Seu Mac está travando demais? Veja dicas para resolver o problema

Seu Mac está travando? Esta não é uma situação típica, pois os dispositivos da Apple são conhecidos pelo bom desempenho. Porém, caso aconteça com você, não precisa se preocupar: há algumas soluções simples que podem ser executadas.

Neste artigo, veremos alguns dos principais problemas, acompanhados de suas possíveis soluções, envolvendo o travamento do Mac. Confira!

Alguns problemas e soluções caso o Mac esteja travando

Abaixo, listaremos alguns dos principais problemas de travamento, bem como algumas possíveis soluções para cada um deles.

Caso as soluções mencionadas aqui, que são bastante simples, não funcionem, leve seu Mac para a assistência. Não recomendamos que você tente procedimentos mais complexos, pois eles podem causar danos mais graves ao seu aparelho.

O problema da “bolinha colorida” com aplicativos travados

Primeiramente, o erro mais comum de travamento envolvendo Mac é aquele em que o cursor se transforma numa bolinha colorida, que fica girando sem parar. Isso acontece quando o Mac está processando alguma coisa (é semelhante à ampulheta dos computadores com Windows).

Portanto, quando isso acontece, o mais recomendado é que você simplesmente espere até o Mac concluir o processamento. Porém, caso o Mac leve muito tempo para o processar, você pode optar por encerrar à força o aplicativo que está causando o travamento.

A maneira mais fácil é a seguinte: clique no menu do aplicativo e selecione a opção “encerrar”. Porém, se o aplicativo estiver completamente travado, não será possível encerrar desta forma.

Nesse caso, você precisará ir no menu da Maçã e selecionar a opção “Forçar Encerrar…” (ou apertar em seu teclado as teclas option + command + Esc) para abrir a janela de forçar encerramento. Em seguida, simplesmente selecione o aplicativo travado (ele geralmente fica em vermelho e com os dizeres “não respondendo”) e aperte em “forçar encerrar”.

Em alguns casos, o próprio “Finder”, o programa de gerenciamento de arquivos do Mac, pode estar travado. Quando isso acontecer, repita os passos mencionados acima, selecione o “Finder” na janela de forçar encerramento e clique em “reiniciar”

Confira se não há muitos apps abertos

Em outras casos, o fato de você manter diversos apps abertos pode estar causando a lentidão. É natural, caso isso aconteça, que com o passar do tempo o sistema fique mais lento.

Portanto, finalize alguns dos aplicativos abertos e veja se o Mac volta a ficar leve novamente.

Travamento completo

Caso as soluções anteriores não funcionem, especialmente se nem o teclado nem o mouse estiverem funcionando, desligue ou reinicie o seu Mac. Também há mais de uma maneira de se fazer isso.

O jeito mais fácil é clicando no menu da Maçã e apertando em “desligar” ou “reiniciar”. Porém, se o Mac estiver completamente travado, você precisará forçar o desligamento. Para isso, aperte no botão “Power” de seu Mac e segure-o por alguns instantes, até que as luzes se apaguem.

Evite ao máximo essa opção, pois ela é mais drástica. Não a repita muitas vezes. Caso você tenha feito este processo uma vez e, quando ligou o Mac novamente, ele continuou travando, recomendamos que você leve seu Mac para um técnico especializado a fim de que ele possa analisá-lo melhor.

Desconecte todos os periféricos do seu Mac

Caso você já tenha encerrado os aplicativos ou já tenha desligado/reiniciado seu Mac, mas ele continua apresentando problemas de travamento, o problema pode ser outro.

Em alguns casos, alguns periféricos, como pendrives, cartões de memória, outros dispositivos, carregadores etc. podem ser a fonte da lentidão. Nesse caso, desligue o seu Mac (ou force o desligamento, caso esteja travado) e desconecte todos os outros cabos. Mantenha apenas o teclado, o mouse e o carregador.

Inicialize seu Mac no Modo de Segurança

Por fim, outra opção é ligar o Mac no Modo de Segurança. Ao iniciar seu Mac nesse modo, ele ligará apenas com o necessário para que ele funcione. Ou seja, todos os outros programas, que o Mac julga desnecessários, não serão abertos.

Para inicializar seu Mac no Modo de Segurança, desligue-o totalmente. Em seguida, mantenha a tecla Shift pressionada e ligue o Mac novamente, sem soltar a tecla Shift. Mantendo-a pressionada durante todo o processo de inicialização, o Modo de Segurança abrirá.

Caso o seu Mac rode normalmente no Modo de Segurança, sem nenhum travamento, você saberá que o problema é em algum app, não no sistema operacional ou no hardware. Basta, portanto, que você elimine alguns apps e faça alguns testes.

Do contrário, caso ele trave até mesmo no Modo de Segurança, o problema pode ser mais sério e requerer assistência técnica.

Quer outros artigos com dicas como esse? Pois clique aqui e confira nossa seção exclusiva com notícias, artigos, dicas e muito mais envolvendo sistemas operacionais!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário