Loki | Por que as Joias do Infinito não funcionam na AVT?

Ficou curioso para saber porque as Joias do Infinito não funcionam na AVT, de "Loki"? Apresentamos algumas teorias a esse respeito.

Loki Joias do Infinito AVT

O primeiro episódio de Loki“, intitulado “Glorioso Propósito”, estreou hoje na plataforma de streaming Disney+. A trama principal começa no exato ponto em que “Vingadores: Ultimato” (2019) deixou o personagem de Tom Hiddleston: ainda na Torre Stark, o deus da trapaça consegue roubar o Tesseract e utilizá-lo para criar um portal de fuga. Após fazer isso, ele se materializa em um deserto na Mongólia, onde é preso pela AVT (Autoridade de Variação Temporal).

Em um contexto geral, o primeiro capítulo da série é responsável por apresentar a nova agência do Universo Cinematográfico da Marvel, e uma de suas peculiaridades, que acabou gerando revolta em alguns fãs, é o fato da instituição ter diversas versões das Joias do Infinito guardadas em uma gaveta de depósito. Para completar o desprezo da agência pelos objetos,  um dos seus funcionários informa que eles utilizam as pedras como peso de papel.

Loki: AVT colecionava diversas versões das Joias do Infinito em seu depósito (Imagem: Reprodução/Marvel).
AVT: Joias do Infinito são utilizadas como peso de papel dentro da agência (Imagem: Reprodução/Marvel).

Pouco tempo depois, após fugir da custódia dos agentes e ser capturado novamente, o personagem de Tom Hiddleston nota que o Tesseract não funciona dentro da agência. Quando questionado se ele tentou utilizar o objeto, Loki responde: “Várias vezes. Até mesmo uma Joia do Infinito é inútil aqui”. A justificativa para isso, entretanto, não foi explorada abertamente pelo episódio, e pode estar relacionada, inclusive, ao fato da AVT não ter utilizado as pedras para interferir na realidade do universo. Quer saber mais sobre isso? Confira:

Por que as Joias do Infinito não funcionam no AVT?

Loki: Joias do Infinito não demonstram seus efeitos na AVT (Imagem: Reprodução/Marvel).

Para compreender o motivo das Joias do Infinito não funcionarem na AVT, é necessário que se analise a origem dessas pedras. Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), Wong e Stephen Strange as definem da seguinte forma: “No amanhecer do universo, não havia nada. Então… boom. O Big Bang lançou seis cristais elementais no universo virgem. Cada uma dessas Joias do Infinito controlam uma parte essencial do universo“.

Com isso, sabe-se que a abrangência dessas pedras podem controlar, criar e até apagar determinados elementos dentro do universo em que foram criadas. É exatamente nesse ponto que está a chave para compreender o motivo das Joias não poderem ser utilizadas dentro da AVT: as regras que se aplicam dentro da agência não condizem com as leis de espaço, tempo e matéria que regem o universo com o qual Loki está familiarizado.

Na tentativa de impedir que o caos no multiverso se expanda de diversas formas, os Guardiões do Tempo criaram a AVT e todos os seus funcionários e aplicaram regras específicas a essa realidade. Essas especificidades podem garantir que os agentes e a realidade da AVT não recebam interferências dos universos coexistentes na Linha Temporal Sagrada, cuja proteção é uma das atribuições da agência.

Nesse mesmo sentido, o episódio também revela que as habilidades de Loki não funcionam na sede da Autoridade: “Poderes mágicos? Não funcionam na AVT, Sr. Laufeyson”, informa Ravonna Renslayer enquanto julga o personagem. A construção física da agencia também se assemelha bastante a um universo próprio e sustentável: em um modelo de cidade, o ambiente conta com veículos, vias, edificações, templos e observatórios próprios, cujas estéticas seguem a visualidade de algo futurista.

AVT Marvel
AVT: visualidade da agência remete a um mini-universo futurista e sustentável (Imagem: Reprodução/Marvel).

A autonomia da Autoridade de Variação Temporal como agência isolada também pode ser utilizada como justificativa para a não interferência no universo em que Loki vive: por proteger a Sagrada Linha do Tempo e a naturalidade dos acontecimentos dela, utilizar as Joias do Infinito para interferir em eventos humanos pode alterar a naturalidade dos acontecimentos, o que vai de encontro aos princípios resguardados pela agência.

CONFIRA Também:
Loki | O que é um evento Nexus? Entenda a explicação dos quadrinhos

Além disso, a forma como a instituição banaliza as Joias do Infinito contribui bastante para a construção do clima que a Marvel vai explorar em sua Fase 4: até o momento, o fato de Thanos possuir as joias fazia com que ele fosse a maior ameaça apresentada nesse universo. Agora, que existem quase 20 delas armazenadas no fundo de uma gaveta, o Universo Cinematográfico da Marvel abre suas portas para elementos ainda maiores, e os Guardiões do Tempo certamente estão entre eles.

Outras especificidades sobre a AVT e os arcos apresentados anteriormente pela Marvel devem ser tratadas por Loki”, cujos próximos 5 episódios serão liberados nas quartas-feiras subsequentes no Disney+. Para mais informações e teorias sobre a série, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário