Jogo do gatinho Stray conquista o mundo dos gamers

O jogo do gatinho tem conquistado o mundo dos gamers. São milhares de pessoas jogando e transmitindo o bichano e sua busca pela família.

Se tivesse um jogo que com certeza absoluta iria conquistar os monitores e corações dos gamers, era obviamente Stray, o jogo do gatinho perdido. Nele você controla um gatinho que precisa reencontrar sua família em um universo futurístico cheio de robôs e coisas estranhas.

 

O jogo do gatinho tem conquistado o mundo dos gamers com bastante deleite. São milhares de pessoas jogando, comprando já na primeira hora de lançamento, sem nem falar na quantidade de streamers e influenciadores que não perderam tempo em transmitir a jogatina do gatinho.

Jogo do gatinho conquistando gamers

Jogo do gatinho conquista o mundo dos gamers

Sendo considerado um jogo indie, ou seja, independente de grandes empresas e conglomerados e produzido por uma equipe pequena, Stray teve uma hype absurda já quando foi anunciado em 2020 e só seguiu nessa tendência, surpreendendo assim que foi lançado.

 

O jogo começou a ser desenvolvido por dois ex-funcionários da Ubisoft, que saíram da gigante dos jogos e começaram um novo estúdio, a BlueTwelve, já em 2015. Depois de 5 anos conturbados e muito difíceis para a equipe enxuta, ele finalmente mostrou as caras no Future of Gaming de 2020, transmitido pela Sony.

 

Naquele momento, mesmo sem saber quando o jogo sairia, já rolou um brilho nos olhos dos jogadores, principalmente aqueles que curtem uma experiência indie. Outros dois anos se passaram até que soubéssemos o dia do lançamento, que foi 19 de julho de 2022.

 

Stray saiu para PC, Playstation 4 e Playstation 5, tendo uma presença distinta nos serviços de jogos por assinatura da Sony, nas modalidades PS Plus Essencial, Deluxe e também no Premium. Já no PC, Stray conseguiu conquistar a primeira colocação na lista geral de desejos dos títulos da plataforma, feito bastante impressionante para um jogo com essa proporção.

 

E se toda essa hype era motivo de preocupação, o lançamento de Stray garantiu um belo futuro não só para o título do jogo de gatinho, como para a equipe da BlueTwelve e a publisher Annapurna, que já tinha um histórico de jogos incríveis e conseguiu adicionar mais um ao catálogo.

 

No final das contas, os números deixaram cristalino como a água que esse seria um jogo histórico. Além do buzz nas redes sociais falando de como a qualidade do jogo era muito boa, na própria Steam houve uma presença massiva de análises positivas onde apenas 300 análises eram negativas, enquanto outras 17.700 estavam no espectro positivo.

 

Já na Twitch, o jogo contou com quase 300 mil espectadores, enquanto na Steam foram mais de 60 mil pessoas jogando simultaneamente, superando títulos na lista de jogadores simultâneos como Elden Ring, Euro Truck Simulator e Fall Guys.

A história de Stray

Este é um daqueles jogos em que a história não está presente em texto ou diálogo, mas sim no próprio andamento da jogabilidade, no cenário, nos diálogos com NPCs, etc. Essa narrativa emergente faz com que seja possível focar em outros aspectos da vivência de um gato na rua.

 

Em Stray, você controla um gatinho perdido pela cidade, a procura dos seus donos. Enquanto busca, você precisa completar desafios, passar por obstáculos, tudo na pele de um gatinho fofo.

 

E o mais impressionante na execução da BlueTwelve, foi a criação de trejeitos e características que simulam muito os hábitos e manias dos gatos. É como viver na pele de um bichano realmente, podendo arranhar, dormir, se esticar e espreguiçar.

 

Infelizmente, não é um jogo muito longo, sendo preciso apenas 7 ou 8 horas de gameplay para fechá-lo em sua completude. O jogo custa em torno de 64 reais na Steam, para PC, e cerca de 150 para jogar no PlayStation, mas pode ser jogado gratuitamente se você tem um pacote de assinatura na PS Plus.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário