Lucasfilm Games: conheça a marca da Disney para games do Star Wars!

Nesta segunda-feira (11), a Lucasfilm anunciou a criação de uma nova marca para identificar os games da franquia Star Wars e de outras franquias do estúdio: Lucasfilm Games!

O anúncio oficial aconteceu no site oficial de Star Wars. Na publicação, a Lucasfilm comentou que

[…] Lucasfilm Games é agora a identidade oficial para todos os games da Lucasfilm, um nome que abrange o rico catálogo de jogos eletrônicos da companhia e já prepara terreno para o futuro” (Fonte: StarWars.com).

A Lucasfilm, aliás, já tem um histórico bastante expressivo no mundo dos games. O estúdio produziu games relacionados ou não aos seus filmes desde a época do Atari 8-bit, passando pelo Macintosh , PC, Xbox, PlayStation, Nintendo etc. Até então, entretanto, os games recebiam o selo “LucasArts”.

Lucasfilm Games
Novo selo anunciado pela Lucasfilm para a sua divisão de games (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Aliás, para celebrar a criação do selo Lucasfilm Games, o estúdio divulgou um vídeo mostrando trechos de alguns de seus jogos. Confira ele abaixo:

Além disso, no ano de 2013, a Disney, já proprietária da Lucasfilm, firmou um acordo de 10 anos com a Eletronic Arts. Desse acordo nasceram diversos jogos baseados na franquia Star Wars. Como, por exemplo, os mais recentes Star Wars: Squadrons (2020) e Star Wars Jedi: Fallen Order (2019). Tanto a crítica quanto o grande público receberam muito bem ambos os games, o que demonstra que a EA está acertando bastante nos games baseados em Star Wars.

  • Veja também: Disney Plus | Conheça ‘The Acolyte‘, nova série ambientada no universo de Star Wars!

Fora, é claro, as diversas parcerias entre a Lucasfilm e outros estúdios de games. Como os diversos lançamentos de conteúdos de Star Wars em games como Fortnite. Na atual temporada do game, por exemplo, o personagem Mandaloriano, da série The Mandalorian, ganhou uma skin que inclui uma mochila com o Baby Yoda.

A Lucasfilm Games vai ser focada em jogos focados em Star Wars?

A resposta é: certamente então. Embora, inegavelmente, os jogos ambientados no universo riquíssimo de Star Wars sejam os mais populares e recorrentes.

Entretanto, a Lucasfilm (sob o selo LucasArts) produziu títulos bastante variados nas últimas décadas. Como por exemplo os clássicos The Secret of Monkey Island (1990), Full Throttle (1995), Grim Fandango (1998) dentre outros.

  • Você também pode gostar: Disney Plus | ‘Star Wars: Visions‘ vai juntar Star Wars e animação japonesa!

Convém mencionar também os games baseados na franquia Indiana Jones, que também é propriedade da Lucasfilm. Com um filme já confirmado para 2022, não é de se descartar a ideia de produzir um game na mesma pegada de exploração das séries Tomb Raider Uncharted.

É possível que, com este novo marco do departamento de games da Lucasfilm, algumas dessas franquias voltem a ganhar novos lançamentos. Embora certamente também vejamos uma grande quantidade de games de Star Wars.

E o que vai acontecer quando o acordo com a EA terminar?

O acordo de 10 anos firmado entre a Disney e a Electronic Arts em 2013 está cada vez mais perto de terminar. E o término levanta uma série de questões: a Disney e a EA vão refirmar o acordo? Outro estúdio vai brigar pela exclusividade? Ou a Lucasfilm criou o selo Lucasfilm Games justamente para assumir a responsabilidade pelos games da franquia Star Wars?

Essas são questões que ainda é cedo para responder. Entretanto, a criação do selo realmente dá a entender que a Lucasfilm Games pretende assumir novamente o controle da produção de games baseados em seus títulos intelectuais. Afinal, o estúdio está agora muito mais maduro do que em 2013.

A parceria com a EA pode ter ajudado a Lucasfilm a compreender o que funciona e o que não funciona quando o assunto é games baseados em Star Wars. Por exemplo, o game Star Wars: Battlefront II (2017) foi muito mal recebido em seu lançamento pela quantidade absurda de loot boxes, ou seja, caixas que são compradas com dinheiro real e que dão vantagem para os jogadores conforme a sorte deles. Já o game Star Wars Jedi: Fallen Order (2019) foi muitíssimo bem recebido. O game teve vários pontos fortes: a história, a jogabilidade, os gráficos etc.

Star Wars Jedi: Fallen Order
(Imagem: Reprodução/Electronic Arts)

Vendo o que funciona e o que não funciona, a agora Lucasfilm Games pode estar se sentindo mais confiante para assumir novamente a produção de seus games. Especialmente pela possibilidade de receber investimentos muito grandes da Disney, empresa da qual o estúdio faz parte desde 2012.

E você, o que achou da criação da Lucasfilm Games? O que espera em relação ao futuro dos games baseados nos títulos do estúdio? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário