7 melhores documentários da Netflix

documentários netflix

O catálogo de documentários da Netflix é um colírio para os olhos de quem curte esse tipo de produção, e nesse artigo a gente listou os 7 melhores para você assistir.

Como fazer uma seleção de melhores produções audiovisuais é sempre uma tarefa muito pessoal, para ser mais justo com essa lista, selecionamos aqueles documentários que tiveram grande aclamação do público e principalmente da crítica.

Dessa forma, espere encontrar algumas produções premiadas na lista, indicadas a grandes premiações, ou com grandes notas de aprovação em site especializados.

Sem mais delongas, confira a seguir a nossa seleção com os 7 melhores documentários disponíveis na Netflix e bora fazer uma maratona!

Ícaro (2017)

“Ícaro” acompanha a trajetória do ciclista amador Bryan Fogel que decidiu se envolver em um gigantesco esquema de doping coordenado pelo cientista russo, Grigory Rodchenkov, para provar um ponto de vista.

Rodchenkov nada mais é que o responsável por trás dos esquemas de doping da delegação russa que acabou sendo pega nas Olimpíadas de 2016, e que por isso, é caçado até hoje pelo governo russo.

Direção: Bryan Fogel

Premiações: Ganhador do Óscar de Melhor Documentário de 2017

Rotten Tomatoes: 92%

Indústria Americana (2019)

Nesse, que é um dos documentários originais Netflix que também levou o Óscar, o foco está nas operações de trabalho entre uma fábrica Chinesa e seus funcionários estadunidenses.

Em um momento onde emprego é algo tão necessário, uma gigantesca fábrica de vidros se instala na cidade de Ohio nos Estados Unidos, e por ali abre oportunidades de empregos para milhares de funcionários.

Não demora para que haja um choque entre as duas culturas de trabalho, e os problemas comecem a surgir.

Direção: Steven Bognar e Julia Reichert

Premiações: Ganhador do Óscar de Melhor Documentário de 2019.

Rotten Tomatoes: 96%

Professor Polvo (2020)

Nesse documentário de 2020, o cineasta sul-africano, Craig Foster encontrou uma amizade improvável na floresta de alga localizada no mar do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

O homem desenvolveu um tipo de amizade com um polvo, e acabou emocionando críticos e público do mundo todo ao registrar seus momentos de mergulho, e de um profundo aprendizado que acabou levando para sua vida.

Direção: Pippa Ehrlich e James Reed

Premiações: Ganhador do Óscar de Melhor Documentário de 2020

Rotten Tomatoes: 95%

Absorvendo o Tabu (2018)

Um dos assuntos mais em voga no Brasil da atualidade, nesse documentário indiano de 2018, o foco é a pobreza menstrual feminina de moradoras das regiões rurais da Índia.

Nesse cenário, a criação de uma máquina de absorventes de baixo-custo e biodegradáveis, chega como uma revolução financeira e social para centenas de mulheres.

Direção: Rayka Zehtabchi

Premiações: Vencedor do Óscar de Melhor Documentário de Curta-metragem de 2018.

Rotten Tomatoes: 86%

AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020)

Nesse maravilhoso documentário brasileiro produzido pelo rapper Emicida, muito mais que os bastidores e preparação para um histórico show no Theatro Municipal de São Paulo e o lançamento do álbum AmarElo, a obra tem como foco a história da cultura negra no Brasil dos últimos 100 anos.

“AmarElo: É tudo para ontem” é uma daquelas obras necessárias de serem assistidas e valorizadas, tanto por sua qualidade técnica, quanto pela relevância da história que conta.

Direção: Fred Ouro Preto

Premiações: Indicado ao Emmy Internacional 2021

IMDb: 8.5

Cuba e o Cameraman (2017)

Uma visão não estereotipada de Cuba é o que o espectador encontra em “Cuba e o Cameraman”.

Com produção e direção do cineasta norte-americano multipremiado, Jon Alpert, nessa obra acompanhamos a história política e social de Cuba pelas lentes do cineasta que esteve ativamente no país por mais de 45 anos.

Sem “puxar a sardinha” para o regime comunista ou capitalista, o diretor mostra de forma muito clara, e também pessoal, tudo o que se passou no país, desde os avanços conquistados durante a Guerra Fria, até tudo o que acabou dando errado depois.

Direção: Jon Alpert

Premiações: Indicado ao Emmy Awards de 2018

Rotten Tomatoes: 100%

Jim e Andy – The Great Beyond (2017)

Nesse documentário de 2017 acompanhamos os depoimentos do ator Jim Carrey 20 anos depois da produção do filme biográfico “Man on the Moon”, baseado na vida comediante Andy Kaufman.

Durante o documentário o ator e outros membros da equipe do filme revelam detalhes sobre o longa, especialmente sobre o polêmico processo de caracterização e estudo de personagem feito por Carrey no período de gravações.

Direção: Chris Smith

Rotten Tomatoes: 96%

CONFIRA Também:

Por que a série Resurrection Ertugrul faz tanto sucesso na Netflix?

Para mais dicas de ótimas produções para assistir na Netflix, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar