Google Scholar: como usar o google acadêmico para pesquisas?

Se você está fazendo um trabalho acadêmico ou buscando informações concretas sobre um determinado tema deveria usar o Google Acadêmico. Na busca normal do Google o algoritmo vai te propor resultados de blogues e sites que nem sempre são os mais confiáveis e atuais, enquanto que no Google Scholar os resultados priorizados são de reservatórios de revistas universitárias e instituições científicas.

Mas como usar o Google Scholar para fazer suas pesquisas? Confira aqui um manual que te ensinará a usar os principais recursos deste serviço gratuito da gigante de buscas.

Como funciona o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico prioriza em seus resultados de busca trechos de pesquisa científicas, artigos acadêmicos em reservatórios de instituições. O buscador também inexa bases de dados abertos que reúnem informações deste tipo, como o Google Livros ou o Scielo.

Com o recurso de busca do Google o usuário poderá encontrar a origem de citações de autores ou buscar informações científicas sobre um determinado assunto.

Para acessar a plataforma basta ir até o site oficial do Google Scholar ou o Google Acadêmico (versão em português).  O serviço ainda não tem uma versão própria de aplicativo para acessar pela Play Store ou Apple Store.

Aprenda abaixo a acessar os principais recursos presentes na ferramenta.

Google Acadêmico

Minha Biblioteca

Ao acessar a busca logado com a sua conta google poderá favoritar artigos, citações e links para que fiquem salvos na sua biblioteca, servindo como um acervo próprio completamente virtual. A função é muito útil para quem está fazendo uma revisão da literatura, por exemplo.

Para favoritar um tópico basta clicar no ícone de estrela que o documento aparecerá automaticamente na sessão “Minha Biblioteca”.

v

Minhas citações

O Google Scholar tem um manual próprio para te orientar na formatação adequada de trabalhos acadêmicos conforme as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological Association), as duas instituições reguladoras de pesquisas científicas no Brasil e no mundo.

Para buscar a ajuda do recurso basta clicar no ícone de aspas abaixo do artigo para ver como referenciar o mesmo. Assim fico muito mais fácil usar uma citação retirada da internet, não é mesmo?

citação Google Scholar

Busca avançada

Para encontrar um TCC, artigo de opinião ou pesquisa mais recente sobre um determinado assunto você pode usar a busca avançada do Google Scholar. Basta incluir na pesquisa a palavra-chave principal e clicar em “Busca Avançada”. Ali, você terá várias opções de filtros (por ano, autor, tipo de documento, etc) que irão te ajudar a obter os melhores resultados de acordo com seus critérios de busca.

Pesquisa avançada do Google

Métricas

Outra fora de filtrar as buscas no Google Acadêmico é usano o ícone de métricas. Com ele, o google aplica índices que ajudam a filtrar os resultados de busca para um determinado assunto. Com o índice H5, por exemplo, o usuário saberá quais são as publicações realizadas nos últimos 5 anos para aquele assunto.

Na parte de visualização dos resultados é possível filtrar também por idioma, tipo de periódico científico, entre outras opções.

métricas google acadêmico

Registrar um trabalho acadêmico no Google Scholar

Para que a sua pesquisa tenha mais visibilidade você pode cadastrar o seu trabalho nas bases do Google. Para fazer isso siga o passo a passo:

  1. Acesse o seu perfil na página inicial do Google acadêmico ou, caso ainda não tenha uma conta, crie uma aqui;
  2. Ao criar o seu perfil do Google Scholar complete as informações pessoais do questionário;
    criar conta google scholar
  3. Clique em “Meu Perfil”;
  4. Vá em “adicionar artigo manualmente” e complete todas as informações que são pedidas como título, autor ano, instituição, etc;
  5. Clique em “adicionar artigo ao perfil” para concluir;
  6. Acesse o seu ícone de perfil para conferir índices de visualização da sua pesquisa e ver a lista de documentos que já arquivou no seu Google Shcoolar. Esta página é pública e, portanto, poderá ser usada como uma forma de curriculum lates.

Se você quer saber se tem alguém que já usou a sua pesquisa ou te citou em outros trabalhos crie um alerta com o seu próprio perfil. Para fazer isso basta acessar o seu perfil e clicar na aba de “alertas” digitar o seu e-mail.

Você tem alguma dúvida sobre como  usar o Google Acadêmico? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário