Memórias de uma Gueixa: Conheça as principais diferenças entre o filme e o livro

Memórias de uma Gueixa é o romance vencedor de 3 Oscars que chegou essa semana à Netflix, e se você já assistiu ao filme, nessa matéria a gente te conta as principais diferenças entre ele e o livro no qual foi baseado.

Escrito por Arthur Golden, Memórias de uma Gueixa é um romance que, apesar de ficcional, é inspirado na vida real de Mineko Iawasaki, conhecida como a gueixa mais famosa do Japão. Contamos a história real de Mineko nessa publicação aqui, se você tiver interesse.

O livro, lançado em 1997, não demorou a se tornar um best-seller mundial, e em 2005 foi usado como base para o filme homônimo.

Apesar disso, como sempre, há várias diferenças entre a obra literária e sua adaptação em video, e é fato que o livro Memórias de uma Gueixa acaba sendo muito mais rico e bem explicado do que o filme.

Sendo assim, caso ainda não tenha visto o filme e pense em ler o livro, a dica é: assista primeiro o filme, do contrário as chances de achá-lo “pobre” depois de ler o livro são grandes.

Sem mais delongas, vamos as principais diferenças entre o filme e o livro Memórias de uma Gueixa.

A vida de Sayuri como gueixa

Claro que filmes tem um tempo muito limitado e por isso nunca é possível adaptar todos os pontos de um livro longo.

No caso de Memórias de uma Gueixa o filme acaba cortando praticamente todo o período da protagonista como gueixa, inclusive uma relação importante com um cliente no período anterior à Guerra.

No livro, é perceptível como as coisas aconteceram de forma mais lenta, e foram anos até que Sayuri se transformasse em um referência em sua profissão.

O futuro da irmã biológica de Sayuri

No filme,depois de não conseguir fugir com sua irmã, Sayuri recebe uma carta apenas com informações das mortes de seus pais, mas revela que nunca mais soube nada de sua irmã.

No livro isso é um pouco diferente. Na mesma carta que Sayuri  recebe com a notícia sobre os pais, ela também acaba sabendo que sua irmã conseguiu voltar para o lugar de origem das duas. No entanto, acabou encontrando um pescador com quem decidiu fugir. Depois disso sim, a garota nunca mais soube nada dela.

A aparência e importância de Nobu

Nobu, o amigo do Presidente, é um personagem que foi bastante mudado dos livros para os filmes, e inclusive, sua importância na história também é reduzida.

Para começar, no livro as cicatrizes de Nobu são muito mais aparentes, com queimaduras que desfiguraram parte de seu rosto, e o personagem não tem um braço.

Além disso, enquanto no filme é o Presidente quem procura Sayuri antes da Guerra para movê-la para o interior, e de casa pensado, no livro também é Nobu quem consegue abrigo para a Gueixa e só depois de ela o procurar implorando por ajuda.

Nobu também tem sentimentos muito mais claros por Sayuri nos livros, e o fato de a Gueixa o recusar, acaba criando uma grande questão emocional para ambos.

O polêmico mizuage

No filme o “leilão da virgindade” de Chiyo conhecido como mizuage é muito diferente desse acontecimento no livro. No filme, o momento é visto com um claro sofrimento emocional pela personagem, realmente como se ela tivesse feito algo contra sua vontade.

No livro tudo acontece de forma muito mais leve. Depois de escolhido o homem que teria direito a primeira noite da jovem maiko, a personagem narra o momento como algo extremamente rápido e sem nenhum sentido para ela. É tão sem sentido que logo após o acontecimento a jovem não se aguenta e começa a rir descontroladamente, considerando absurda a situação e seu nervosismo antes de tudo.

O final da história

memorias-de-uma-gueixa-conheca-as-principais-diferencas-entre-o-filme-e-o-livro

Por fim, o final de filme e livro também são diferentes. Enquanto no filme temos o belo encontro e declaração de amor entre a protagonista e o Presidente, no livro isso vai muito além.

No final da história acompanhamos como o Presidente ajuda Sayiuri a finalmente se livrar de Tia Mamãe na casa de gueixas, e ele acaba assumindo a posição como o danna. Depois disso, é explicado que eles se mudaram para Nova York e que tiveram um filho ilegitimo, já que ele permaneceu casado.

Os anos passaram e eles envelheceram e permaneceram juntos.

CONFIRA Também:

Dinheiro Sujo e Amor: 4 motivos pra assistir a esta nova série turca da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar