Google TV deve chega às smart TVs da Sony e TCL

Apesar de ser exclusivo para o novo Chromecast, o Google TV chega para as smart TVs da Sony e TCL em 2021. Assim, a expectativa é que a funcionalidade chegue também para outros televisores.

Além disso, o lançamento nas smart TV também é acompanhado de uma nova interface aos aparelhos mais antigos. Saiba mais sobre a novidade neste artigo.

Google TV
Google TV chega para smart TVs da Sony e TLC (Imagem: Divulgação/Google)

Google TV deve chega às smart TVs

Logo depois a estreia do modo de uso para smart TVs no final de 2020 por meio do Chromecast, a nova geração do aparelho vai deixar de lado o uso exclusivo pelo celular.

Assim, a Google TV começa a adotar um sistema operacional diretamente nos televisores. Modelos da Sony e TCL, por exemplo, já devem contar com uma navegação atualizada do recurso.

Dessa forma, a Google TV traz uma nova experiencia de uso para as smart TVs Android tanto da Sony quanto da TCL. Na primeira, o sistema deve rodar em Android TV 10 para modelos com tela LCD/LED e OLED.

Por outro lado, para a TLC, a programa chegará com o sistema Android TV 11, em modelos com telas LCD/LED e LCD/QLED.

O que é Google TV

Mas o que é o Google TV? Com o lançamento para novas smart TVs, fica a dúvida a respeito da novidade. Em resumo, ele nada mais é do que uma nova interface para Android TV.

Contudo, diferente do sistema anterior, ele traz um aprofundamento em tecnologias como aprendizado de máquina, especialmente através do Google Assistant.

Apesar de não substituir a Android TV, a interface ainda vai levar um tempo para funcionar como sistema operacional de fato.

Assim, é possível considera-lo apenas como uma cada de software, ou interface de fato, que é executada sobre o sistema Android TV.

E como funciona o Google TV (Imagem: Divulgação/Google)

Como funciona?

Sendo assim, o Google TV funciona como um complemento de interface ao Android  TV. Para isso, ele é dividido em guias, permitindo que o usuário navegue por conteúdos como:

  • Filmes,
  • Séries,
  • Programas,
  • Aplicativos,
  • Streamings,
  • Biblioteca.

Dessa forma, há uma centralização de todo conteúdo que você assiste, facilitando o acesso e a continuidade do entretenimento de onde você parou.

Além disso, a interface ainda traz a biblioteca do usuário. É nela que você encontra o que adquiriu anteriormente do Google por meio do Play Filmes e TV.

Vale destacar ainda que as recomendações tem como base o perfil do usuário. Sendo assim, é necessário que você esteja conectado em sua conta do Google para fazer uso de todo o serviço.

Substituto do Android TV

Apesar de coexistirem atualmente, o Google TV surgiu como um possível substituto do Android TV. A mudança no sistema operacional não será feita por enquanto.

Contudo, o próprio Google já anunciou que a substituição deve acontece em, ao menos, dois anos. Assim, o Google TV não vai ficar restrito aos dispositivos como o Chromecast, e ganhara compatibilidade direta com ainda mais smart TVs.

A mudança ainda agrega ao usuário mais serviços, com uma integração aprofundada com Inteligência Artificial por meio do Google Assistant.

O novo sistema ainda vai incorporar o app Google Play Movies & TV, garantindo uma experiencia mais intuitiva e centralizada nele mesmo.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

 

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.

Deixe seu comentário

1 + 1 =