Limpeza de Android: Como Realizar, Por que fazer e Quais Aplicativos Usar

A falta de espaço nos celulares que tem sistema Android costuma ser um constante problema aos usuários. A falta de memória pode ser prejudicial não somente para baixar aplicativos e realizar outras tarefas, mas pode tornar o seu celular mais lento.

Por que fazer a limpeza no Android?

Fazer a limpeza no seu celular pode trazer inúmeros benefícios para o celular, mas, o principal deles, é uma melhora no desempenho. Quando o armazenamento do celular está cheio, o seu desempenho diminui, e pequenas atividades, como entrar no WhatsApp ou Facebook,  tornam-se mais demoradas.

Realizar a limpeza do Android é algo necessário para quem já tem um smartphone há algum tempo e deseja manter um bom funcionamento. A limpeza pode ser feita de forma manual ou através de aplicativos desenvolvidos especialmente para isso.

Como realizar a limpeza

Limpeza de Android: Como Realizar, Por que fazer e Quais Aplicativos Usar

Para realizar a limpeza do celular, há procedimentos simples que podem ser realizados, como limpar o cache dos aplicativos. Os caches são recursos utilizados pelos navegadores de internet para armazenar dados das páginas que você visita com frequência.

Esses armazenamentos se tornam arquivos temporários, ocupando espaço na memória do seu telefone. Apesar de armazenar dados importantes, a limpeza do cache pode e deve ser feita, pois por armazenar muitas informações, os caches acabam atrapalhando o desenvolvimento do celular.

Para realizar essa limpeza, você deve seguir o seguinte passo a passo: abrir as configurações > clicar em aplicativos > selecionar um aplicativo > clicar em limpar cache. Pronto! Esse breve procedimento já irá ajudar o seu celular a melhorar o desempenho.

Não há um tempo determinado para realizar a limpeza do cache, mas recomenda-se que, sempre que você for avisado que o seu armazenamento está cheio ou notar que o desempenho do celular está diminuindo, faça essa limpeza.

Um outro fator importante é ver o que está, de fato, ocupando a memória do celular. Excluir fotos, vídeos e aplicativos que não serão usados pode ser uma boa e fácil opção na hora de liberar um maior espaço para a  memória do celular.

Além destas alternativas, você pode recorrer, ainda, aos aplicativos voltados para a limpeza do celular, que são muito utilizados atualmente. Veja a lista com os melhores aplicativos para limpeza de Android:

  • Super Speed Cleaner: o aplicativo ajuda a eliminar os arquivos temporários, duplicados e aqueles que não estão em uso. Além de ajudar a otimizar o armazenamento do celular, ele também auxilia no aumento da vida útil da bateria do aparelho, fazendo com que a bateria possa durar mais dez horas;
  • Files Go: este é um aplicativo desenvolvido pelo Google e tem como objetivo gerenciar os arquivos e navegadores de armazenamento, com a função de liberar espaço no armazenamento do aparelho. O aplicativo faz varreduras no aparelho, localizando os arquivos duplicados e dados que não estão sendo utilizados, além de realizar a limpeza do cache;
  • RAM Booster: o RAM é um aplicativo exclusivo para Android. Além de liberar a memória do smartphone, ele realiza outras atividades que melhoram o desempenho, como desativar aplicativos em segundo plano. Esse aplicativo também faz melhorias na bateria do celular, garantindo com que ela dure mais tempo e diminuindo a temperatura do aparelho. Esse aplicativo é recomendado para quem tem aparelhos mais antigos, que costumam esquentar depois de um determinado tempo de uso;
  • Memory Booster: este também é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para os usuários de Android. Através da limpeza da memória e dos caches, ele aumenta o desempenho do celular, encerrando a cada duas horas os aplicativos que não estão sendo utilizados. Ele permite ao usuário a escolha de qual aplicativo deve ser encerrado após duas horas, além de enviar notificações sempre que o aparelho estiver sem memória;
  • APUS Booster+: o APUS tem a promessa de garantir com que o celular tenha o seu melhor desempenho, aumentando a velocidade do aparelho em até 50%. Ele detecta o uso de caches e faz uma limpeza no armazenamento, excluindo os arquivos desnecessários. O aplicativo  fecha todos os aplicativos desnecessários que podem estar em execução, fazendo com que aumente a bateria do smartphone. Ele também é indicado para aparelhos mais antigos, pois consegue detectar os aplicativos que causam superaquecimento. O APUS também conta com um bloqueador de aplicativos, fazendo com que qualquer aplicativo seja facilmente escondido no seu smartphone.

Agora que você já sabe como realizar a limpeza de cache e quais os melhores aplicativos para realizar a limpeza do seu Android, siga as dicas e melhore o desempenho do seu smartphone.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário