John Walker tem o necessário para assumir o posto de Capitão América?

No episódio 2 de Falcão e o Soldado Invernal, vimos John Walker não só assumindo o posto de Capitão América, como também o personagem já partindo para o combate — e fazendo até que um bom uso do escudo.

Entretanto, o destino de John Walker, interpretado pelo ator Wyatt Russell,  no MCU pode não ser tão glorioso assim. Isso porque o personagem pode não ter o que é necessário para assumir e manter o título de Capitão América.

[lwptoc]

Como John Walker se tornou o Capitão América?

Para entendermos o porquê de John Walker não ter o necessário para se manter no posto de Capitão América, precisamos lembrar como ele ganhou o manto.

Quando Steve Rogers se aposentou do posto de Capitão América no final de Vingadores: Ultimato, ele escolheu Sam Wilson, o Falcão, como seu representante. Sam, entretanto, acabou recusando o posto, entregando o escudo para um museu no começo do episódio 1 da série Falcão e o Soldado Invernal.

Por outro lado, o exército americano praticamente ignorou a vontade de Steve Rogers e nomeou por conta própria um novo responsável pelo cargo de Capitão América: o soldado John Walker.

John Walker como Capitão América em Falcão e o Soldado Invernal
John Walker como Capitão América em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Divulgação/Marvel | Disney Plus)

O fato de o personagem ter um histórico militar não é um problema, já que Steve Rogers também tinha. O problema é na verdade outro.

Diferenças entre Steve Rogers e John Walker

Quando o Dr. Abraham Erskine procurou alguém para testar o seu soro de Super Soldado, ele escolheu Steve Rogers por várias razões. Como, por exemplo, pelo fato de Rogers ser bastante valente, mas também humilde e honrado. Além disso, ele não era o mais forte nem o mais habilidoso dos soldados. Por conta disso, quando assumisse o posto de Capitão América, tornando-se um Super Soldado, ele não deixaria o poder subir à cabeça.

John Walker, por outro lado, embora ainda não seja um Super Soldado, já tem atributos físicos muito acima da média. Além de ser bastante forte, Walker também é bastante ágil, resistente e habilidoso com o escudo. Prova disso é que, mesmo sem super poderes, conseguiu lutar quase de igual para igual com os Apátridas, grupo terrorista que, ao que tudo indica, injeta o soro de Super Soldado em seus membros.

Há uma teoria de que muito em breve John Walker vai ter contato com uma versão do soro e, com isso, vai se tornar um Super Soldado. Quando isso acontecer, o poder pode falar mais alto e acabar corrompendo o personagem.

Ser um bom homem ou um soldado perfeito?

Além disso, quando o Dr. Abraham Erskine escolheu Steve Rogers, ele levou em consideração uma característica em particular que Rogers tinha: a capacidade de quebrar regras e ordens quando julgasse necessário, graças ao seu senso de justiça.

John Walker, por outro lado, por ser um militar de longa data — com histórico de grandes feitos —, pode não ter essa mesma capacidade de quebrar as ordens quando necessário. O que pode fazer com que o novo Capitão América cometa injustiças a fim de não contrariar as ordens de seus superiores.

Principalmente pelo fato de John Walker só ter assumido o posto de Capitão América graças ao exército. Por ter uma espécie de dívida — e também de respeito — com a instituição militar, Walker pode acabar acatando cegamente as ordens dos militares.

O que vai totalmente contra a essência do Capitão América. Afinal, na noite anterior à da injeção do soro de Super Soldado, o dr. Abraham Erskine disse para Steve Rogers nunca se esquecer de que o que ele buscava não era um soldado perfeito, mas um homem bom. Muito provavelmente foi por isso que Steve Rogers escolheu Sam Wilson como seu substituto: por encontrar nele todas as qualidades exigidas pelo manto.

John Walker em Falcão e o Soldado Invernal
John Walker em Falcão e o Soldado Invernal (Imagem: Reprodução/ Marvel | Disney Plus)

Ainda é cedo para dizer se John Walker é ou não um homem bom. E provavelmente só vamos saber depois que o personagem consumir o soro de Super Soldado, o que deve acontecer nos próximos episódios. Nos quadrinhos, o personagem — junto com Lemar Hoskins, outro personagem presente na série — ganha acesso ao soro através do Mercador do Poder. Que já foi mencionado no capítulo 2 da série Falcão e o Soldado Invernal.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Todas as informações apresentadas nesta matéria foram retiradas do Episódio 2 de Falcão e o Soldado Invernal, série exclusiva do Disney Plus, do Marvel Fandom e do site Screen Rant.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar