Qual a melhor internet para jogos online?

Os jogos online são o entretenimento de muitos jovens e adultos. Os adeptos, normalmente, passam horas e horas conectados em frente a tela jogando com pessoas de todos os lugares do mundo. Porém, esse hábito consome banda de internet e, para jogar com qualidade, é preciso ter a melhor internet.

No caso dos jogos online, como por exemplo, o League of Legends (LoL), Defense of the Ancients 2 (Dota 2), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Street Fighter 5, Grand Theft Auto (GTA 5) – que são os mais jogados mundialmente, a velocidade da internet é um fator crucial na hora da escolha. Jogos como estes podem gastar, em média, 25 Mb de download e 30 Mb de upload em 15 minutos de uso.

Download vs Upload

Para entender o consumo e optar pela melhor internet, vamos te explicar a diferença entre download e upload, que são dois fatores que refletem na velocidade de conexão e, consequentemente, afetam na qualidade dos jogos online, de forma positiva ou negativa. O termo download é o mesmo que baixar um arquivo, enquanto o upload significa enviar um arquivo. 

Na prática, quando navegamos pela internet, como por exemplo, buscamos uma informação através de algum site de busca, digitamos o que queremos encontrar na busca (upload) e o site de buscas retorna com os resultados (download). Logo, quando clicamos para abrir a página desejada, enviamos um comando para abri-la (upload) e ela abre no nosso navegador (download).

Nos casos dos jogos online funciona da mesma maneira, pois cada movimento que você faz enquantos está jogando deve ser enviado para o servidor do desenvolvedor jogo e, ainda, no menor tempo possível. Afinal, quando essa informação demorar a ser enviada acaba trancando o jogo e você tem o seu desempenho prejudicado no jogo, levando muitas vezes a encerrar o jogo de forma repentina. 

Dessa forma, a melhor internet para jogos online é aquela que tenha uma boa conexão tanto de upload para enviar dados, quanto de download para receber os dados do servidor. No entanto, em alguns jogos há uma taxa de upload mínima que deve atender aos requisitos do jogo. Essa velocidade varia entre 512 kbps a 1 Mbps, em média.

Consumo dos jogos mais famosos 

O portal de vídeo games IGN Brasil realizou, em 2016, uma pesquisa para descobrir o quanto os principais jogos online consomem de banda. 

Para realizar o teste, eles utilizaram o programa GlassWire, que monitora o consumo de rede de todos os programas de um computador. 

Confira o resultado dos testes elaborados com os principais jogos online mais populares:

Street Fighter 5

Segundo o IGN Brasil, o jogo Street Fighter 5 é um dos jogos online que mais consomem banda de internet nas suas partidas online. Segundo eles, cinco luta consumiram 25 MB de download e 30 MB de upload, equivalente a 15 minutos de jogo.Entretanto, eles consideraram que o consumo é bem pouco para ser considerado “elevado”.

League of Legends

Uma partida do LoL, com em torno de 30 minutos em Summoner’s Rift, consumiu aproximadamente 15 MB de internet. Ganhando ou perdendo suas partidas no MOBA da Riot Games, o gasto por jogo é consideravelmente baixo.

Defense of the Ancients 2

Uma partida de Dota 2, com média de 40 minutos de duração, consome aproximadamente 30 MB de internet. Em comparação com o jogo League of Legends, ele consome um pouco mais, mas continua sendo uma quantidade pequena de banda de internet.

Counter-Strike: Global Offensive

A última versão do jogo do  Counter-Strike exige o download de uma alta quantidade de banda de internet, mas segundo o IGN quase não exige uploads. Uma partida de 15 minutos consumiu cerca de 30mb de dados. 

Grand Theft Auto Online

Atualmente, um dos jogos online mais jogados é a versão multiplayer para múltiplos jogadores de GTA 5. A boa notícia é que, segundo  IGN, ele é um dos jogos que menos consomem banda da internet, visto que são necessários apenas 10 MB somados em download e upload, para 30 minutos de jogo.

Como contratar a melhor internet? 

Para contratar a melhor internet, é sempre aconselhável entender quais são os hábitos e o consumo digital de cada usuário da rede. 

Se a pessoa tem o hábito de fazer muitos downloads, jogar online, fazer transmissão de vídeo, entre outros, precisa de uma internet mais veloz do que alguém que só utiliza para redes sociais e assistir Netflix, por exemplo.

Após escolher o pacote de internet e contratá-lo, lembre-se que a qualidade da sua internet vai depender da disponibilidade do plano oferecido pela operadora, de quanto ele é cumprido por ela e da velocidade de resposta da rede. 

Dentro do que foi contratado, é uma questão de você cobrar que a operadora ofereça o que foi acordado. Para isso, faça testes de velocidade frequentemente, principalmente se o desempenho da sua rede estiver abaixo do esperado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

1 comentário

  • Legal agora posso comprar um bom pc gamer para eu poder jogar o meu jogo predileto o free fire

    Tamo junto!

Deixe seu comentário