Instagram | ‘Salas Ao Vivo’ permite transmissões com até 4 participantes

Nesta segunda-feira (01), o Instagram anunciou a chegada do recurso “Salas Ao Vivo” à sua plataforma. A novidade já está disponível para o público no aplicativo do Instagram para Android e iOS.

Embora seja uma novidade do Instagram, o recurso já era aguardado pelos fãs. Afinal, era uma debilidade que a plataforma possuía até então. Isso porque outras plataformas já permitem interações em grupo. Como, por exemplo, o Spaces, que vem sendo testado pelo Twitter nos últimos meses.

Além disso, a novidade foi muito bem recebida pelo público em geral. Afinal, em tempos de pandemia, o contato entre amigos e familiares, por exemplo, foi bastante prejudicado. Ferramentas que favoreçam a interação virtual, como o “Salas Ao Vivo” faz agora, são muito buscadas por usuários ao redor do mundo.

Instagram - Salas Ao Vivo
Exemplo de uma transmissão com 4 participantes no Salas Ao Vivo (Imagem: Divulgação/Instagram)

O Salas Ao Vivo, entretanto, vai beneficiar principalmente os criadores de conteúdo. Afinal, agora eles poderão fazer collabs com outros criadores de maneira muito mais fácil e dinâmica. E, obviamente, com ainda mais participantes. O que sem dúvida é sempre muito bom para aumentar o engajamento.

Os seguidores, entretanto, também saem ganhando. Isso porque vão ter acesso a mais conteúdos envolvendo debates e conversas entre seus influenciadores favoritos. Todo muito tem a ganhar com a novidade, inclusive o próprio Instagram.

Como vai funcionar o “Salas Ao Vivo”?

Para criar uma conversa em grupo, basta começar normalmente uma transmissão ao vivo e convidar os três participantes. Ou seja, a transmissão inclui apenas o responsável por ela e mais 3 convidados. Apenas o dono da transmissão pode adicionar os convidados.

Um detalhe interessante é que, quando a transmissão começar, os seguidores de todos os participantes vão ser notificados. Ou seja, é uma maneira de atrair ainda mais pessoas para assistir uma determinada transmissão ao vivo.

Além disso, como acontece na maioria das plataformas de transmissões ao vivo, o público que estiver assistindo vai poder pagar para ter uma determinada mensagem destacada por algum tempo na live.

Com isso, a interação entre os criadores de conteúdo e os influenciadores vai melhor bastante. Fora, é claro, o fato de o público poder participar ativamente na conversa ou no debate, mandando perguntas, fazendo comentários e dando opiniões. Ou ainda demonstrando insatisfação. Vai saber, né?

Instagram - Salas Ao Vivo
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Além disso, todos os apresentadores da transmissão vão ter permissão para silenciar e banir participantes. Uma vez banido, o participante não vai poder mais assistir à transmissão até que seja liberado em algum momento futuro. Mas só se o apresentador quiser.

Ainda não há a opção de designar algum usuário como moderador definitivo, ficando sempre responsável pelo acompanhando e pela moderação do chat. O Instagram, entretanto, já comentou que está elaborando um sistema de moderação, que deve chegar ao Salas Ao Vivo nos próximos meses.

Tudo isso mostra que o Instagram está realmente disposto a investir não só em transmissões ao vivo, como já vem fazendo há muito tempo, mas também em conversas em em grupo. Será que quatro participantes é o limite? Ou teremos mais no futuro?

Quando o Salas Ao Vivo chega ao Instagram?

A boa notícia é que o Salas Ao Vivo já está disponível no Instagram! O lançamento aconteceu ao mesmo em que o anúncio foi feito pelo Instagram nesta segunda-feira.

Isso não significa, entretanto, que o Instagram não testou o recurso antes de lançá-lo. Muito pelo contrário: a rede social certamente vem testando a funcionalidade há muitos meses.

Ainda assim, isso não impede que o Salas Ao Vivo tenha alguns bugs ou problemas de instabilidade nos primeiros dias.

O Salas Ao Vivo já está disponível para Android e iOS. Para ter acesso à novidade, você vai precisar atualizar o seu aplicativo do Instagram. Smartphones com sistemas operacionais já antigos podem não ter acesso ao recurso.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil! Além disso, conta para a gente aí embaixo o que você achou da novidade!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário