Loki | Latveria no Episódio 5? Doutor Destino pode ser o vilão?

O último episódio de "Loki" pode ter introduzido Latveria, reino e país de origem do Doutor Destino nos quadrinhos da Marvel Comics.

Loki Latveria Marvel

O quinto episódio de Loki“, terceira série produzida pela Marvel Studios para o serviço de streaming Disney+já está disponível no catálogo da plataforma! Intitulado “Jornada ao Mistério”, o episódio conta com 50 minutos de duração e é responsável por antecipar os acontecimentos que levarão ao tão aguardado final da série, que será exibido na próxima semana.

De acordo com uma teoria apresentada pela Sylvie durante o capítulo, o Alioth não é o verdadeiro vilão por trás de tudo o que tem acontecido e as ações da AVT  (Autoridade e Variação Temporal). O pensamento da variante é de que o Alioth é apenas um “cão de guarda“, e o verdadeiro oponente se encontra por trás dessa gigante “cortina de fumaça”

Sabendo disso, Sylvie Loki optam por enfeitiçar o Alioth para que tenham acesso ao que há por trás da tempestade. Para isso, eles contam com a ajuda do Velho Loki para criar ilusões grandes o suficiente que sejam capazes de distrair o Alioth enquanto eles enfeitiçam a entidade. Ao fazer isso, é aberto uma espécie de portal para um lugar que até então não foi apresentado aos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel.

Loki pode ter apresentado Latveria em seu 5° episódio (Imagem: Reprodução/Marvel/Marvel Comics).

Assim que revelaram o vislumbre do que há por trás do Alioth, alguns fãs dos quadrinhos da Marvel apontaram as semelhanças entre a edificação apresentada com o Castelo de Destino, localizado em Doomstadt, capital do reino de Latveria. Essa semelhança pode indicar, inclusive, que o Doutor Destino seja o verdadeiro vilão por trás dos acontecimentos da série.

Para que você possa ficar por dentro dessa teoria e dos possíveis futuros acontecimentos de Loki“, nós optamos por explorar um pouco mais sobre o que é o reino de Latveria nos quadrinhos e os motivos pelos quais o Doutor Destino pode estar por trás disso tudo. Confira:

Conheça Latveria, país do Doutor Destino

Castelo em Doomsdadt, capital do reino da Latveria (Imagem: Reprodução/Marvel Comics).
Castelo em Doomstadt, capital do reino da Latveria (Imagem: Reprodução/Marvel Comics).

No universo Marvel dos quadrinhos, Latveria é um reino que se localiza no leste europeu. Sua origem está relacionada a um território que pertencia à antiga Transilvânia e foi conquistado por Rudolfo Haasen, o primeiro rei do país. Durante anos, o reino foi comandado pela temida família Fortunov, que perseguia alguns clãs de ciganos que habitavam o local.

Em uma dessas tribos encontrava-se Werner von Doom, famoso curandeiro europeu que casou-se com uma praticante de magia e deu luz à Victor Von Doom, personagem futuramente conhecido como Doutor Destino. Após ser convocado pelo rei de Latveria para curar sua esposa e não obter sucesso, Werner é perseguido e morto pela guarda real, mas antes disso pede que Boris, seu amigo e companheiro de clã, cuide de Victor enquanto ele estiver por lá.

Victorpor sua vez, fica consternado com a morte do pai e passa a estudar magia e ciência a ponto de ser visto como um problema pelo Rei de Latveria. Após passar anos estudando em uma universidade estadunidense – onde um trágico acidente deixa cicatrizes em seu rosto, Victor retorna ao país com a identidade de Doutor Destino e sobrepuja os poderes do Rei, assumindo por fim o trono de Latveria.

Como rei, Victor passa a viver em um castelo que fica no topo de Doomstadt, cidade que passou a ser a capital de Latveria. O palácio passou a ser centro de comandos das ações do Doutor Destino, que se torna um dos vilões mais famosos dos quadrinhos. É conhecido por ter um sistema próprio de defesa capaz de aniquilar inimigos que tentam invadi-lo sem permissão, reportando as tentativas ao Rei que lá habita.

Doutor Destino é o vilão de Loki? O Castelo de Loki é de fato Doomstadt?

Doutor Destino Latveria
Doutor Destino pode ser  o verdadeiro vilão de “Loki” (Imagem: Reprodução/Marvel Comics).

Se for levar em conta a representação física do castelo, existe sim essa possibilidade. A arquitetura da edificação se aproxima bastante do estilo medieval utilizado no Oeste da Europa durante a Idade Média, com uma estrutura robusta e elementos horizontalizados. Suas localizações estratégicas, no topo de uma colina, também aproximam bastante os dois castelos.

Caso a Marvel tenha utilizado “Loki” para introduzir Latveria em seu universo cinematográfico, é bastante provável que o Doutor Destino seja o vilão da sérieNos quadrinhos, a principal objetivo do vilão é trazer ordem e evolução à humanidade através da dominação mundial, e a ideia de utilizar a AVT para conseguir isso pode parecer bastante plausível, de acordo com o que foi apresentado até então.

Além disso, essa não seria a primeira vez que o nome de Loki estaria envolvido com o reino de Latveria. Na hq Loki: O Agente de Asgard”Doutor Destino vê seu reino completamente destruído após o Rei Loki  arruinar a Terra no futuro. Isso faz com que ele passe a perseguir a versão presente do personagem, na tentativa de impedir os acontecimentos posteriores.

Loki Doutor Destino
Loki já rivalizou com o Doutor Destino nos quadrinhos da Marvel (Imagem: Reprodução/Marvel Comics).

Aqui, entretanto, vale lembrar que o Doutor Destino é um dos principais antagonistas de Reed Richards e do Quarteto Fantásticoe sua introdução em um momento como esse pode acabar estabelecendo o território para a nova adaptação do grupo de heróis, que já está em desenvolvimento dentro da Marvel.

Se levado em conta tudo o que foi apresentado, a possibilidade do castelo realmente ser a edificação de Doomstadt é realmente considerável, mas uma resposta definitiva a esse respeito deve ser demonstrada no próximo episódio de Loki“, que estreia na próxima quarta-feira no Disney+.

Você acha que o castelo de “Loki” é realmente na Latveria? Compartilhe sua opinião conosco em nossas redes sociais, e fiquem ligados aqui no Sobre Sagas para mais informações sobre a série!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário