Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 | Diferenças livro x filme

Hoje fazem 10 anos desde o lançamento de "Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2" no Brasil. Vejas as diferenças entre livro e filme.

E hoje fazem exatos 10 anos desde que o fim da saga épica de Harry Potter chegou aos cinemas e nos fez ver personagens e cenários pela última vez nas telas. Apesar disso, quem leu o livro percebeu que há diversas diferenças entre o livro e o filme de “Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2″ .

Em 2011 o filme encerrou sua passagem pelo cinema como uma das 10 maiores bilheterias de todos os tempo e assim se manteve durante anos (até a chegada dos filmes dos Vingadores aos cinemas que acabou derrubando vários recordes).

Apesar disso, várias cenas clássicas do livro precisaram ser alteradas, ou mesmo retiradas para que o ritmo da produção audiovisual fosse mantido e um tempo limite para o filme não fosse ultrapassado (não que a gente fosse achar ruim!). Então, nesse aniversário de 10 anos de lançamento, veja uma lista com as maiores diferenças entre o livro e o filme de “Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2″.

A visita de Lupin

Relíquias da morte parte 2 diferenças livros e filmes
Imagem: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Começamos com uma cena interessante cortada dos filmes. No livro, quando os três amigos estão escondidos no Chalé das Conchas, (a casa na praia) Lupin aparece com a notícia de que Tonks acabara de ter o bebê deles e em seguida convida Harry para ser o padrinhoNo filme nada disso existe e mal sabemos que Harry foi um dos responsáveis pela criação do filho dos dois após suas mortes na Batalha de Hogwats.

Capa da invisibilidade não usada

Imagem: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Quando os três amigos chegam a Hogsmead logo antes de se encontrarem com o irmão de Dumbledore, nos livros eles utilizam a capa da invisibilidade.

No filme, provavelmente para deixar a cena mais tensa e emocionante, os três chegam sem a capa e quase são pegos pelos Comensais da Morte que estavam de guarda.

A conversa com Aberforth Dumbledore

Abefhort diferenças livro e filme relíquias da morte parte 2
Imagem: Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Infelizmente no filme a cena com o irmão de Dumbledore, Aberforth acabou sendo muito mais simplista do que no livro.

No livro o irmão do lendário diretor de Hogwarts conta toda a história de Dumbledore, desde a amizade do bruxo com o vilão Grindewald até a traumática perda de sua irmã Arianna e de como tudo isso afetou a vida de Dumbledore.

No filme temos apenas algumas rápidas menções a tudo isso, deixando a história nublada para os telespectadores que não leram o livro.

Crianças bruxas na Batalha de Hogwarts

Imagem: Reprodução/House Hogwarts

Uma das diferenças mais gritantes entre o livro e o filme de “Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2″  é que nos livros todos os bruxos menores de idade são enviados para a cidade de Hogsmead, para não correrem riscos durante a luta. Alguns burlar as ordens, mas a maioria é enviada para lá.

Já no filme, vemos que várias crianças permaneceram na escola e acabaram fazendo parte da batalha.

Quem escondeu o diadema da Corvinal

Imagem: Reprodução/ Screen Rant

No livro quem escondeu o diadema/orcrux na Sala Precisa foi o próprio Voldemort quando ainda era conhecido como Tom Hiddle na ocasião em que foi até Hogwarts pedir emprego como professor.

No filme, durante a conversa de Harry e o fantasma de Helena Ravenclaw ela revela que quem escondeu a tiara foi ela mesma, justamente para que ele jamais fosse encontrado.

A destruição da Taça da Lufa-Lufa

rony e herminone diferenças relíquias da morte parte 2
Imagem: Reprodução/ Twitter

No filme, Hermione Rony vão sozinhos até a Câmara Secreta para destruir a orcrux dentro da taça de Lufa-Lufa e o primeiro beijo entre os dois acontece no calor da emoção logo após a destruição com a presa do basilísco.

No livro, Harry também está presente na Câmara e o beijo entre os amigos acontece após Rony garantir a Hermione que os dois lutarão pelo direito dos elfos domésticos após o fim da guerra.

A destruição do Diadema e a morte de um personagem

Imagem: Reprodução/ Taringa

No livro, o Diadema de Ravenclaw é destruído após cair no fogo maldito conjurado na Sala Precisa e quem morre no mesmo incêndio é o personagem Crabee.

No filme, o Diadema é destruído por Harry pelo dente de Basilisco e só então jogado no fogo. Quem morre na cena é Goyle pois na época em que o filme foi rodado, o ator que dava vida a Crabee estava lidando com problemas com a polícia e por isso acabou sendo demitido da produção.

A morte de Belatrix

Imagem: Reprodução

A minha filha não, sua vaca!” uma das falas mais icônicas da saga proferidas por Molly Weasley antes de dar fim a vida de Bellatrix Lestrange, que teve sua morte um pouco modificada no filme.

No livro, após a fala, Molly atinge a inimiga com um Avada Kedavra certeiro, logo acima do coração. Já no filme, a matriarca dos Weasley acerta um feitiço que transforma a outra bruxa em pedra e em seguida a destrói em pedacinhos.

Os elfos domésticos na Batalha de Hogwarts

Imagem: Reprodução/ Twitter

Mais uma das grandes diferenças entre o livro e filme de “As Relíquias da Morte parte 2″ é que no livro, os elfos domésticos também lutam contra Voldemort sendo liderados por Monstro, o antigo elfo da família Black que agora pertence a Harry.

No filme, a cena não acontece.

A morte de Voldemort

Imagem: Reprodução/ Warner Bros

A morte do Lorde das Trevas também sofreu grandes modificações no filme.

Enquanto no livro Voldemort morre após seu Avada Kedavra ricochetear no Expeliarmus de Harry, e esse o atingir em seguida, no filme o vilão perde suas forças após Neville acabar com a cobra Naguini e Harry desarma-lo em seguida. No final, Voldemort começa a se desintegrar como cinzas, outra coisa que não acontece nos livros.

A varinha das varinhas

diferenças relíquias da morte
Imagem: Reprodução/ Twitter

Mais uma das diferenças entre livro e filme. Enquanto no livro Harry conserta sua própria varinha com a varinha das varinhas e em seguida a devolve ao túmulo de Dumbledore, no filme o personagem quebra a Relíquia da Morte em duas partes e a joga longe e acaba ficando com a varinha de Draco Malfoy para si.

CONFIRA Também:

Harry Potter | Fãs encontram suposta pintura de Voldemort em Hogwarts

E então, você já conhecia todas essas diferenças entre o livro e o filme de “Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2″? Lembrando que para quem quiser reassistir o final, o filme está disponível na HBO MAX.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário