iPhone: site permite saber se seus dados estão sendo rastreados; veja como usar

Um site do iPhone permite que você saiba se os seus dados estão sendo rastreados, veja esse tutorial para saber como usar

Uma ferramenta para iPhone permite que os seus usuários saibam se seus dados, como senhas, endereços e outras coisas, estão sendo rastreados por sites em aplicativos, expondo informações e colocando-as em perigo.

A seguir, entenda tudo sobre o aplicativo e aprenda a como usá-lo, deixando os seus dados a salvo.

Aplicativo do iPhone permite saber se seus dados estão sendo rastreados

O aplicativo, chamado InAppBrowser, foi desenvolvido pelo ex-funcionário do Google Felix Krause, que hoje em dia trabalha como pesquisador de segurança.

No início de agosto, ele publicou um relatório no qual ele explicava como os navegadores utilizados em aplicativos de redes sociais, como o Facebook, Instagram e TikTok, apresentam um risco aos seus usuários, principalmente os que utilizam dispositivos da Apple.

iPhone: site permite saber se seus dados estão sendo rastreados; veja como usar (Imagem: Sebastian Bednarek/ Unsplash)
iPhone: site permite saber se seus dados estão sendo rastreados; veja como usar (Imagem: Sebastian Bednarek/ Unsplash)

Krause também disse, em uma seção de perguntas frequentes, sobre qual é a melhor forma de proteger os seus dados sempre que você abrir um link em um aplicativo.

Ele disse para verificar se o app oferece alguma forma de abrir esse mesmo link no seu navegador, como no Safari, por exemplo, ao invés de abri-lo no próprio app. Diversos aplicativos oferecem uma maneira de fazer isso, com exceção do TikTok.

Como utilizar o InAppBrowser

Veja a seguir como utilizar o InAppBrowser dentro de um aplicativo para saber se o app é ou não seguro em relação aos seus dados:

  1. Abra um aplicativo; não precisa ser necessariamente uma rede social, podendo ser qualquer um que você deseja analisar para ter certeza se é ou não seguro;
  2. Em seguida, compartilhe a URL https://InAppBrowser.com em algum lugar dentro do aplicativo;
  3. Depois toque no link na URL para abrir o InAppBrowser;
  4. Por fim, leia o relatório escrito na tela; ele explicará se o aplicativo é ou não seguro para os seus dados.

Resposta da Meta aos relatórios de Felix Krause

A Meta, empresa dona do Facebook, WhatsApp e outras redes sociais, disse que o rastreamento de dados dos usuários é feito sim pelos aplicativos pertencentes à empresa, e que os seus usuários estão cientes disso.

Também foi dito pela empresa que o rastreamento de dados em celulares, como no iPhone, por exemplo, não é feito para roubar informações dos seus usuários, mas apenas para fins publicitários e “fins de medição”, embora a empresa não tenha explicado o que seria este último.

Rastreamento de dados no TikTok e Instagram

Em um dos seus relatórios, Krause disse que aplicativos como o TikTok e o Instagram registram tudo o que é digitado pelos usuários em sites abertos dentro do app.

No TikTok, qualquer texto, como senhas, e-mails, número do cartão de crédito e outras coisas são registradas no aplicativo, sendo equivalente a um keylogger. Para quem não sabe, um keylogger é um malware utilizado para roubar informações de pessoas em computadores e celulares, registrando e transmitindo tudo o que o usuário digita.

No Instagram isso é mais severo, pois qualquer toque no teclado, link e imagem que são colados dentro do aplicativo são registrados imediatamente, ao contrário do TikTok, no qual somente toques no teclado são registrados.

Como evitar ter seus dados rastreados em aplicativos

O recurso InAppBrowser foi disponibilizado por Krause para todos que quiserem verificar se o aplicativo que você está usando no momento é ou não seguro tratando-se do rastreamento dos seus dados.

Krause também disse que a maioria dos navegadores abertos nesses aplicativos, seja no Instagram, Facebook ou qualquer outro, possui um método de abrir o link no qual você está no momento no navegador Safari (ou em qualquer outro).

Ele também recomenda utilizar o recurso Open in Browser (abrir no navegador) assim que você entrar no navegador do aplicativo para ir em um browser mais seguro.

O TikTok não permite que os usuários abram o link exibido no momento em um outro navegador, sendo necessário copiar o link e colá-lo em um navegador externo.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Confirmado: Death Stranding chegará ao Game Pass; confira a data

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário