Mensagens Temporárias do WhatsApp – descubra como elas vão funcionar

Nesta quinta-feira (05), o WhatsApp anunciou que vai lançar em breve a opção de envio de mensagens temporárias. Usuários de alguns países já podem experimentar a novidade, mas o Brasil ainda não faz parte da lista.

As mensagens temporárias funcionam da seguinte maneira: você vai poder configurar suas mensagens para que elas desaparecem em exatos sete dias após o envio. A mensagem não vai desaparecer apenas para você, mas também para a pessoa com quem você está conversando.

Além disso, a configuração vai poder ser feita para cada conversa. Ou seja, se você quer que as mensagens desapareçam apenas da conversa com a Ana, mas não da conversa com o Pedro, você vai poder fazer com que isso aconteça.

Aprenda a criar e a gerenciar os grupos do Whatsapp!

Detalhes importantes sobre o funcionamento das mensagens temporárias

O WhatsApp já revelou alguns detalhes importantes sobre as mensagens temporárias. O primeiro, por exemplo, é o de que as mensagens vão ser apagadas do smartphone de ambos os envolvidos na conversa. Isso vai acontecer mesmo que a outra pessoa não abra o app por sete dias.

Entretanto, caso a pessoa não abra o WhatsApp durante e após os sete dias, a mensagem ainda vai aparecer na prévia da notificação até que ela abra o app. Além disso, caso alguém responda a mensagem temporária, parte da mensagem vai aparecer acima da resposta.

WhatsApp lança recurso de mensagens temporárias, que desaparecem após sete dias
(Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Outro detalhe é que se a pessoa com quem você está conversando encaminhar a mensagem para outra pessoa, a mensagem encaminhada não vai ser apagada, mesmo depois de sete dias. O mesmo vale caso a pessoa tenha feito backup da conversa: nesse caso, a mensagem só vai ser apagada quando e se a pessoa restaurar o backup.

Descubra como funciona o Messenger Rooms e aprenda a fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp Web!

Além disso, convém observar que arquivos de mídia, como fotos e vídeos, também estão inclusos nessa nova ferramenta. Ou seja, eles também vão desaparecer depois de sete dias. Entretanto, caso a pessoa já tenha baixado o arquivo, ele vai permanecer no dispositivo dela.

Para que servem as mensagens temporárias?

A possibilidade de se mandar mensagens temporárias aumenta a privacidade e a segurança do usuário do WhatsApp. Caso você mande alguma informação pessoal ou comprometedora, você vai poder contar com a opção de ela desaparecer do smartphone da outra pessoa após sete dias.

Porém, ela não é totalmente segura. Isso porque a outra pessoa pode encaminhar a mensagem para outra conversa ou fazer uma captura de tela da mensagem.

Portanto, você ainda vai precisar tomar muito cuidado na hora de enviar determinadas mensagens.

Apagou alguma mensagem? Pois descubra como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp!

Quando elas vão estar disponíveis no app?

Ainda não se sabe quando o recurso vai estar disponível no Brasil para todos os usuários. Entretanto, espera-se que as mensagens temporárias cheguem até o final do mês de novembro.

Vale observar que a opção de mensagens temporárias só funciona para mensagens enviadas após a ativação do recurso. Ou seja, mensagens antigas, enviadas antes da ativação da ferramenta, não vão desaparecer após os sete dias.

Grupos de WhatsApp

Para usar a nova ferramenta, você vai precisar manter seu WhatsApp atualizado. Confira diariamente na loja de aplicativos de seu smartphone se a atualização já está disponível ou ative a opção de atualização automática.

Outra novidade: WhatsApp ganha função de compras dentro do App!

Como ativar as mensagens temporárias?

Quando a opção de mensagem temporária estiver disponível no WhatsApp, basta seguir os passos abaixo para ativá-la:

  • Abra a conversa de WhatsApp que você deseja ativar a opção de mensagens temporárias
  • Aperte no nome do contato e em seguida em “mensagens temporárias”
  • Depois, basta selecionar a opção “ativadas” para ativar ou “desativadas” para desativar.

Seguindo os passos acima, a conversa em questão vai estar com a opção de mensagens temporárias ativada. Caso você queira que as mensagens de outras conversas também sejam temporárias, você vai precisar repetir as etapas acima individualmente em cada uma delas.

Alexandre Garcia
Redator da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês e pós-graduando em Teoria da Literatura pela PUC-PR, tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário