Kojima comenta sobre P.T. de Silent Hill e internet vai à loucura

Oito anos depois do lançamento , Kojima leva os internautas à loucura comentando sobre o P.T., O Playable Teaser de Silent Hill.

Oito anos depois do lançamento da Demo de terror mais adorada do universo dos jogos, Kojima leva os internautas à loucura comentando sobre o P.T. O Playable Teaser de Silent Hill, que nada mais era que uma Demo em forma de promessa, nem mesmo pode ser baixado atualmente.

Apesar disso, o jogo ainda vive na memória de muitos fãs, e na própria história dos jogos, já que fez muito sucesso quando lançado em 2015. E ele foi realmente uma obra prima, bastante curta, mas ainda assim de muita qualidade quando o tema é jogo de terror.

8 anos de P.T.

Kojima comenta sobre P.T. de Silent Hill e internet vai à loucura

Infelizmente, o P.T. de Silent Hill, e consequentemente o Silent Hill que sairia em continuidade, foram cancelados lá em 2015. E apesar da comoção popular que o comentário do Kojima gerou, nada vai mudar o fato de que o jogo não vai sair.

Contudo, vale a pena relembrar do sucesso que uma simples demonstração de jogo causou quando saiu. Jogadores de PS4 do mundo inteiro pararam para se assustar com aquele jogo em loop que acabou se tornando, na memória afetiva, o jogo mais assustador da história.

O P.T. tinha uma proposta bastante simples. Você controlava um personagem que acabou de entrar em uma casa mal assombrada, ou pelo menos assim parecia. A casa era composta de um corredor simples em L com várias portas laterais.

O seu objetivo era percorrer esse trajeto, bastante curto, observando a mobília, as janelas escuras e as portas que estavam, em um primeiro momento, todas fechadas. Ao final do corredor, uma única porta se destacava com a promessa de uma interação e ao interagir com ela, você retornava ao começo do corredor.

Isso era um loop, da entrada da casa até essa porta no final do corredor e a mesma coisa sucessivamente. Entretanto, cada loop trazia algum detalhe diferente do anterior, fosse um som, uma das portas laterais entreabertas, um horário diferente no relógio, tudo criando uma ambientação de terror que a cada loop ficava mais assustadora.

Infelizmente o jogo não pode mais ser baixado, nem comprado, tendo saído para PS4 em 2015 e descontinuado depois que o próprio Kojima aparentemente tretou com os diretores da empresa que desenvolvia o game. Ninguém sabe ao certo a motivação disso, mas acabou que ele saiu da empresa e o projeto foi pro espaço.

Até que, hoje, quando o jogo completava 8 anos desde o lançamento, o próprio Kojima resolveu partir para uma sessão nostálgica e relembrar dessa pérola dos jogos de terror. Obviamente a menção fez os fãs e internautas irem à loucura no Twitter.

Como jogar o P.T. hoje em dia?

A demo de Silent Hill, ou o que seria Silent Hill se fosse realmente sair para PS4, foi excluída da PS Store na época do cancelamento. Desde então o game não pode mais ser baixado, nem mesmo nos PS4 hoje em dia.

O único jeito de conseguir uma cópia digital nova, é por meios não muito ortodoxos, também conhecido como pirataria. Sim, muita gente disponibiliza o jogo em plataformas não oficiais e até mesmo ilegais.

Fora isso, sortudo é quem ainda tem o jogo baixado desde aquela época. Tiveram até alguns PS4 à venda no ebay que tiveram o valor bastante inflado por ainda ter o game em seu disco.

É um método arriscado, mas não parece que existe outra solução a não ser esperar que os desenvolvedores percebam que estão perdendo uma oportunidade de ouro com a criação de um novo e tão sonhado Silent Hill.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário