IPTV – Entenda o que é e conheça as melhores disponíveis no Brasil

Nos últimos tempos, muitas pessoas vem tentando substituir a TV a cabo como meio de entretenimento, já que esse serviço é caro e há diversas alternativas. Entre elas, existem os serviços de streaming como Netflix, Prime Video e HBO Go, nos quais há um catálogo com uma infinidade de opções para escolher. 

Entretanto, há quem prefira o formato linear de transmitir conteúdo dos canais de televisão, na qual sempre há alguma série, jornal ou filme passando. Para essas pessoas, a IPTV pode ser uma alternativa barata, muitas vezes gratuita, à assinatura de canais a cabo. 

O que é IPTV

A sigla IPTV corresponde à “Internet Protocol Television” e consiste em um serviço de transmissão do sinal de TV via protocolo IP, ou seja, através da internet. Essa tecnologia traz canais grátis ou pagos, que são os mesmos canais encontrados na televisão normal. 

A única diferença fica pelo meio de transmissão, que na TV se baseia em sinais de rádio, via satélite ou a cabo. Na IPTV, o meio utilizado é uma conexão banda larga, por onde o canal é retransmitido para o seu dispositivo. 

Para acessar esses canais, o usuário deve ter acesso a uma “Lista IPTV”, que é literalmente uma lista de endereços dos canais disponíveis. Para poder assistir a esses canais, o usuário também deve ter um Player que seja compatível, como o Kodi ou o VLC Media Player.

Os Players de IPTV podem ser utilizados no computador, celular, através de uma Smart TV ou até pelo console de videogame

IPTVs são ilegais?

A tecnologia de transmissão dos canais televisivos pela internet não é ilegal, desde que haja autorização da Anatel e das emissoras de TV. Inclusive, a transmissão de canais abertos pode ocorrer de forma gratuita, sem nenhum custo para o usuário. Já canais pagos devem ser acompanhados de uma taxa paga à operadora de origem daquele conteúdo. 

A ilegalidade no uso de IPTV se deve à pirataria de canais pagos, quando são distribuídos em listas sem a permissão da operadora. Muitas vezes, o usuário está pagando uma taxa por esse serviço, mas essa não está sendo repassada à operadora. Nesse caso, utilizar o serviço constitui um crime

Apesar disso, há serviços sérios e de qualidade de IPTV, que respeitam os direitos das emissoras e podem retransmitir o conteúdo dos canais de forma legal. Conheça a seguir algumas das melhores IPTVs disponíveis no Brasil

Globo Play

O serviço de streaming da Globo, além de conteúdos on demand, também apresenta alguns canais ao vivo, e portanto se enquadra na categoria de IPTV. O plano GloboPlay + canais ao vivo custa 49,90 mensais, e dá acesso aos seguintes canais: Bis, Gloob, Globonews, GNT, Multishow, Megapix, SporTV 1, 2 e 3, entre outros

Pluto TV

A Pluto TV chegou ao Brasil recentemente e é um serviço fornecido pela Pluto Inc., subsidiária da ViacomCBS. Essa plataforma é totalmente legal e gratuita, sendo que o lucro fica por conta dos anúncios no meio da programação.

Entre os canais disponíveis estão: Cine Sucessos, Cine Comédia, Cine Terror, Retrô, MTV Pluto TV, Anime, um canal só para os fãs de Naruto, entre outros

Plex TV

Outra plataforma gratuita é a Plex TV, que oferece até 80 canais, mas estes possuem anúncios durante a programação. Outro porém é que o conteúdo está totalmente em inglês. Alguns dos canais mais conhecidos disponíveis são: Tastemade, IGN TV e Reuters

Para adquirir o Plex TV, basta fazer download do aplicativo em sua Smart TV ou celular. 

DirectTV Go

O plano básico da DirectTV Go custa R$59,90, e dá acesso à uma lista de 73 canais variados. O serviço é mantido pela empresa AT&T, que controla a Sky no Brasil. 

Entre os canais oferecidos, estão: Animal Planet, Discovery, Multishow, MTV, TNT, AXN, Warner e os canais da TV aberta

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário