Internet 5g 2020: Como Vai Ser? O Que Esperar?

Atualmente, vivemos o tempo todo conectado. Seja por lazer ou trabalho, nos ocupamos e ficamos online boa parte do nosso dia. Para acompanhar esse ritmo, muitas pessoas buscam pelo serviço de banda larga para continuar conectado mesmo fora de uma área com serviço wi-fi.

Para continuar navegando sem dificuldades, o ideal é contar com uma boa conexão móvel. A maioria das pessoas contam com ajuda do 3G e do 4G, as gerações lançadas no país. No entanto, muitos esperam pela nova geração, o 5G, que promete ser uma revolução.

O que é a internet 5G?

Internet 5g 2020: Como Vai Ser? O Que Esperar?

Provavelmente hoje você utiliza em seu smartphone uma conexão móvel 3G ou 4G. A internet 5G trata-se da evolução dessa tecnologia, sendo a quinta geração.

Assim como as outras gerações, permite a conexão com a internet através dos dados móveis. Ou seja, com o uso do 5G as pessoas podem ter acesso a redes sociais, aplicativos, sites e programas através do celular.

Vantagens

O 5G promete ser uma conexão superior ao 4G em vários aspectos, tais como velocidade, eficiência e conexão com outras tecnologias como a internet das coisas. Isso significa que o 5G poderá fazer conexão com outras tecnologias de sua casa, como tecnologias de reconhecimento facial, geladeiras, sistema de segurança etc.

Os principais benefícios listados incluem:

  • Navegação em alta velocidade;
  • Vídeos em alta qualidade, com resolução 4K;
  • Permitir que a internet das coisas seja viável, com muitos dispositivos conectados em uma rede de alta capacidade;
  • Conexão entre pessoas, coisas e máquinas.

Lançamento do 5G em 2020 no Brasil

2020 traz uma boa notícia para aqueles que estão ansiosos para experimentar o 5G. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, o 5G deve chegar ao Brasil ainda no começo do ano de 2020, até o fim do mês de março.

Apesar da nova geração já ser conhecida há muito tempo, somente agora está começando a se tornar uma realidade próxima, não só aqui no Brasil como em vários outros países.

Qual a diferença entre o 4G e o 5G?

Toda nova geração de uma tecnologia surge com o propósito de trazer melhorias e quando falamos de internet e conexão isso é ainda mais presente. O 5G, em comparação com o 4G, foi criado para ser melhor em velocidade, mas também em eficiência e latência.

Isso quer dizer que não se trata apenas de uma conexão que deve ser mais rápida, mas também seja eficiente em suas outras funcionalidades, como a capacidade de se conectar quando falamos de internet das coisas.

De forma técnica, as principais diferenças que esperam no 5G são:

  • Velocidade de 10GB por segundo;
  • 1 milissegundo de latência (tempo entre estímulo e funcionamento da rede);
  • 90% mais eficiente que o 4G.

Preço

Para ter uma estrutura de conexão 5G, as companhias de  telecomunicações devem investir um valor alto. Contudo, o preço que terá para o consumidor final ainda não foi estimado. Assim como muitas tecnologias, o esperado é que o serviço se torna cada vez mais acessível com o passar do tempo e demanda.

Revisora e Editora na WebGo Content. Trabalha também com Tradução. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal, mas com um carinho especial por k-pop - BTS paved the way. Ama tornados, café, chuva e tatuagens. Tem amor eterno ao Linkin Park, seu primeiro grande amor.

Deixe seu comentário