Internet Explorer: Microsoft força migração para o Edge
Apesar de muitos já estarem migrando para o Edge, a Microsoft está forçando a mudança, desabilitando o Internet Explorer.
Isto é, para forçar a migração para o novo navegador, a empresa vem limitado o acesso a sites por meio do Explorer. Com isso, a companhia abre ainda mais caminho para o encerramento da plataforma, que deve ocorrer oficialmente no próximo ano.
Internet Explorer: Microsoft força migração para o Edge
Mesmo sem uma confirmação oficial, a Microsoft está forçando a migração de usuários para o Edge. Atualmente o antigo navegador está deixando de abrir vários sites, redirecionando usuários para a nova plataforma.
Isto é, ao tentar acessar sites conhecidos, como o YouTube no Internet Explorer, o Windows 10 abre o Edge, carregando o site no navegar mais novo.
Com isso, a Microsoft abre caminho para a “aposentadoria” do Explorer, agendada para 2021. Para estimular o download do Edge, uma mensagem ainda é exibida para o usuário, indicando que o novo browser é mais seguro.
Modo Internet Explorer no Microsoft Edge
Outra iniciativa da empresa para estimular a migração do Explorer para o Edge é a funcionalidade que o browser atual conta.
Apesar de mais atual, rápido e seguro, o novo navegador conta com um modo Internet Explorer. Dessa forma, caso o usuário precise abrir algum site antigo, é o navegador atual quem faz o trabalho.
Mas o que levou a Microsoft a adotar essa mudança?
Falha na segurança do navegador antigo
Além da clara evolução do Edge para o Internet Explorer, a atitude da empresa em forçar a migração se dá por motivos de segurança.
Isto é, por ser mais antigo e desatualizado, o Explorer possui falhas de segurança em milhares de site. Desse modo, para evitar maiores riscos, a Microsoft decidiu por descontinuar o browser antigo, forçando o usuário a migrar para o atual.
Ao todo, são milhares de URLs que não estão mais funcionando no antigo navegador. Com isso, para continuar com acesso a todos os sites, o usuário dificilmente conseguirá ficar sem a atualização.
Migrando para o Microsoft Edge
Apesar de abrupta, a mudança tende a ser positiva, já que o Microsoft Edge aprenda muito mais benefícios que seu antecessor.
Desse modo, a movimentação deve levar ainda mais pessoas para o novo navegador da Microsoft.
Só para exemplificar, o Edge já conta com mais de 10% de usuários em termos de browser. Já o Explorar conta mais de 5% de usuários que acessam a internet.
Para migrar para o Edge, basta que o usuário acesse a página do navegador e faça a instalação, caso ainda não tenha. Além disso, o browser é instalado automaticamente nas atualização do sistema operacional da Microsoft.
Vantagens do Microsoft Edge
Em comparação com seu antecessor, o Microsoft Edge traz vários avanços e novidades. Baseando em Chromium. Assim como o Google Chrome, o navegador é muito mais rápido e seguro.
Além disso, o browser aposta também em mais privacidade, trazendo um melhor controle de prevenção contra rastreamento. Dentre outras funcionalidades que o navegador apresenta, estão:
- Personalização do seu navegador – temas, barra de ferramentas, fontes de exibição;
- Navegação InPrivate;
- Sincronizar em todos os dispositivos;
- Navegação mais inteligente – modo de leitura avançada, blocos de anotações;
- Compartilhamento de sites.
Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia
Deixe seu comentário