Instagram: rede social aprimora busca por palavras-chave

Demorou, mas o Instagram enfim aprimorou a busca por palavras-chave na rede social. Antes a plataforma permitia apenas a pesquisa por usuários ou hashtags. Com isso, encontrar contas e conteúdos era bem mais complicado.

Agora o sistema permite buscas mais precisas, utilizando palavras-chave no campo de busca. Contudo, a novidade ainda não está disponível para todos os usuários. Continue e leitura e saiba mais sobre a atualização!

Instagram
Atualização do Instagram permite por palavra-chave (Imagem: Divulgação/Instagram)

Buscar por palavras-chave no Instagram

Até a atualização, para encontrar outro usuário ou uma postagem, era necessário fazer pesquisa apenas com o nome da pessoa ou hashtags.

Contudo, com a nova atualização, o Instagram agora permite que a pesquisa seja feita com palavras-chave.

Ou seja, o mecanismo agora permite a busca por termos específicos, como “receitas de bolo”, “restaurante vegano”, “dicas de viagem” e outros termos.

Mecanismo de busca vai usar Inteligência Artificial

Um dos porta-vozes da empresa, através do portal The Verge, destacou o que chega com a atualização do campo de busca do Instagram:

Para determinar os resultados das buscas, levamos em conta uma série de fatores, incluindo tipo de conteúdo, legenda, data de postagem e mais. Assim, destacamos o que for mais relevante para a pesquisa”

Além disso, pelo que se sabe até agora, a plataforma também deve utilizar Inteligência Artificial para aprimorar o campo de buscas. Isto é, através do Machine Learning – Aprendizado de Máquina – a empresa pretende otimizar o mecanismo de busca através dos hábitos de busca de cada usuário.

Instagram busca por palavra-chave
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Mudanças na pesquisa do Instagram

Sendo assim, a atualização no campo de busca do Instagram deve trazer diversas alterações na rede social.

A mudança mais sentida talvez seja a diminuição no uso de hashtags na hora de publicar uma nova postagem. Isto é, antes da medida, para destacar a postagem, o usuário marcava várias hashtags relacionadas ao assunto.

Dessa forma, com a atualização, para ser encontrado por meio do mecanismo de busca, o uso do recurso já não será tão necessário.

Atualização limitada por região

Mas pelo que foi anunciado, a atualização do Instagram chega primeiro em países de língua inglesa. Com isso, o sistema de busca por palavras-chave fica limitado apenas aos usuários de Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Canadá.

Além disso, não há nenhuma provisão para quando a atualização será liberada para outras regiões. A limitação de atualização por região, aliás, é uma prática bem como na empresa.

Segunda atualização em meses

A novidade no campo de busca do Instagram chega pouco tempo após a rede social atualiza o layout do aplicativo.

Com a mudança, a plataforma passa a destacar ainda mais o Reels, mais um recurso lançado recentemente, e o Shop. Este, aliás, agora permite a compra de produtos diretamente pelo Instagram.

As atualização no layout foram feitas para competir diretamente com o TikTok, maior concorrente da empresa atualmente.

Com isso, além de incentivar a criação de novos conteúdos, com mais montagem e criatividade, como a concorrente, a empresa vem diminuindo o destaque de publicações ‘normais, como fotos e vídeos.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário