Como limitar downloads e atualizações apenas via Wi-Fi

Fazer downloads e atualizações automaticamente pode acabar com seu pacote de dados antes do esperado! Mas, dá para limitar esses processos para que sejam realizados somente via Wi-Fi.

Não sabe como utilizar esse recurso? Sem problemas! Aqui, você confere como limitar downloads e atualizações apenas via Wi-Fi, tanto no sistema operacional Android como iOS. Acompanhe!

como limitar atualização e download apenas via wi-fi

Android: saiba como limitar atualizações e downloads apenas via Wi-Fi

Desde 2018 a Google Play tem a função de limitar o download de novos aplicativos e atualizações usando apenas Wi-Fi. O recurso tem como objetivo evitar que todo o pacote de dados móveis do usuário acabe rapidamente.

Quando está ativado, o novo download ou atualização fica pendente até que o celular se conecte a uma rede Wi-Fi. Mas, como usar essa função? A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar na ativação:

  1. Abra a Play Store em seu celular;
  2. Acesse o menu principal disponível no canto superior da tela;
  3. Toque em “configurações”;
  4. Selecione “preferências de rede (uso de dados para downloads e atualizações automáticas)”;
  5. Toque em “preferência de download de apps”, “atualizar apps automaticamente”, entre outras opções e selecione “somente por Wi-Fi”.

Vale lembrar que o Android passa por atualizações frequentemente, portanto, pode ser que esse passo a passo esteja um pouco diferente quando for configurar o recurso.

Mas, o princípio é o mesmo: dá para acessar a função no menu principal da Play Store e depois acessando a parte de “configurações”.

Como limitar atualizações e downloads somente via Wi-Fi em iOS

Quer limitar as atualizações e downloads em seu iPhone somente via Wi-Fi? Isto também é possível de maneira simples e rápida! Abaixo, indicamos como ativar esse recurso em poucos toques no celular:

  1. Acesse “ajustes”;
  2. Toque em “App Store”;
  3. Desative “atualizações de apps”, para evitar o download automático no smartphone.

Pronto! Novos downloads e atualizações só serão feitas quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, ficando pendentes enquanto isso não ocorre.

Sempre que houver uma atualização disponível, você recebe notificações da App Store para que saiba que já dá para baixar o conteúdo, caso tenha interesse em fazê-lo manualmente e utilizando seu pacote de dados.

Android e iOS: como atualizar aplicativos manualmente?

Limitou o download e atualização de aplicativos à rede Wi-Fi, mas quer fazê-los usando seu pacote de dados esporadicamente? Neste caso, deve-se fazer a liberação manual. A seguir, indicamos como funciona em ambos os sistemas operacionais:

Android

  1. Abra a Play Store;
  2. Selecione “gerenciar apps e dispositivos”;
  3. Toque em “gerenciar”;
  4. Selecione o app que deseja atualizar;
  5. Inicie a atualização manualmente.

Caso queira baixar algum aplicativo, ao tocar em “instalar” libere o download manualmente, na mensagem que aparecerá na tela de seu celular.

iOS

  1. Abra a App Store;
  2. Toque no ícone de perfil, que aparece na parte superior da tela;
  3. Role a tela para baixo para ver atualizações pendentes, bem como notas de versão;
  4. Toque em “atualizar” ao lado do nome do aplicativo para baixar somente essa opção.

Como economizar seu pacote de dados

Além de limitar downloads e atualizações de aplicativos apenas via Wi-Fi, existem outras dicas que lhe ajudam a economizar seu pacote de dados. A seguir, você confere as principais:

  • Não assista a filmes e séries em aplicativos de streaming usando seu pacote de dados, muito menos ouça música. O ideal é fazer o download da mídia usando sua rede Wi-Fi e reproduzir esses conteúdos offline. Aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video e Spotify têm esse recurso;
  • Evite jogar online usando seu 4G, porque o consumo do pacote de dados costuma ser maior;
  • Ao navegar por redes sociais, limite-se a consumir conteúdo estático, como fotos e textos. Assistir a vídeos pode usar todo o seu pacote de dados;
  • Sempre que se lembrar, verifique se não há alguma rede social aberta em segundo plano e, se houver, aproveite para fechá-la;
  • Ligações via internet também consomem boa parte de seu pacote de dados. Precisa conversar com alguém? Se possível, prefira mensagens de texto, porque são mais econômicas;
  • Desligue o GPS do seu celular e qualquer outro aplicativo que utilize geolocalização quando não for preciso;
  • Aplicativos com muita publicidade, especialmente os com banners animados, consomem mais seu plano de danos. Se puder, evite-os.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário