Magnus Carlsen renova pela 5ª vez título de Campeão Mundial de Xadrez

Após um erro grave, Magnus Carlsen venceu outra vez Nepomniachtchi, renovando pela 5ª vez o título de Campeão Mundial de Xadrez.

Magnus Carlsen renova pela 5ª vez título de Campeão Mundial de Xadrez (Imagem: Reprodução/FIDE)
Magnus Carlsen renova pela 5ª vez título de Campeão Mundial de Xadrez (Imagem: Reprodução/FIDE)

Nesta sexta-feira (10) aconteceu a 11ª rodada do Campeonato Mundial FIDE, com Magnus Carlsen e Ian Nepomniachtchi se enfrentando em mais uma partida de xadrez clássico. E como havíamos noticiado aqui, havia grandes chances de a final ser decidida ainda hoje caso Magnus Carlsen vencesse — o que aconteceu! O norueguês superou o seu adversário, vencendo a 4ª partida, alcançando 7.5 pontos e renovando pela 5ª vez o seu título de Campeão Mundial de Xadrez na modalidade clássica.

Jogando de brancas, Nepomniachtchi começou com o tradicional e4, seguido por e5, Cf3, Cc6 e Bc4, entrando nas linhas da tradicional abertura conhecida como Jogo Italiano.

Como nos demais embates, a partida seguiu em equilíbrio por vários lances, com os dois jogadores tendo chances consideráveis de abrir uma pequena vantagem e desequilibrar a posição. Porém, no lance 23, Ian Nepomniachtchi cometeu mais um erro grave (lembrando que um erro grave também decidiu a 9ª rodada) que tornou possível a Magnus Carlsen vencer de pretas e assegurar seu título.

No lance 22, Nepomniachtchi voltou a Dama para c2, atacando a torre das pretas que estava solta em e4. Magnus, porém, defendeu a torre movendo-a horizontalmente para f4. E foi justamente a resposta de Nepo a este lance das pretas que foi considerado um erro gravíssimo. Depois de pensar até que por um tempo considerável, Nepomniachtchi jogou g3, avançando o peão que protegia o rei e atacando a torre de Magnus Carlsen. Esse movimento, porém, permitiu que as pretas fizessem uma combinação de lances fatal ao rei das brancas, entrando em linhas muito agudas e com o Stockfish indicando imediatamente uma vantagem de 7.1 para Magnus Carlsen (antes desse movimento por parte de Nepo, a ferramenta marcava uma leve vantagem de 0.1 para Magnus).

Depois do erro do adversário, Magnus Carlsen não pestanejou e acertou a combinação de lances necessária para arrematar a partida. Ian Nepomniachtchi até tentou corrigir a debilidade, mas Carlsen mostrou-se novamente superior. No lance 49, com o Stockfish apontando um imparável xeque-mate em 23 lances, o russo abandonou a partida e, com isso, Magnus Carlsen renovou por mais um ano, pela 5ª vez consecutiva, o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico.

Reveja lance a lance a Rodada 11 do Campeonato Mundial de Xadrez

Perdeu a partida que deu a Magnus Carlsen mais uma vez o título de Campeão Mundial de Xadrez Clássico? Pois reveja todos os lances no tabuleiro interativo abaixo:

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Confira os vencedores do The Game Awards 2021

Fonte da imagem: International Chess Federation

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário