Kentaro Hiyama: homem engravida nesta nova e polêmica série japonesa da Netflix

E se homens engravidassem e precisassem passar por todas as situações enfrentadas por mulheres… boas e, principalmente, ruins? Pois é exatamente esse o questionamento da nova série japonesa que estreou hoje na Netflix: Kentaro Hiyama.

A série é inspirada no mangá homônimo de Eri Sakai, que entre 2012 e 2020 ganhou duas coletâneas focadas no caso de Kentaro Hiyama, um homem (cisgênero) que acaba engravidando.

Mesmo se tratando de um tema completamente inusitado e podendo até mesmo ser considerado polêmico, o mangá é abordado de um jeito tão sério, inteligente e relevante, que conseguiu conquistar inúmeros fãs tanto no Japão, quanto em outros países.

Ao que se sabe, a série da Netflix não segue à risca todos os acontecimentos da obra gráfica, mas baseia seu roteiro nos principais acontecimentos da vida desse personagem.

Confira a seguir todos os detalhes sobre Kentaro Hiyama: O Homem que Engravidou.

Sobre Kentaro Hiyama

kentaro-hiyama-homem-engravida-nesta-nova-e-polemica-serie-japonesa-da-netflix

Em um mundo onde a gravidez masculina é uma coisa rara, mas possível, o publicitário bem-sucedido Kentaro Hiyama leva uma vida comum para um homem em sua posição: com vários “contatinhos” para as quais não costuma dar muita importância, e com sua vida profissional em primeiro lugar.

Com essa dinâmica, seu mundo desaba quando ele descobre que está grávido de uma colega de trabalho, e a partir daí começa a precisar lidar com situações as quais nunca tinha dado atenção antes.

Preconceito no trabalho, exclusão de projetos importantes devido a sua “situação” e as incertezas de estar esperando um filho de alguém que pode “pular do barco” a qualquer momento, são só alguns dos desafios que ele vai precisar enfrentar.

Produção

Em 2019 a autora do mangá começou a desenvolver um projeto para a adaptação para telas de Kentaro Hiyama. Com isso, foram iniciadas as negociações com a TV Tokyo, responsável japonesa pela produção da série.

Com isso, em abril de 2021 foi anunciada a parceria entre a TV Tokyo e a Netflix para que as filmagens da série começassem. Na mesma época, também foi anunciado quem seriam os atores protagonistas, além do restante da base de elenco da produção.

As gravações da primeira temporada ocorreram ao longo de 2021, e a série foi lançada mundialmente pelo streaming hoje (21 de abril).

A primeira temporada conta com um total de oito episódios com 25 minutos cada, e a depender da recepção do público, a série pode ganhar uma continuação.

Elenco

O elenco da série é composto pelo ator Takumi Saitoh no papel principal e por Juri Ueno como a mãe do bebê do personagem, Aki.

Para se prepararem para os papéis tão inusitados, ambos tiveram suas próprias formas de laboratório.

Saitoh revelou em uma entrevista para uma revista japonesa que assistiu ao filme Junior, comédia com Arnold Schwarzenegger Danny DeVitto, lançado em 1994.

Já a atriz Juri Ueno disse que, além de ler as duas coletâneas do mangá, se inspirou principalmente nas personagens femininas apresentadas na obra gráfica.

Outros nomes no elenco da série são Mariko Tsutsui, Ryo Iwamatsu, Kazuya Takahashi, Shohei Uno, Maho Yamada e Lily Franky.

O que esperar de Kentaro Hiyama? Vale a pena?

Uma série com um tema que pode ser desconfortável para várias pessoas, Kentaro Hiyama é realmente uma produção inusitada. No entanto, sua trama acaba sendo divertida e cheia de questões sociais importantes.

Invertendo os papéis na situação sempre incômoda de uma gravidez inesperada, é interessante ver como a série desdobra os desafios comuns a milhões de mulheres todos os anos, só que sendo enfrentada por um homem.

Por outro lado, certamente não é todo mundo que vai conseguir assistir a todos os episódios. Como dito, para muitas pessoas a abordagem de um tema tão surreal quanto uma gravidez masculina (cis) vai incomodar.

Além disso, é bom saber que a execução do roteiro não é perfeita e é preciso de um pouco de insistência, pelo menos nos dois primeiros episódios, para que a história realmente pegue no tranco.

Concluindo, a nova série japonesa da Netflix, apesar de polêmica para alguns, certamente vai divertir a maioria e fazer pensar melhor sobre os inúmeros preconceitos e injustiças enfrentados todos os dias por mulheres grávidas e mães de crianças pequenas.

Vale a pena dar uma chance.

CONFIRA Também:

Coração Marcado: nova série colombiana da Netflix tem trama inusitada ao explorar tráfico de órgãos

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar