Harry Potter | Jon Stewart critica antissemitismo de J.K. Rowling na franquia

Uma polêmica há muito tempo conhecida pelos fãs de Harry Potter” voltou a estar em alta atualmente: após inúmeros comentários transfóbicos feitos pela autora da saga, J.K. Rowling, alguns outros pontos problemáticos da franquia voltaram a ser apontados, como é o caso do antissemitismo utilizado na representação dos duendes de Gringotes, personagens cuja comunidade judaica tem criticado há anos.

Em uma participação recente em um podcast, o apresentador e humorista Jon Stewart criticou o trabalho da autora nessas representações. Para apontar essa questão, o participante apresenta uma caricatura de um judeu em um livro antissemita e aponta as inúmeras vezes em que essa representação é confundida com os duendes de Gringotes. Confira o comentário:

“Eles ficam ‘Oh, aquilo é [uma ilustração] de Harry Potter’, e você fica tipo ‘Não, aquilo é uma caricatura de um judeu em uma obra antissemita de literatura‘. J.K. Rowling estava tipo ‘Podemos pegar essas caras para administrar nosso banco? É um mundo bruxo… nós podemos montar dragões, você pode ter uma coruja de estimação… mas quem pode administrar o banco? Judeus. Mas e se os dentes forem mais afiados?

Ainda de acordo com o apresentador, ele esperava que as pessoas ficassem chocadas ao ver esse tipo de representação nas telas: “Eu esperava que as pessoas ficassem ‘Puta merda, [Rowling] não jogou judeus para administrar um banco subterrâneo em um mundo bruxo‘, e todo mundo ficou tipo: ‘Bruxos’. isso é tão esquisito”. Confira o comentário completo de Stewart:

O comentário do apresentador ainda encontra reforço na própria direção de arte de Harry Potter a e Pedra Filosofal”, onde uma estrela de Davi – símbolo utilizado por seguidores do Judaísmo – aparece estampada no chão do Banco Gringotes em uma de suas cenas inicias. Confira:

Harry Potter
Pedra Filosofal: banco de Gringotes conta com estrela de Davi estampada no chão (Imagem: Reprodução/Warnewr Bros).

CONFIRA Também:
Harry Potter: De Volta a Hogwarts | Edição inverte nomes de atores dos gêmeos Weasley

E você, o que acha da caracterização dos duendes de Gringotes na franquia Harry PotterAcredita que a representação poderia ocorrer de alguma outra forma que não soasse antissemita? Compartilhe suas opiniões em nossas redes sociais, e para mais informações sobre a franquia, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Fonte: The Problem With Jon Stewart

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar