Iphone 13 – Apple finalmente traz recurso de tela pedido pelos usuários

O iPhone 12 acabou de ser lançado, em novembro de 2020, e a próxima geração só deve ser anunciada no final deste ano. Apesar de ainda ter muito tempo até lá, algumas especulações sobre o iPhone 13 já começam a surgir. 

O mais recente desses rumores indica que o “Always On Display” está chegando ao iOS. Esse recurso consiste em um modo de baixo consumo de energia, em que a tela exibe apenas as informações mais relevantes, como hora e data, ícones de notificação, status da bateria e próximos alarmes

O “Always On Display” já estava presente nos celulares Android desde 2016, tendo aparecido para consumidores pela primeira vez com o lançamento do Galaxy S7. Apesar disso, o recurso já é encontrado nos Apple Watch, linha de relógios inteligentes da marca.

Telas OLED x LCD

A feature em questão só é capaz de baixo consumo de energia se estiver sendo utilizada em um smartphone com telas OLED. Isso porque, nesse tipo de tela, a região preta da imagem consiste em pixels apagados, que dessa forma não consomem energia. 

Já em telas LCD, todos os pixels estão acesos, e a cor preta consiste em bloquear a luz desse pixel. Por essa razão, mesmo com a tela escura do “Always On Display”, não haveria economia de energia.

Esse recurso provavelmente ainda não tinha chegado ao iPhone porque os painéis utilizados pela Apple geralmente são do tipo LCD. Apenas após o lançamento do iPhone X, a empresa passou a utilizar telas do tipo OLED, e agora pode beneficiar-se da economia de energia que essa tela permite. 

A empresa afirma que demorou para adotar essa tecnologia em suas telas porque, até o iPhone X, os painéis OLED não ofereciam o padrão de qualidade exigido pela marca. De fato, o brilho destes é geralmente mais baixo, além de que as cores geralmente são exageradamente vívidas.

A Apple também afirma que, agora que adotou o OLED em seus aparelhos, o produto final tem seu design e implementação totalmente controlados pela Apple, ao ponto de calibrar individualmente cada tela antes de sair da fábrica. Assim, garantindo o padrão de qualidade que a empresa afirma possuir.

Outros rumores

Esses rumores surgiram do canal do youtuber EverythingApplePro e pelo analista Max Weinbach, e indicam também algumas melhorias nas câmeras e na função MagSafe, apresentada na última geração de smartphones da Apple

Sobre as câmeras, Weinbach afirma que o sensor ultrawide, nos modelos Pro, agora contará com uma abertura de f/1.8. Além disso, há indicações de um modo dedicado para astrofotografia. Esse modo deve ser similar ao modo noturno, utilizado em ambientes de pouca luz, que altera as configurações da câmera para permitir capturas com maior quantidade de detalhes.

Ainda sobre as câmeras, os novos aparelhos devem permitir a gravação de vídeos em Modo Retrato. Nesse modo, a imagem terá o plano de fundo desfocado, igual ao que ocorre no modo retrato para fotos. Segundo o rumor, haverá a possibilidade de alterar a profundidade de campo após a filmagem, permitindo melhores ajustes. 

A Apple também pode melhorar a tecnologia MagSafe, que gerou alguns problemas no iPhone 12. A nova versão do recurso deve trazer imãs mais fortes, fazendo o carregamento sem fio ou a colocação de acessórios através dele mais fácil. Espera-se que, apesar da troca dos imãs, isso não interfira na grossura do dispositivo. 

Por último, não há expectativas de grandes alterações no design do iPhone 13, já que esse será apenas uma atualização da linha de iPhones 12. Aparentemente, a maior mudança será uma nova traseira preta fosca com uma textura de maior atrito nos modelos Pro, semelhante ao que há no Google Pixel 5.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário