Google Stadia | Aplicativo Android poderá receber novos recursos

O serviço de streaming de jogos do Google, Stadia, está prestes a receber uma nova atualização para seu app Android. Ao analisar os arquivos deste update, alguns recursos ainda não implementados apareceram, o que pode dar pistes de o o que a empresa está preparando para o futuro. 

Controle da Google Stadia
Controle da Stadia, recomendação da Google (Imagem: Reprodução/Playtoo)

É importante ressaltar, porém, que esses recursos ainda estão em desenvolvimento e existe a chance de a empresa nunca chegar a lançá-los oficialmente. Entretanto, identificar esses recursos no meio do código pode revelar quais são os rumos que o Google pretende tomar para o serviço.

Controle na tela

Por enquanto, você pode jogar no Stadia utilizando o controle próprio da marca, um controle de console que já possua em casa ou por meio de teclado e mouse, como se estivesse num jogo de PC. 

Porém, uma das ferramentas encontradas no código do aplicativo é a possibilidade de jogar por meio da tela do seu celular. O Stadia já oferece algumas opções de jogos com opções otimizadas para controles touchscreen, como o Monopoly, da Ubisoft.

Uma das mensagens encontradas no código foi (em tradução direta) “Jogue este jogo sem um controle, tocando, deslizando e/ou fazendo movimento de pinça nos elementos da tela”. Também foi encontrada uma imagem que demonstra o movimento de deslizar na tela de um celular.

Apesar disso, não foi possível utilizar o recurso em nenhum destes jogos ainda, e não se sabe se ele também será incluído em outras plataformas, como o aplicativo de navegador e iOS.

Player notes

Esse recurso deve permitir identificar quem são as pessoas da sua lista de contato. Para quem gosta de multiplayers e competitivos, em que constantemente se adiciona novos amigos e se conhece novas pessoas, pode ser difícil lembrar quem é quem e em que jogo se encontraram. 

Esse problema poderia ser solucionado por meio das “Player notes”. Uma das mensagens identificadas no código para esse recurso foi (tradução direta) “Escreva uma pequena nota para relembrar como você conhece essa pessoa”. 

Conversa em grupo

A possibilidade de conversar com sua equipe é um dos recursos que mais fazem falta no Stadia Android, já estando disponível para iOS. Porém, isso aparentemente está em desenvolvimento, e diversas mudanças no código já puderam ser observadas.

Uma das mais relevantes é uma referência ao local onde o chat do grupo ficará organizado no app. A opção de “party chat” poderá ser encontrada junto com as opções “amigos” e “mensagens”, no painel social do Stadia.

Com isso, será possível convidar amigos e equipe para chats de voz durante seus jogos preferidos ou fora deles. 

Aplicativo Android TV

Uma das informações mais interessantes encontradas na atualização pode ter sido a preparação para lançar um app Stadia para TVs Android. Algumas das referências mais claras que indicam isso são mensagens e avisos citando o app, como “Por favor, instale a aplicação Stadia para Android TV” (tradução direta).

Hoje já é possível utilizar o serviço em TVs se o usuário possuir o Chromecast Ultra. Porém, o futuro aplicativo parece trazer algumas vantagens, como acessar mais de um perfil. Além disso, será possível navegar livremente pela loja Stadia e fazer compras diretamente da TV. 

O que é o Google Stadia

Com a popularização e expansão da tecnologia de streaming, utilizada principalmente por serviços de vídeo como Netflix, Amazon e Disney+, as empresas de games começaram a ficar interessadas em utilizar esse tipo de ferramenta.

O Stadia é como uma plataforma de streaming de games. Você possui uma conta paga mensalmente que dá acesso ao catálogo de jogos disponíveis. A magia aqui é que os jogos, mesmo pesados AAA, podem ser jogados diretamente do browser, sem a menor necessidade de um computador potente.

Infelizmente a plataforma exige velocidades de internet muito superiores ao que temos disponível no Brasil. Essa é uma das principais dificuldades, e que fez com que o Stadia adiasse a sua entrada no país.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha  acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: 9to5Google 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário