Instagram Stories – Conheça o novo jeito de navegar deslizando para cima

O Instagram está desenvolvendo uma nova feature que poderia dar ao app maior semelhança com o Tik Tok, seu maior concorrente hoje. A mais nova alteração que pode chegar aos usuários é a navegação vertical nos stories. 

Atualmente, para percorrer os stories, o usuário deve clicar ou arrastar dos lados direito ou esquerdo da tela. A mudança parece pequena, mas o movimento vertical é mais natural do que o horizontal. Como resultado, ele pode incentivar os usuários a utilizar mais esse recurso.

Isso porque esse é o modo como navegamos a maior parte da web, principalmente em dispositivos móveis. Se considerarmos alguns dos aplicativos mais populares, como YouTube, Facebook e o próprio TikTok, a navegação vertical é a norma

Como usar o recurso 

Essa mudança foi inicialmente apresentada no twitter, descoberta pelo leaker Alessandro Paluzzi. Em seu tweet, é possível ver uma imagem na qual há um aviso dizendo “agora você pode deslizar para cima ou para baixo para navegar pelos stories”. Embaixo disso, há um botão azul grande que diz “Stories verticais

O desenvolvedor afirma que utilizou engenharia reversa para encontrar o feature no meio do código do Instagram. Porém, um porta-voz da companhia confirmou que esse recurso ainda não está sendo testado e é apenas um protótipo inicial.

Por isso, os stories verticais ainda não estão disponíveis para o público. Existe também a possibilidade de que a navegação vertical nos stories nunca chegue aos usuários. 

Futuro do Instagram

Apesar de que essa mudança possa nunca ver a luz do dia, é interessante ver quais são as ideias que o Instagram considera implementar em seu aplicativo. 

O app tem se esforçado para se manter relevante diante do principal concorrente, o TikTok. Já foram feitas várias tentativas, como o IGTV, o Reels, uma mudança na página inicial do app para dar mais destaque aos Reels, novos recursos para stories, entre outros.

A tentativa mais direta de competir com os Tiktoks foram os Reels, sua versão de vídeos curtos e com várias ferramentas para torná-los criativos. Porém, o próprio Adam Mosseri, presidente do Instagram, admite que não está satisfeito com o estado atual do app. 

A plataforma possui três locais diferentes para postar diferentes tipos de vídeos, e, segundo Mosseri, boa parte dos usuários nem sabe diferenciar entre vídeos postados no feed e no IGTV. Isso indica que a utilização dos recursos que o app oferece não é intuitiva, e dá a sensação de ser complicado e bagunçado. 

Agora, o presidente afirma que é hora de redirecionar o foco do desenvolvimento para simplificar e consolidar esses recursos. Não apenas o IGTV e os Reels, mas todo o Instagram. O objetivo disso seria fornecer ferramentas para que os usuários possam usar sua criatividade e gerar conteúdo de destaque. 

Outras mudanças que podem chegar

A plataforma tem investido muito para tentar dinamizar o conteúdo que chega aos usuários. Uma das formas para essa dinamização é, segundo o Instagram, incentivar a postagem de conteúdo original nos stories.

Por isso, em algumas regiões, o aplicativo iniciou um teste que impede o compartilhamento de imagens e vídeos que tenham sido postados no feed nos stories. 

O teste chegou aos usuários como um alerta, que dizia “Testando uma mudança no compartilhamento de stories. Durante este teste, você não poderá adicionar uma postagem do feed aos seus stories” 

Porém, essa mudança é apenas um teste e não há previsão para que isso chegue ao público geral. 

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

dezessete + dezesseis =