Instagram expande programa de verificação de fatos

O Instagram anunciou na última segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019, que expandiu globalmente o programa de verificação de fatos que inicialmente

, maio deste ano, havia sido lançado somente nos Estados Unidos. A ferramenta visa possibilitar uma classificação de veracidade de uma informação, por meio de identificação e revisão da mesma.

De acordo com o anúncio oficial da rede social essa expansão, com proporções  global, visa permitir que a partir de agora organizações de verificação de fatos em todo o mundo possam avaliar e classificar desinformação na plataforma.

A plataforma também explicou que para determinar quais conteúdos devem ser enviado aos verificadores de fatos para revisão, o Instagram usa uma combinação de comentários da comunidade e do setor de tecnologia, que juntamente com outros sinais, ajudam a plataforma a identificar e determinar melhor informações potencialmente falsas.

Como funciona a classificação do programa de verificação de fatos

O Instagram afirmou que quando um conteúdo for classificado como falso ou parcialmente falso pelo verificador de fatos, a plataforma vai reduzir sua distribuição removendo das páginas “Explorar” e “Hashtag”. Além disso, ele também será rotulado para que as pessoas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar.

Essa classificação, será apresentada para todos os usuários da plataforma que visualizarem o conteúdo, sendo no feed, perfil, story ou direct. Além do mais, o rótulo será vinculado à classificação do verificador de fatos e fornecerá links para artigos de fontes confiáveis ??que desmerecem as informações feitas na publicação.

Instagram expande programa de verificação de fatos

A rede social também afirmou que a ferramenta usa uma tecnologia de correspondência de imagens para encontrar outras instâncias desse mesmo conteúdo para também aplicar o rótulo, o que ajuda a reduzir a disseminação de informações falsas.

Outra novidade que a ferramenta trouxe é que caso uma informação seja classificada como falsa ou parcialmente falsa no Facebook, esse conteúdo também será rotulado automaticamente se ele for publicado no Instagram e vice-versa.

Fonte: Info Center

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário