Instagram começa a testar recurso “dar um tempo”

Recurso é voltado especialmente para jovens e tem como objetivo o combate ao vício em redes sociais.

Instagram começa a testar recurso "dar um tempo" (Imagem: Reprodução/Adam Mosseri)
Instagram começa a testar recurso “dar um tempo” (Imagem: Reprodução/Adam Mosseri)

Nesta quarta-feira (10), o diretor do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que a plataforma vai finalmente começar a testar com alguns usuários um recurso anunciado há alguns meses: o “take a brake“. A ideia desse novo recurso do Instagram é convidar os usuários da plataforma a literalmente “dar um tempo” da rede social por alguns instantes.

Caso você ative o recurso “dar um tempo”, o Instagram vai te encorajar a se afastar um pouco da rede social caso você já a esteja utilizando, sem nenhuma pausa, por muito tempo. Os lembretes podem acontecer a cada 10, 20 ou 30 minutos de uso ininterrupto e vão recomendar ao usuário largar um pouco o celular para fazer coisas como ouvir a música favorita, respirar profundamente, anotar seus pensamentos etc.

Inicialmente, apenas alguns poucos usuários selecionados vão ter acesso à novidade. O lançamento definitivo está previsto para acontecer em dezembro desse ano e os testes de agora vão ajudar o Instagram a aprimorar o recurso.

O recurso “dar um tempo” faz parte dos esforços globais do Instagram e de sua empresa-mãe, a Meta (antigo “Facebook“), de reduzir os efeitos nocivos que a mente humana, especialmente de indivíduos mais jovens, pode ter pelo uso prolongado de redes sociais. Estudos sugerem que uma pessoa pode acabar se tornando literalmente viciada em redes sociais, tornando-a suscetível a desenvolver problemas como crises de ansiedade, dificuldade de atenção e até mesmo depressão.

Meses atrás, o Instagram já anunciou uma série de ferramentas voltadas para adolescentes e jovens adultos que utilizam a plataforma e incluem uma tentativa de mudar a atenção do usuário para outro assunto caso ele esteja consumindo o mesmo conteúdo por muito tempo.

Caso queira conferir como o recurso “dar um tempo” vai funcionar na prática, confira abaixo o vídeo de divulgação da novidade apresentado por Adam Mosseri:

Gostou dessa novidade do Instagram? Pois aproveite e confira também:
YouTube vai esconder quantidade de dislikes em vídeos

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário