Melhores aplicativos para aprender inglês grátis

Aprender inglês ou outras línguas se tornou um passaporte para ter acesso a oportunidades melhores tanto para profissionais que almejam cargos mais altos quanto para aqueles que desejam salários melhores. Isso claro sem falar que ter conhecimento em outro idioma também proporciona um valioso conhecimento cultural e crescimento pessoal.

Mas, independente de qual seja o objetivo de uma pessoa para investir no aprendizado de um outro idioma, a inserção da tecnologia na educação possibilitou que a facilidade encontrada em aplicativos sejam uma ótima opção. Pois existem hoje no mercado muitos aplicativos que oferecem plataformas gratuitas de aprendizado de inglês e outros idiomas.

Ou seja, com a globalização da tecnologia é possível se conectar a plataformas que possibilitam acesso rápido a conteúdos didáticos, em todos os lugares e horário. Além disso, essas ferramentas também possibilita a ampliação do vocabulário para que os alunos treinem a memorização de palavras e a pronúncia do novo idioma.

Caso prefira algo mais didático, no formato de treinamento mesmo, no site da A Nossa Escola você encontra um curso de inglês online grátis com certificado, basta se cadastrar e começar os estudos.

Os 7 melhores apps gratuitos para aprender inglês

Então, como os aplicativos são muito bons para ensinar outras línguas, preparamos um tutorial com os 7 melhore apps gratuitos para aprender inglês e outros idiomas para você que deseja investir no aprendizado de outro idioma de forma totalmente gratuita.

  1. Duolingo
  2. Hello English
  3. How To Say
  4. LearnEnglish Podcasts
  5. Lingualeo
  6. Lingualia
  7. Mondly

Abaixo apresentamos mais detalhes sobre cada aplicativo citado, que pode auxiliá-lo a se tornar fluente na língua que desejar. Destacamos que apesar de se tratar de cursos gratuitos, alguns deles também podem oferecer uma extensão com opção de assinatura Premium. Mas os valores normalmente são extremamente baixos, se comparados a cursos presenciais, e cabem no bolso.

1 – Duolingo

O Duolingo é uma das plataformas de aprendizado de idiomas mais popular do mundo, pois disponibiliza um sistema de ensino de idiomas gratuito, sem taxas ocultas e sem conteúdo premium, ou seja o aplicativo é totalmente gratuito. São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e esperanto.

A proposta do Duolingo é tornar o aprendizado mais divertido, por isso a plataforma preza por oferecer um método de ensino onde as lições são apresentadas como em um jogo ao invés de um livro didático. O aplicativo é interativo e de fácil compreensão, o que facilita o aprendizado.

O Duolingo está disponível na Web, Android, iOS e Windows Phone.

2 – Hello English

O Hello English é um aplicativo educacional que usa soluções de inteligência artificial (IA) e tecnologia móvel para oferecer curso de inglês personalizado. A plataforma está disponível para 23 idiomas, conta com led de voz e não exige conexão à internet durante as aulas.

O Hello English é totalmente gratuito, oferece mais de 475 aulas interativas, dicionário com pronúncia e exercícios de leitura com audição, escrita, fala e dicas. Além disso, o aplicativo também oferece notícias diárias para melhor absorção do vocabulário.

O aplicativo Hello English está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

3 – How To Say

O How To Say é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido para pessoas que buscam melhorar sua pronúncia em palavras de outro idioma. O aplicativo oferece um  dicionário multilíngue que disponibiliza um guia de pronúncia, em mais de 300 idiomas, para que os usuários aprendam falando.

Ou seja, a ferramenta oferece um dicionário multilíngue para busca de palavras no idioma desejado, onde após a busca será disponibilizado gravações da pronúncia na voz de pessoas de um país onde o idioma seja nativo.

O How To Say está disponível apenas para dispositivos Android.

4 – LearnEnglish Podcasts

O LearnEnglish Podcasts é um aplicativo gratuito que oferece uma série de podcasts de aprendizado de inglês para praticar inglês. Ou seja é um aplicativo indicado para pessoas que já possui um nível mais avançado de inglês e deseja treinar a audição e a compreensão de nativos falantes da língua inglesa.

O aplicativo oferece episódios com horas de audição sobre uma ampla variedade de tópicos, além de ótimos recursos de script que ajudam os usuários a ouvir, acompanhar e entender as conversas. Os podcasts pedem ser reproduzidos em tela bloqueada e são disponibilizados para download para que possa ser ouvidos off-line.

O LearnEnglish Podcasts está disponível para dispositivos Android e iOS.

5 – Lingualeo

O Lingualeo é um aplicativo dinâmico e eficaz que visa ensinar inglês de forma divertida por meio de três opções de plano. Sendo um gratuito, com mais de 250 mil textos, vídeos e arquivos de áudio, glossários de palavras para diversos tópicos e treinos básicos de vocabulário.

As demais opções de plano de assinatura são pagos e oferecem recursos Premium, que trazem como diferencial a possibilidade de adicionar um número ilimitado de palavras ao dicionário, acesso a regras gramaticais, acesso a mais opções de treinos e inclui três cursos, a única diferença entre eles é que um é uma assinatura anual, enquanto que o outro é trimestral.

O Lingualeo está disponível para dispositivos Android, iOS e Web por meio do Chrome Web Store.

6 – Lingualia

O Lingualia é um aplicativo de cursos de idiomas online gratuito que utiliza inteligência artificial (IA) aplicada par oferecer um curso adaptado ao nível, progresso e motivação do aluno, personalizando assim a sua experiência de aprendizagem. O Lingualia também oferece uma assinatura paga, Premium, que oferece conteúdos e ferramentas extras.

O conteúdo oferecido no curso conta com mais de 200 aulas, 8 mil áudios, flashcards gramaticais, diálogos com imagens e áudios, e exercícios com uso prático e realista da língua. Além disso, também é oferecido atividades e exercícios que nativos da lingam podem corrigir e um chat para praticar o idioma.

O Lingualia está disponível para dispositivos Android, iOS e Web.

7- Mondly

O Mondly é um aplicativo gratuito que utiliza exercícios e lições diárias para ensinar idiomas pelo celular. Além das ferramentas gratuitas também são disponibilizados serviços e ferramentas pagas que podem ser adquiridas no aplicativo ou site.

O aplicativo oferece 33 opções de cursos de idiomas com atividades de memorização que inclui frases e palavras em diferentes situações do cotidiano, para que o usuário compreenda e decore expressões e aumente seu vocabulário.

O aplicativo Mondly está disponível para dispositivos Android, iOS e Web.

Todos os aplicativos citados neste artigo são muito bons e por isso o mais recomendado é que sejam testados, já que cada pessoa pode se adaptar melhor a tecnologias e metodologias distintas.

Para finalizar, vale destacar que para aprender um novo idioma de maneira correta e rápida o aluno vai precisar se dedicar muito para conseguir inserir os aprendizados obtidos durante o curso na sua rotina diária. Pois esse fator poderá auxiliá-lo na otimização do estudo para agilizar o processo de aprendizagem.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário