Legendas automáticas nos stories são testadas no Instagram

O Instagram começou a testar legendas automáticas nos stories. Apesar de não ser bem uma novidade, o recurso chega para atender à demanda por postagens na aba stories da rede social.

Em resumo, o recurso funciona na forma de stickers e acabou sendo batizado de “Captions” por alguns usuários. As legendas automáticas nos stories transcrevem comentários feitos ao longo do vídeo e ainda permitem personalização de fonte.

legendas-automáticas-stories-instagram
Legendas automáticas nos stories: Instagram testa novo recurso (Imagem: Reprodução / Unsplash)

Legendas automáticas nos stories: Instagram testa novo recurso

Descoberta por um usuário que compartilhou mais informações pelo Twitter, o teste de legenda automáticas nos stories parece ter avançado.

Com isso, o recurso, que usa um algoritmo de inteligência artificial, agora é capaz de transcrever comentários feitos ao longo de um vídeo. O consultor e comentarista de tecnologia, Matt Navarra, publicou pelo Twitter uma amostra do recurso.

Em resumo, a funcionalidade apresenta os comentários feitos em vídeo através de uma fonte personalizável. Confira abaixo:

No vídeo, Matt comenta sobre um presente que recebeu enquanto gravava a tela do seu smartphone. Nele, é possível notar que a rede social adiciona a transcrição das suas falas a partir do menu de stickers da publicação.

Ainda no vídeo, o consultor explora outros recursos da ferramenta de legenda automáticas nos stories. Ao todo, o recurso parece oferecer quatro fontes para personalização. Cada uma delas ainda conta com animações especiais.

Recurso não é tão novo assim

Apesar de interessante, o recurso de legendas no Instagram não é tão novo assim. Atualmente, o recurso de transcrição automática já é algo disponível para a rede social.

Isto é, a plataforma disponibiliza uma ferramenta de acessibilidade para usuários portadores de deficiência assistirem aos vídeos em IGTV.

Além disso, o recurso conta com suporte de 15 idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil. Assim como as legendas automáticas, o recurso de acessibilidade é alimentado por algoritmos de inteligência artificial.

Legendas automáticas nos stories: foco não é em acessibilidade

Contudo, a iniciativa de adicionar legendas automáticas nos stories não parece ter como foco a acessibilidade em si. Isso porque a funcionalidade já existente é bem mais robusta e específica para o público portador de deficiência.

No entanto, ao que tudo indica, o “Captions” serve mais como um recurso de estilo para os stories. A tendência é que ele alcance o público que navega pelos stories com volume mais baixo.

Da mesma forma, as legendas não são ativadas por quem está assistindo aos vídeos, mas sim por quem os produz.

E como vai funcionar?

Com isso, a ativação do novo recurso depende da adição, de forma manual, pelo próprio criador do stories. Ou seja, para que ela seja apresentada, quem cria os stories precisa considerar a ferramenta importante para usá-la.

Por outro lado, a fase de testes do recurso indica que ele ainda não tem data para chegar aos demais usuários. A restrição, por enquanto, parece ter foco em influenciadores do ramo da tecnologia e usuários com mais sorte.

Também não se sabe quais serão os idiomas que terão suporte para o novo recurso. Mas, pelo uso massivo da rede social no Brasil, em caso de lançamento, é bem provável que as legendas para stories tenham suporte ao português.

 

Aproveite também para seguir a Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário