Gavião Arqueiro | Jack Duquesne será um vilão na história?

A tão aguardada série do Gavião Arqueiro estreou nessa quarta-feira no Disney+ com os dois episódios iniciais em sequência. E um dos novos personagens inseridos nessa nova produção da Marvel é o misterioso Jack Duquesne (Tony Dalton), que deixou em aberto se será ou não um dos vilões de Gavião Arqueiro.

Nos holofotes durante praticamente o tempo todo, a aspirante a nova Gaviã, Kate Bishop foi apresentada como uma garota que desde a morte de seu pai decidiu aprender artes-marciais para proteger sua mãe. Dessa forma, o alerta protetor da jovem adulta vai às alturas quando ela descobre que Duquesne está prestes a se tornar seu padrasto.

A desconfiança de Kate em relação a Jack não é sem fundamentos, mas será que isso quer dizer que ele realmente será o vilão da história? Vamos tentar descobrir isso nos parágrafos a seguir.

Atenção: os próximos parágrafos trazem spoilers dos dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro.

As desconfianças (com fundamentos) de Kate

Jack duquesne Gavião Arqueiro

Para entender se Jack pode ou não ser uma dos “caras maus” da série, vamos recapitular o porquê de Kate estar com a pulga atrás da orelha em relação a ele.

Para começar, ao que parece o relacionamento entre ele e a mãe da jovem, Elenor (Vera Farmiga), é um tanto recente e daí veio o primeiro impasse. Depois disso, Kate ainda descobriu que Jack estava participando de um leilão clandestino ao lado de seu tio, o que por si só já mostra que seu caráter pode não ser dos melhores.

Depois disso, Kate encontra o tio bilionário de Jack morto por uma espada, arma que parece ser uma das paixões de Jack, e isso logo após saber que seu futuro padrasto é o herdeiro direto da vítima.

Por fim, na luta de esgrima entre a jovem arqueira e o futuro padrasto, descobrimos que Jack, além de parecer estar escondendo suas habilidades, ainda oferece à jovem um caramelo que viu na noite passada na casa do tio assassinado do homem.

Com certeza tudo isso contribui para acreditarmos que as intenções de Jack não são boas, mas será que estamos errados em relação a ele?

Quem é Jack Duquesne nas histórias da Marvel

Respondendo à questão anterior, pode se dizer que as percepções sobre Jack não estão erradas, mas ao menos nos quadrinhos ele está mais próximo do rótulo de anti-herói do que de vilão.

Nas HQs, Jack Duquesne é mais conhecido como O Espadachim, e ele foi o primeiro mentor do Gavião Arqueiro, inclusive tendo uma breve passagem pelos Vingadores.

Apesar disso, ele também ficou conhecido nas histórias como um criminoso habilidoso e sua relação com Clint (Gavião) terminou justamente porque o mentor foi pego em uma missão de roubo.

Apesar disso, o anti-herói teve um fim digno nas HQs em uma batalha onde tentou salvar a vida de seu interesse amoroso ameaçada por Kang, O Conquistador (pegou a referência?).

Mas é claro que essa é a definição do Jack Duquesne  dos quadrinhos, e nós sabemos que nem sempre as versões dos personagens que aparecem em tela nos filmes e séries da Marvel seguem as origens das HQs.

Uma das principais coisas que colabora para pensarmos que esse personagem será diferente das histórias é que é bastante improvável (porém, não impossível) que ele tenha sido mentor de Clint.

Na série, os dois parecem ter idades bastante próximas, o que tornaria essa ideia um pouco inviável. Mas claro que isso pode significar que os dois já se conheçam e tenham tido alguma relação no passado.

Mas afinal, Jack é ou não o vilão de Gavião Arqueiro?

A verdade é que não sabemos, e vamos precisar acompanhar toda a história para descobrir. Aliás, mesmo a sugestão de que Jack foi quem assassinou seu tio não é muito clara, já que está parecendo uma resposta simples demais para o histórico de produções da Marvel, você não acha?

O que sabemos, com certeza, é que ele deve ter muita importância durante toda a série, ainda que não seja o grande vilão da história.

O negócio é aguardar os próximos episódios e, até lá, ir especulando e teorizando por aqui.

CONFIRA Também:
Gavião Arqueiro abre com 85% de aprovação no Rotten Tomatoes

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar