Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | 10 referências inesquecíveis do filme

Desde antes de estrear nos cinemas, o filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”  já era um dos lançamentos mais esperados do ano. Estrelado por Tom Holland, ele é responsável por encerrar a primeira trilogia do herói e estabelecer diversos outros preceitos ao Universo Cinematográfico da Marvelque tem no Multiverso um elemento central para sua 4ª fase de produções.

Para além das participações super especiais de duas versões do Peter Parker, interpretados por Tobey Maguire (Homem-Aranha de Sam Raimi) e Andrew Garfieldo filme conta com diversas outras referências aos filmes anteriores do herói. Se você já assistiu ao longa no cinema e quer relembrar esses momentos ou não se importa para SPOILERS, confira a seguir 10 referências marcantes que o filme faz em relação a outras franquias e a toda mitologia que envolve o herói:

Onde está a minha máquina?

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Doutor Octopus questiona sobre sua máquina no início do filme (Imagem: Reprodução/Sony).

A primeira referência que Sem Volta Para Casa” estabelece com os filmes anteriores – além da aparição de personagens famosos – acontece ainda no segundo ato do filme, quando o Doutor Octopus pergunta a Peter Parker sobre onde está sua máquina, que buscava reproduzir o sol na terra. Logo o vilão descobre que não se trata do mesmo Peter Parker de seu universo, e depois disso, ele desiste de fazer perguntas capciosas sobre sua nova invenção.

Com grandes poderes…

Tia May cita frase famosa durante o filme (Imagem: Divulgação/Sony).

Uma das cenas que mais marcaram o enredo do filme foi, inquestionavelmente, a cena em que Peter Tia May são atacados pelo Duende Verde no prédio onde fica o apartamento do Happy. Após o vilão utilizar uma bomba de abóbora contra eles, a dupla consegue desenvolver um diálogo rápido antes que May faleça, e nesse contexto, a personagem cita a famosa frase “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Posteriormente, a frase volta a ser mencionada por Peter enquanto estava, ainda enlutado, no terraço do seu colégio. Lá, ele cita a primeira parte do ditado e o Homem-Aranha de Tobey Maguire a completa, esclarecendo que o seu Tio Ben disse isso a ele antes de falecer.

O meme é real!

 Três Aranhas reproduziram o meme clássico do universo dos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel).

Todo fã do Homem-Aranha deve reconhecer a clássica figura dos quadrinhos onde três versões do herói apontam um para o outro. A imagem ficou eternizada depois de se tornar um famoso meme na internet, e com a participação dos três heróis no filme, já era esperado que o filme também brincasse com isso.

Essa ação acontece enquanto os três heróis estão no laboratório, desenvolvendo curas paras os vilões de seus respectivos universos. Em um momento específico, Ned chama por Peter Parker e os três respondem ao mesmo tempo. Confusos para saber a quem o estudante se referiam, eles apontam uns para os outros.

De novo, não!

Herói de Andrew Garfield salva MJ durante “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (Imagem: Reprodução/Sony).

Assim que Tom Holland fala com as outras versões do herói sobre ter perdido sua Tia May, Peter Parker de Andrew Garfield comenta sobre não conseguir ter impedido a morte de sua namorada, Gwen Stacy. Posteriormente, durante a luta na estátua da liberdade, MJ se encontra em uma situação bem parecida, e quando Peter é impedido de salvar sua namorada, é o herói interpretado por Garfield quem o faz.

Miles Morales

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Electro se questiona sobre a existência de um Homem-Aranha negro (Imagem: Reprodução/Sony).

Outra referência importante diz respeito ao personagem Miles Morales, de Homem-Aranha no Aranhaverso“. Apesar do herói não fazer parte do filme, em uma conversa com Peter o super vilão Electro comenta que esperava que ele fosse negro, pelo fato de ser do Queens e cumprir essa tarefa de ajudar a vizinhança. Ao final do diálogo, o personagem se questiona se existe algum outro Homem-Aranha negro por aí.

Espetacular!

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Personagem de Tobey Maguire chama Homem-Aranha de Garfield e “Espetacular” (Imagem: Divulgação/Sony).

Outra referência que estabelece relação com a franquia de Andrew Garfield é feita em uma cena em que as três versões do herói conversam na Estátua da Liberdade, antes de começarem os conflitos finais do filme. Lá, enquanto trocam elogios entre si, o personagem de Tobey Maguire repete por algumas vezes que o herói de Andrew  é Espetacular“, trazendo uma clara referência ao título da franquia protagonizada pelo herói: “O Espetacular Homem-Aranha“.

Melhor amigo

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Harry Osborn, ex-melhor amigo de Peter, é referenciado durante o filme (Imagem: Divulgação/Sony).

Assim que Ned fica sabendo do conceito de multiversos e da existência de outras variantes do Homem-Aranha, o personagem passa a se questionar se esse outro herói também conta com a ajuda de outros Ned Leeds. Posteriormente, enquanto estava com os demais heróis no laboratório, ele questiona o Peter Parker de Tobey Maguire sobre o melhor amigo dele, e em uma referência a Harry Osborn, Peter  narra sobre o momento em que teve que matar seu melhor amigo, o que deixa Ned consternado com a situação.

Dor nas cosas

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Homem-Aranha de Tobey Maguire brinca com referência de dor nas costas (Imagem: Reprodução/Sony).

Outra referência citada pelo personagem de Tobey Maguire diz respeito as constantes dores nas costas que o ator teve enquanto filmava “Homem-Aranha 3”. Na época, diversos veículos citaram que o ator exigia que médicos ficassem nos sets depois de sentir diversas dores em sua coluna. Em Sem Volta Para Casa“, o herói chega a pedir que o Peter de Andrew Garfield estale suas vértebras antes do conflito final.

Rhino

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Apesar de não aparecer, Rhino é citado duas vezes durante o filme (Imagem: Reprodução/Sony).

Apesar de não ter participado oficialmente de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa“, o vilão Rhino é citado em dois momentos distintos do longa. Em um primeiro, acontece quando o herói de Garfield fala sobre os antagonistas que já enfrentou em seu universo, e depois disso, o vilão volta a ser citado como um cara russo em uma armadura de ferro“.

Novo uniforme

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Uniforme do final do filme parece bastante com o do jogo da Sony (Imagem: Divulgação/Sony).

Por fim, a última referência do filme acontece na sequência final antes dos créditos, quando Peter entra em seu apartamento e a cena foca em uma roupa presa a uma máquina de costura. Depois disso, é possível ver o herói se pendurando pelas ruas de Nova York utilizando um uniforme que se parece bastante com aquele que as pessoas viram no jogo do herói para Playstation 4.

Você pegou todas essas referências enquanto assistia ao filme? Qual é a sua opinião sobre Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa“? Compartilhe suas opiniões com a gente em nossas redes sociais, e para mais informações sobre o longa e as demais produções da Sony Pictures, continuem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar