Desde a última atualização do Google Notícias a plataforma usa cada vez mais informações de busca do próprio usuário armazenados na conta google para sugerir temas de fontes variadas e sobre as temáticas que mais interessam ao leitor.

Além das funções já existentes no aplicativo o Google está constantemente atualizando o serviço para inclusão de novas ferramentas no aplicativo. A última novidade, divulgada em 2020, é o recurso de análise de fake news que incluirá no algoritmo um ranking de imagens e notícias no site para ajudar o usuário a identificar informações falsas nos resultados de busca. A iniciativa garantiu 6,5 milhões por organizações que apoiam a causa.

Google notícias como funciona

Seguir fontes de notícias e assuntos

O primeiro passo para configurar o seu Google Notícias é selecionar as fontes de informação que deseja seguir e temas de seu interesse. Para fazer isto basta usar a busca do aplicativo para pesquisar pelo nome das plataformas de comunicação. Clique no botão “Seguir” para adicionar ao seu radar.

Seguir fontes Google News

O Próprio google também faz a sugestão de fontes de informações para determinadas temáticas e usa as suas pesquisas recentes para te sugerir temas para seguir, sem que você mesmo digite e configure os alertas para as palavras-chave.

O uso do seu Google News também vai interferir nos resultados de busca que aparecem no seu Google Discover, aquelas notícias que aparecem logo abaixo da busca quando acessa o aplicativo de buscas do Google no celular.

Como bloquear sites

Caso tenha visto algum conteúdo que não te agradou no seu Google Notícias poderá bloquear o site para não ver mais informações desta fonte. Para fazer isso siga o tutorial:

  1. Acesse o site do Google Notícias em seu dispositivo;
  2. Encontre no seu feed o site que deseja bloquear ou que não deseja mais receber atualizações;
  3. Clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito e vá em “ocultar todas as matérias desta fonte” para deixar de ver tudo o que for publicado pelo blog ou então “ver menos informações desta fonte” para reduzir a quantidade de conteúdos do site que aparecerá no seu feed.
bloquear site no google news

Ao personalizar o seu feed você poderá garantir a si mesmo uma experiência ainda mais completa na busca por informações e notícias relevantes todos os dias.

Como usar o Google News para ficar bem informado

Na hora de se manter bem informado e buscar pelas informações é possível navegar entre as abas do menu disponível no site. São elas:

menu do Google Notícias
  • Principais notícias: nesta aba você confere um resumo das principais notícias do dia, lista que é atualizada ao longo do dia conforme os fatos são publicados pelos portais de notícia;
  • Para você: aba para conferir uma seleção de notícias dos seus temas e fontes preferidos;
  • Seguindo: aqui você verá um feed com os conteúdos mais recentes das fontes de notícias que está seguindo, como blogs e jornais;
  • Pesquisas salvas: para saber qual é a última notícia de um tema específico você pode salvar pesquisas. Assim, sempre que quiser poderá se atualizar sobre aquela busca em específica;
  • Brasil: curadoria de notícias dos principais jornais do Brasil;
  • Mundo: curadoria de notícias dos principais jornais e agências de notícias internacionais;
  • Suas notícias locais: curadoria de notícias locais ou para regiões específicas que podem ser salvas;
  • Pesquisa por assunto: digite uma busca para saber quais são as últimas notícias relacionadas a uma palavra-chave;
  • Home: na pagina inicial confira um guia completo de últimas notícias, um box com as últimas checagem de fake news e informações sobre a previsão do tempo em seu local.

Por último, nas abas das próprias notícias você poderá salvar os links para ler depois, compartilhar com seus contatos ou em redes sociais e ainda personalizar as informações acerca daquele veículo de comunicação.

Caso você faça um bom uso do Google Notícias também vale a pena pensar em como integrá-lo com o seu Google Calendar!

 

O que mais você quer saber sobre o Google Notícias? Deixe a sua sugestão aqui embaixo nos comentários!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário