Loki | O que é um evento Nexus? Entenda a explicação dos quadrinhos

Ficou sem saber o que é o "Evento Nexus" apresentado em "Loki"? A resposta para essa questão pode estar nos quadrinhos!

Loki Marvel Nexus

O primeiro episódio de “Loki, intitulado “Glorioso Propósito”, foi disponibilizado hoje no Disney+. Nele, a Marvel Studios mostra o que levou o deus da trapaça a ser detido após roubar o Tesseract com a joia do espaço: ao fazer isso, ele acabou criando o que a produção apresenta como “Variante”, um evento que foge do que foi planejado pelos Guardiões do Tempo na Linha do Tempo Sagrada.

Todos esses conceitos, estranhos aos fãs da Marvel até o momento, foram apresentados pela personagem Miss Minutes assim que o deus da trapaça chegou na sede da Autoridade de Variação Temporal (AVT). Lá, enquanto aguardava para ser atendido e julgado, Loki assistiu um vídeo institucional onde a agência explica o que é uma variante e a importância de manter os acontecimentos controlados, caso contrário, o custo a ser pago é o caos no multiverso:

Mas, às vezes, pessoas como você desviam do caminho criado pelos Guardiões. Chamamos elas de Variantes. Talvez tenha começado uma guerra, ou só esteja atrasado para o trabalho. O que quer que tenha sido, sair do seu caminho causou um evento nexus, que, se não for controlado, pode ramificar em loucura, levando a outra guerra multiversal.

Nexus na Marvel Loki
Loki: Miss Minutes apresenta “evento Nexus” em animação institucional da AVT (Imagem: Reprodução/Marvel).

Ao ouvir a atendente virtual citar a palavra Nexus, entretanto, alguns fãs da Marvel podem ter se lembrado que essa não é a primeira vez que o Universo Cinematográfico da Marvel utiliza o termo: em WandaVision“, o comercial apresentado no sétimo episódio é o de um antidepressivo que carrega o mesmo nome. Além disso, “Thor: Ragnarok” (2017) e “Thor: Mundo Sombrio” também já fizeram acenos à definição desse termo, que, até o momento, só foi esclarecido nos quadrinhos.

O que é um evento Nexus?

Apesar da referência ser subliminar, nos quadrinhos da Marvel Comics, um evento Nexus está longe de ser apenas um antidepressivo. Neles, o termo é utilizado como Nexus de Todas as Realidades”, e sua definição está diretamente relacionada ao conceito de Multiverso, que, como já sabemos, também já foi explorado no primeiro episódio de “Loki” e será elemento central da Fase 4 do MCU.

No universo da Marvel Comics, um Nexus é tratado como uma ponte que serve como caminho entre realidades e universos existentes. Sem uma origem específica, o ponto é tratado como se fosse um lugar onde diversas realidades se interseccionam no multiverso, e, por isso, apresenta uma grande capacidade de interferência em linhas do tempo diversas. Essa ligação é utilizada em diversos arcos das HQs do Homem-Aranha, Vingadores, Doutor Estranho e Guerras Infinitas.

Nexus nos quadrinhos:
Nexus: nos quadrinhos, termo é utilizado como uma ponte entre diversas realidades (Imagem: Reprodução/Marvel).

Apesar de algumas vezes ser conceituado como um lugar, os quadrinhos também apresentam alguns Nexus como seres interdimensionais cujas funções são ancorar os princípios de determinada realidade. A Feiticeira Escarlate, inclusive, é um Ser Nexus da realidade em que existe, e, por isso, suas ações podem afetar a relação entre os acontecimentos do multiverso e as linhas temporais. Nos quadrinhos, os Nexus também são capazes de gerar seres com poderes especiais, cujas funções mantêm o equilíbrio e o destino do multiverso.

Feiticeira Escarlate Nexus
Feiticeira Escarlate: personagem é uma ser Nexus nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel)

No MCU, um conceito bastante parecido ao de Nexus nos quadrinhos é apresentado em Thor: Mundo Sombrio“. Ao falar sobre o que Thor chama de Convergência“, o astrofísico Selvig explica como o alinhamento dos planetas pode estabelecer uma ligação entre mundos e universos distintos.

“O ciclo de rotação do universo é de 5 mil anos, e, uma vez a cada ciclo, todos os mundos se alinham. Digamos que este seja o nosso mundo. E este seja outro mundo. Mas, durante o Alinhamento, tudo fica conectado, os nove reinos. Todos os nove reinos estão passando um pelo outro e a gravidade, a luz e até a matéria passam de um mundo para outro”.

Loki Nexus
Nexus: Professor Selvig apresenta conceito parecido em “Thor: Mundo Sombrio” (Imagem: Reprodução/Marvel).

Partindo da explicação dada por Selvig e da apresentada pela Miss Minutes em Loki“, é possível assumir que, no Universo Cinematográfico da Marvel, o evento Nexus tem uma função parecida com a dos quadrinhos: um ponto de convergência entre realidades. Seja através de um ser ou de um lugar, esses eventos são combatidos pela Autoridade de Variação Temporal para que os Guardiões do Tempo mantenham todos os acontecimentos sobre controle.

Como WandaVisionacabou relacionando a história de Wanda a esse conceito, cujo enredo de Lokitambém liga à ideia de multiverso, é bastante provável que outros eventos Nexus aconteçam no futuro do MCU e levem ao caos que dá nome ao próximo filme de Stephen Strange, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura“.

Quais são suas teorias sobre os pontos Nexus no Universo Cinematográfico da Marvel? Compartilhe-as conosco em nossas redes sociais, e fiquem ligados aqui no Sobre Sagas para mais informações sobre seus filmes e séries preferidos!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário