Loki | Origem dos Guardiões do Tempo e futuro deles no MCU

Entenda melhor quem são os Guardiões do Tempo, como eles surgiram nas HQs da Marvel e qual o futuro deles no Marvel Cinematic Universe (MCU)!

Origem e futuro dos Guardiões do Tempo no MCU (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Na quarta-feira da semana passada, dia 09 de junho de 2021, chegou ao catálogo do Disney+ o primeiro episódio da série Loki, nova produção do Marvel Studios que traz novamente o ator britânico Tom Hiddleston no papel do Deus da Trapaça. E apenas o primeiro episódio já foi capaz de levantar diversas questões. Como, por exemplo, a seguinte: quem são os Guardiões do Tempo mencionados na série Loki, como eles surgiram e qual o futuro deles no Marvel Cinematic Universe (MCU)?

Se você ficou com essa dúvida ao assistir ao primeiro episódio de Loki, pode ficar tranquilo(a): nós, do Sobre Sagas, preparamos esta matéria completa com tudo o que você precisa saber sobre os Guardiões do Tempo — e qual pode ser a relevância futura deles no MCU!

Origem dos Guardiões do Tempo nos quadrinhos da Marvel

Os três Guardiões do Tempo nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)
Os três Guardiões do Tempo nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Na série Loki, é mencionado que a Autoridade de Variação Temporal foi uma criação dos Três Guardiões do Tempo, entidades alienígenas extremamente poderosas que são responsáveis por conduzir e garantir a ordem de acontecimentos da Linha do Tempo Sagrada. Nos quadrinhos, entretanto, a AVT de certa forma já existia antes mesmo do surgimento dos Guardiões do Tempo.

Isso porque os três Guardiões do Tempo, chamados Ast, Vort e Zanth, foram criados por “He Who Remains”, em português “Aquele Que Permanece”. Ele é o diretor principal da Autoridade de Variação Temporal na chamada Cidadela no Fim dos Tempos, a última realidade do Multiverso, pouco antes de o universo ser destruído por calor.

Entretanto, antes de criar os atuais Guardiões do Tempo, Aquele Que Permanece criou os “Time-Twisters“, ou seja, os “Modificadores do Tempo“. A ideia era a de que estas entidades instruíssem os habitantes do próximo universo, o que não aconteceu. Isso porque eles começaram a voltar ao passado, destruindo diversas realidades do universo em que eles estavam.

Depois de uma intervenção de Thor, que o alertou sobre o que estava acontecendo, Aquele Que Permanece substituiu os Modificadores do Tempo pelos atuais Guardiões do Tempo. Ao menos na Terra-794282. Em outra realidade, na Terra-761243, os Modificadores do Tempo permaneceram vivos, o que futuramente pode ocasionar uma guerra interdimensional.

Outro detalhe interessante de se observar é que, nos quadrinhos da Marvel, não há apenas três Guardiões do Tempo. Um quarto Guardião foi criado por Aquele Que Permanece, chamado Oráculo de Siwa, mas ele acabou banido para o Egito em 2950 a.C.

Desde o seu surgimento, os Guardiões do Tempo têm uma tarefa bastante clara: monitorar as linhas temporais e garantir que a Linha do Tempo Sagrada permaneça intacta. A autoridade de Variação Temporal e todos os seus agentes, como o agente Mobius M. Mobius, interpretado na série Loki por Owen Wilson, estão ajudando com esta missão.

Futuro dos Guardiões do Tempo no MCU

Nos quadrinhos da Marvel, com o intuito de garantir a ordem do tempo, os Guardiões recrutaram Immortus, uma versão futurista de Kang, o Conquistador (que será o grande vilão do próximo filme do Homem-Formiga), para que ele consertasse a bagunça que os Modificadores do Tempo causaram e também para que assegurasse a ordem futura da Linha do Tempo Sagrada. Porém, no arco Guerra do Destino, Kang, que também tem a habilidade de viajar no tempo, derrota no passado os Guardiões do Tempo e impede a sua transformação futura em Immortus. Algo que sem dúvida pode ser abordado na Fase 4 do MCU.

Kang, o Conquistador, vilão já confirmado para a Fase 4 do MCU (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Kang, o Conquistador, vilão já confirmado para a Fase 4 do MCU (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Além disso, em determinado momento, os Guardiões do Tempo percebem a ameaça em potencial que a Feiticeira Escarlate é e mandam Immortus matá-la, temendo que ela viesse a ter filhos. O que não acontece. Em vez disso, Immortus faz com que ela e Visão tenham um relacionamento amoroso. O que já aconteceu no MCU, como vimos recentemente na série WandaVision, embora a intervenção de Immortus não tenha acontecido (ao menos não de forma explícita).

Fora o fato de que, nos quadrinhos, os Guardiões do Tempo também já atentaram contra os Vingadores, temendo que eles se tornassem poderosos o suficiente a ponto de confrontá-los.

Ou seja, os Guardiões do Tempo podem ter um papel fundamental na Fase 4 do Marvel Cinematic Universe, por diferentes abordagens. Eles podem tanto ser confrontados por Kang, o Conquistador, que já foi confirmado no filme Homem-Formiga e A Vespa: Quantumania, previsto para 2023, quanto pela Feiticeira Escarlate, que atualmente está estudando o Darkhold e tem potencial para em breve ameaçar todo o Multiverso. Ou, embora seja menos provável, dado o protagonismo que eles já tiveram até então, que os Guardiões se voltem contra os Vingadores.

Uma quarta possibilidade, da qual tratamos mais a fundo em outra matéria aqui do Sobre Sagas, é a de que os Guardiões do Tempo nem sequer existirem no MCU, e serem usados apenas como fachada para o verdadeiro vilão da vez, que pode ser apresentado já na série Loki.

 

E você, o que acha dos Guardiões do Tempo? O que você acha que o Marvel Studios está preparando para eles no MCU? Pois conta para a gente aí nos comentários! Além disso, fique sempre ligado aqui no Sobre Sagas e nos sigam nas redes sociais!

Fonte: Disney+ e Marvel Fandom 1 | 2 | 3

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário