MCU | Qual a relação entre Thanos e os Eternos? Ele pode voltar à vida?

Conheça aqui a relação entre o supervilão Thanos e Os Eternos, nova raça imortal que vai ser introduzida um dos próximos filmes do MCU.

Qual a relação entre Thanos e Os Eternos? (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Desde que a Marvel divulgou ontem o primeiro pôster e o primeiro teaser de Os Eternosfilme que vai adaptar as clássicas HQs de Jack Kirby, o grupo tem dado o que falar nas mídias sociais e sites especializados nas produções do Marvel Studios. E um detalhe em especial tem chamado bastante a atenção dos fãs: a relação entre Os Eternos e Thanos, vilão da Fase 3 do Marvel Cinematic Universe (MCU).

E é justamente sobre isso que nós vamos falar nesta matéria do Sobre Sagas: as relações entre Thanos e os Eternos e a possibilidade de o supervilão retornar na Fase 4 do MCU.

Como surgiram os Eternos?

Como já comentamos em outras matérias aqui do Sobre Sagas, os Eternos são uma raça de seres imortais que vivem na Terra há milhares e milhares de anos. Eles assistiram à evolução do ser humano, à formação das civilizações e também aos perrengues que os humanos passaram ao longo de toda sua existência.

E, embora tenham dado uma ajuda ou outra, pontualmente, os Eternos não interferiram na evolução humana, ficando de fora de grandes confrontos, como do próprio confronto contra Thanos. E há uma razão para isso, como nós já explicamos aqui.

Os Eternos foram criados pelos Celestiais, uma raça de seres cósmicos que são tidos como “deuses astronautas”. Os Celestiais são tão antigos quanto o próprio universo e, conforme observam os desenvolvimentos dos planetas, acabam decidindo se eles merecem ou não continuar existindo.

Celestiais em Os Eternos
Celestiais: arte conceitual de como serão os “deuses astronautas” do MCU (Imagem: Reprodução/ComicBook).

Acontece que os Celestiais não criaram apenas os Eternos: eles criaram também os Deviantes. Durante a primeira expedição dos deuses cósmicos à Terra, os Celestiais capturaram alguns indivíduos da raça Homo Erectus e realizaram alguns experimentos neles. Esse primeiro experimento, bastante precário e impreciso, resultou no que chamamos “Deviantes”.

Depois dos experimentos iniciais, os Celestiais foram capazes de criar protótipos mais complexos e perfeitos a partir do Homo Erectus: os Eternos. Diferente dos Deviantes, os Eternos não apresentam instabilidade e mutações, diferindo também do próprio Homo Sapiens (ou seja, da gente) por possuírem superpoderes e viverem para sempre.

Qual a relação entre Thanos e os Eternos?

E onde entra Thanos nisso tudo? Simples: Thanos é (ou era) um dos últimos filhos de A’Lars, progenitor de uma colônia inteira de Eternos em Titã, um dos satélites de Saturno. Entretanto, diferentemente de Eternos “normais”, Thanos nasceu com a chamada “Síndrome Deviante”, o que também explica a cor roxa de sua pele.

A síndrome deviante não fez apenas com que a pele de Thanos mudasse de cor. Ela também foi responsável por fazer com que Thanos diferisse dos Eternos desde criança também na personalidade e na constituição física, ganhando deformidades e uma inclinação à psicopatia. O que fez com que ele fosse expulso de seu planeta natal e renegado por sua família.

Thanos, o Titã Louco (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Thanos, o Titã Louco (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Além disso, há um motivo para Thanos ter nascido com a Síndrome Deviante. Isso porque ele foi criado por seus pais a partir de uma mistura do DNA dos Eternos com o DNA dos Deviantes. O resultado já conhecemos bem: o Titã Louco que ameaçou exterminar metade da vida do universo.

Thanos pode voltar no filme Os Eternos?

É bastante improvável que Thanos volte ao MCU depois de todo o protagonismo que o personagem teve na Fase 3. Especialmente porque o Titã Louco acabou derrotado — mais de uma vez — nos eventos de Vingadores: Ultimato (2019).

Entretanto, alguns fãs ainda esperam que, de alguma forma, Thanos possa retornar ao MCU para mais uma empreitada contra a Terra. Nos quadrinhos, por exemplo, há um arco recente de Os Eternos, criado por Gillen e Ribic, em que os Eternos são constantemente ressuscitador pela “Máquina” a fim continuarem a servir aos seus propósitos. Um dos ressuscitados, num arco bastante recente, é justamente Thanos.

Ou seja, embora talvez ainda seja um pouco cedo para a Marvel já ressuscitar Thanos no MCU, a ideia de que ele possa voltar, em algum momento futuro, não é tão ilógica assim. E a introdução dos Eternos no MCU dá ainda mais combustível para essa hipótese.

Fontes: Denofgeek e Marvel Fandom

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário