Instagram vai lançar recursos para aumentar a segurança de adolescentes

O Instagram anunciou nesta terça-feira (16) algumas novidades que chegam em breve à plataforma com o intuito de tornar aumentar a segurança da plataforma para os mais jovens. Dentre elas, há um recurso bastante interessante que visa dificultar a interação entre adultos e adolescentes no Instagram.

Essa novidade da restrição para conversas entre adultos e adolescentes é apenas uma das várias que o Instagram anunciou hoje. Além disso, há também um “Guia para Pais do Instagram”, um aprimoramento da percepção da idade dos usuários por parte do Instagram e muito mais.

A seguir, vamos listar e comentar, portanto, algumas das novidades de segurança para os mais jovens que o Instagram anunciou hoje.

Guia para Pais do Instagram

Uma das novidades, como comentamos, é o Guia para Pais do Instagram. Trata-se de uma revista em .pdf com uma série de dicas sobre como adultos que têm filhos que utilizam o Instagram devem agir para evitar que eles tenham problemas na plataforma.

Neste guia, há dicas, por exemplo, para gerenciamento de privacidade, de interações, de tempo e de segurança na plataforma. Além disso, há também sugestões de maneiras inteligentes de se iniciar uma conversa com um adolescente a respeito da utilização da rede.

A novidade está disponível apenas em alguns países. E a boa notícia é que o Brasil faz parte da lista de países que já têm acesso à novidade! O Guia para Pais do Instagram, em português, pode ser acessado gratuitamente através deste link.

Inteligência artificial vai ajudar a manter menores de 13 anos longe do Instagram

Se você já criou uma conta no Instagram, você certamente sabe que é preciso ter no mínimo 13 anos para utilizar a plataforma.

Entretanto, você também deve saber que apenas essa limitação não é o bastante para manter uma criança menor de 13 anos fora da plataforma. Afinal, é possível que ela simplesmente minta a idade e utilize a plataforma mesmo assim.

Foi pensando nisso que o Instagram anunciou que está trabalhando em uma inteligência artificial com o objetivo de identificar melhor a idade dos usuários da plataforma. Com isso, o Instagram vai recomendar e exibir apenas conteúdos adequados à faixa etária de cada usuário.

Isso vai evitar que crianças abaixo de 13 anos criem contas na plataforma? Provavelmente não. Mas ao menos vai evitar que elas consumam conteúdos impróprios.

Restrição da interação entre adultos e adolescentes no Instagram

A novidade que mais chamou a atenção do público foi o seguinte: o Instagram vai passar a dificultar a interação entre adolescentes e adultos na plataforma. Ao menos as interações que o adolescente não deseje ter.

O recurso vai funcionar da seguinte maneira: adultos só vão poder enviar mensagens para menores de 18 anos caso o adolescente já os siga. Se o adolescente já seguir, a mensagem vai ser enviada normalmente. Caso não siga, o adulto vai receber uma notificação alertando não ser possível enviar a mensagem.

Novos recursos de segurança para adolescentes do instagram
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Para determinar a idade dos usuários, o Instagram vai levar em consideração tanto as informações que o usuário disponibilizar ao criar a conta, quanto a ferramenta da inteligência artificial que ajuda a identificar a idade dos usuários.

Instagram vai alertar adolescentes sobre usuários possivelmente indesejáveis

Também para evitar interações indesejadas entre adolescentes e adultos, o Instagram anunciou um novo recurso que avisa ao adolescente quando o adulto que está mandando mensagem tem mantido um comportamento suspeito na plataforma.

Novos recursos de segurança para adolescentes do instagram
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Por exemplo, se o adulto tem o hábito de só interagir com menores de idade e manter conversas desagradáveis, a adolescente vai receber um alerta sobre o comportamento do adulto.

Ela terá, então, algumas opções:

  • Continuar conversando com o adulto mesmo assim;
  • Encerrar a conversa;
  • Bloquear o usuário;
  • Reportar o usuário;
  • Ou restringir o adulto de interagir com ela novamente.

Entretanto, essa novidade ainda não está disponível em todos os países. A ideia do Instagram é a de implementá-lo aos poucos. Afinal, é um recurso bastante delicado.

Instagram vai tornar o acesso de adultos a perfis de adolescentes mais difícil

Essa é outra novidade que promete ajudar a tornar o Instagram um ambiente mais seguro e agradável para usuários menores de idade. Com o adulto tendo menos chance de encontrar o perfil de um usuário menor de idade, há menos chance, portanto, de ele perturbá-lo.

O recurso vai funcionar da seguinte maneira: quando o Instagram perceber que determinado usuário adulto está tendo um comportamento ruim na plataforma, ele vai deixar de mostrar conteúdos de perfis de usuários menores de idade.

E isso inclui, por exemplo, a aba “Usuários sugeridos”, Reels, Explorar e postagens públicas.

Instagram vai recomendar que usuários menores de idade tornem seus perfis privados

Isso é algo que o Instagram já tem feito há algum tempo. Sempre que um usuário menor de idade cria um perfil na plataforma, o Instagram automaticamente recomenda que ele torne seu perfil privado.

Novos recursos de segurança para adolescentes do instagram
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Perfis privados têm muito menos chance de serem alvos de assédio, perseguição e violência. Afinal, os usuários precisam aprovar cada seguidor. Além disso, suas publicações só ficam visíveis para seguidores aprovados.

Todas essas medidas são formas que o Instagram tem achado para tornar a sua plataforma cada vez mais segura e agradável ao público menor de idade.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma novidade da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: Instagram

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário