Identidade Digital: como fazer? Passo a passo do cadastro e como usar

Com o lançamento da Identidade Digital, ou Documental Nacional de Identificação Digital (DNI) você tem a disposição vários de seus documentos de forma digitalizada.

Agora lançados de forma oficial, a Identificação Digital garante acesso a vários documentos. Com isso, além do documento de identidade, o usuário também conta com acesso ao Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor e certidões de nascimento e casamento.

Mas para ter acesso a todos os documentos de forma digital, é preciso saber como emitir o seu. Saiba mais neste artigo.

Identidade Digital: como fazer a sua?
Identidade Digital: saiba como fazer a sua.

Para que serve o RG Digital?

Mas o que é a Identidade Digital e para que serve? O Documento Nacional de Identidade Digital, ou DNI, é um documento digital do cidadão.

Com isso, o usuário tem acesso simultâneo a vários de seus documentos e em diferentes dispositivos. Ou seja, você pode acessar o DNI em mais de um smartphone ou mesmo em tablets e smartwatches.

Documentos disponíveis

Contudo, até o momento, o DNI garante acesso apenas ao CPF e o Título de Eleitor. Apesar de serem os primeiros a contar na plataforma, ainda há expectativa para que a Carteira de Identidade (RG) também esteja na plataforma.

Além disso, também devem ser inclusos na Identidade Digital documentos como:

  • carteira de motorista,
  • carteira de trabalho,
  • certidão de nascimento e casamento,
  • NIS/PIS/PASEP,
  • certidão militar,
  • Cartão Nacional de Saúde e tipo sanguíneo.

Da mesma forma, o documento ainda deve facilitar a identificação de pessoas portadores do Transtorno do Espectro Autista ou outras condições.

E para que serve?

Em resumo, na Identidade Digital serve para que os portadores não precisem mais carregar vários documentos ao mesmo tempo.

Ou seja, apenas com o celular será possível apresentar vários documentos de identificação de uma só vez, sem a necessidade do papel.

O lançamento da plataforma tem como finalidade trazer mais facilidade e comodidade aos usuários. Além disso, o mecanismo passa a ser valido em todo território nacional.

Para acessar o DNI, ainda é necessário fazer uso de uma senha de 6 dígitos, ou cadastrar a impressão digital. Em caso de perda ou roubo do dispositivo, é possível fazer a desvinculação do serviço e evitar a perda de documentos.

O que é preciso para emitir a DNI?

O que é preciso para emitir?

Mas o que é necessário para emitir a Identidade Digital? Apesar de gratuita, a emissão exige que o portador realize um pré-cadastro no aplicativo.

Com isso, além de baixar o app do DNI, é preciso realizar o registro de informações na plataforma para validar o documento digital.

Além disso, para o registro completo dos documentos, é necessário que o usuário tenha feito o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral.

Caso ainda não tenha feito, é só acessar o site da Justiça Eleitoral, clicar no seu estado e seguir os passos indicados.

Identidade Digital: como fazer a sua?

Dessa forma, após o cadastramento da biometria, basta realizar o cadastro no aplicativo do Identidade Digital. Mas vale lembrar que ainda é necessário fazer um processo virtual e outro pessoal. Isto é, o aplicativo funciona apenas como um pré-cadastro.

Com isso, a validação do documento deve ser feita de forma presencial, em um dos postos de atendimento do Governo. Para realizar o cadastro completo, basta seguir esse passo a passo:

  1. Logo após baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, e fazer o pré-cadastro, procure por um dos postos de atendimento diretamente no aplicativo;
  2. Em seguida, no posto de atendimento, é necessário fazer a confirmação dos dados biométricos;
  3. Após a validação dos dados, com impressões digitais e fotografia, o cadastro será concluído.

Caso tenha qualquer outa dúvida, outras informações e esclarecimentos podem ser sanadas no aplicativo ou nos postos de atendimento indicados.

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

um × 5 =