Acusada de transfobia, J.K. Rowling tem seus textos deletados e banidos em grupo de mulheres

Desde a metade de 2020, quando compartilhou um texto sobre diferenças entre sexo e gênero nas suas redes sociais, a autora britânica J.K. Rowling tem sido criticada com frequência por celebridades e instituições que defendem os direitos LGBTQIA+. Os posicionamentos da autora, que utiliza essa distinção para segregar  mulheres trans de suas feminilidades, chegaram a ser questionados até mesmo pelos atores da franquia Harry Potter“, que reafirmaram o apoio à essas identidades.

Recentemente, o nome da autora esteve envolvido em publicações de um Grupo de apoio às mulheres na Austrália, o Centro Comunitário de Saúde das Mulheres em Leichhardt. Tudo começou quando as páginas da instituição passaram a publicar artigos transfóbicos em suas redes, como textos que criticam o uso da linguagem neutra e o artigo escrito por Rowling em seu site.

Acusada de transfobia, J.K. Rowling tem seus textos deletados e banidos em grupo de mulheres
J.K. Rowling tem se envolvido em polêmicas após publicar artigo transfóbico em seu site (Imagem: Reprodução/Daily Telegraph)

Após a publicação do artigo, o grupo passou a ser questionado por ativistas da causa LGBTQIA+, e de acordo com o jornal australiano The Daily Telegraph, os textos da autora foram deletados e banidos pela instituição. Em sua página oficial do facebook, o grupo ainda publicou uma nota onde se retrata com a comunidade trans e toma medidas contra esse tipo de publicação. Confira:

O Centro Comunitário de Saúde das Mulheres em Leichhardt está sinceramente arrependido pela ofensa, angústia e danos à comunidade trans, causado pelo carregamento de um texto de J.K. Rowling sobre Sexo e Gênero no Facebook. Esse artigo está sendo retratado. Foi carregado inadvertidamente no Facebook sem aprovação.

Nós estamos melhorando nosso procedimentos sobre o que é postado no facebook e já reconhecemos a necessidade de treinamento dos funcionários para reconhecer literatura ofensiva, e nós estaremos engajando no programa Prinde in Health + Wellbeing, da ACON, para prestar ajudar nossos funcionários enquanto refletem sobre nossa política de inclusão e respeito.

CONFIRA Também:
Animais Fantásticos 3 | Trailer confirma roteiro vazado em resposta à transfobia de J.K. Rowling

Em respeito à comunidade trans, partes ou a íntegra do texto de Rowling não será compartilhada nessa matéria. Para mais informações sobre a autora e suas franquias – “Harry Potter” “Animais Fantásticos” – fiquem constantemente ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Fonte: The Daily Telegraph

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar