J.K. Rowling compartilha vídeo que relaciona disforia de gênero ao espectro autista

Desde que começou a compartilhar conteúdos de teor transfóbico em suas páginas oficiais, a escritora britânica J.K. Rowling tem estado com frequências entre os assuntos mais comentados das redes. Recentemente, um tweet onde a autora compartilha um vídeo de um médico que relaciona transição de gênero ao espectro autista em crianças tem repercutido na internet.

Em uma fala para um programa de TV, o médico David Bell comenta sobre aspectos que envolvem o diagnóstico de disforia de gênero em crianças e adolescentes. Não demorou muito para que a fala do profissional fosse interpretada como mais um ataque à comunidade LGBTQIA+, que também tem sido alvo da escritora com frequência. Confira o tweet:

“A História irá julgar se o Dr David Bell foi um transfóbico odioso ou estava tentando alertar pessoas sobre um escândalo médico, mas ele está longe de ser o único profissional da saúde levantando essas preocupações ( e eu tenho cartas e e-mails para comprovar isso)”.

35% dessas crianças estão no espectro autista. Um grande número dessas crianças são crianças gays ou lésbicas, que estão sofrendo em relação a suas orientações sexuais, precisam de ajuda para se conhecerem melhor”, diz o médico. Ele ainda cita que essas pessoas possuem “homofobia internalizada” e que por isso “odeiam seus corpos sexuais e querem sair deles“.

Apesar de ser a primeira vez que a escritora conecta transição de gênero com o espectro autista, essa não é a primeira vez que essa relação é estabelecida: diversos críticos de gênero já utilizaram o argumento anteriormente para propor a ideia de que crianças estão sendo submetidas as terapias de readequação sem consentimento.

J.K. Rowling compartilha vídeo que relaciona disforia de gênero ao espectro autista
J.K. Rowling causa polêmica ao compartilhar vídeo de médico sobre transição de gênero (Imagem: Reprodução/WGTC).

Em um dos complementos de sua postagem, J.K. Rowling cita a fala do Dr. Bell sobre os pacientes “que ele tratou“. Nesse ponto, vale ressaltar que em seu trabalho na Tavistock and Portman NHS Foundation Trust, o médico David Bell  nunca trabalhou clinicamente com crianças trans, cujos atendimentos são realizados pelo Serviço de Desenvolvimento de Identidade de Gênero:

“Entre as tantas respostas previsíveis que recebo sempre que compartilho algo como isso, a que mais me intriga é ‘por que você se importa?’ Vocês realmente escutaram o que Dr. Bell está dizendo sobre os pacientes que ele tratou? Porque se sim, minha pergunta é ‘por que VOCÊS não importam?'”.

Aqui, também vale lembrar que a autora já classificou a transição de gênero como uma “terapia de conversão” para pessoas gays. O vídeo compartilhado pela autora também não conta com pesquisas, estudos ou dados que corroborem para a ideia defendida pelo médico e por Rowling em suas redes sociais.

CONFIRA Também:
No twitter, J.K. Rowling zomba de campanha LGBTQIA+ no aniversário de um assassinato homofóbico

Quais são suas opiniões sobre as falas da autora acerca da transição de gênero? Compartilhe-as com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o caso, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar