Mês do Orgulho | 7 produções com temáticas LGBTQIA+ disponíveis no Disney+

O mês de junho chegou, e com isso completam-se 53 anos desde o movimento social conhecido como Rebelião de Stonewall, que marcou a história da luta pelos direitos LGBTQIA+. É comum que, nesse período, as pessoas sejam convidadas a refletir sobre a segurança e os direitos das pessoas que pertencem a esse grupo, e é claro que o cinema e os streamings não ficam de fora desse movimento.

Pensando nisso, a plataforma Disney+ criou em seu catálogo uma aba específica chamada Pride“, onde destacam-se produções que retratam temáticas LGBTQIA+.  Sobre Sagas, então, realizou uma curadoria sobre esse conteúdo e separou 7 filmes e séries imperdíveis que narram histórias de personagens dessa comunidade. Confira a seleção completa a seguir:

Mês do Orgulho | 7 produções com temáticas LGBTQIA+ disponíveis no Disney+
HSMTMTS, Glee e Aprensentando Nate são destaques da lista (Imagem: Divulgação/Disney+).

Glee (Série)

Quem acompanha séries há mais tempo reconhece que o drama Glee” marcou a história da TV norte-americana ao dar destaque a personagens que pertencem a diversos grupos da comunidade LGBTQIA+. O enredo acompanha um grupo de adolescentes que se reúnem sob a supervisão de um professor de espanhol para reabrir o coral do colégio, e para isso, devem mostrar compromisso frente aos treinamentos de canto enquanto enfrentam seus próprios dilemas e conflitos internos. Dirigida por Ryan Murphy, a série foi encerrada em 2015, na 6ª temporada.

Apresentando Nate (Filme)

Um dos lançamentos mais recentes da plataforma de streaming, o filme original Apresentando Nate” retrata temáticas LGBTQIA+ através de uma ótica leve e despretensiosa. O longa acompanha um garoto do interior apaixonado por musicais, que ao perder um papel de destaque na escola onde estuda, embarca escondido de sua família para Nova York, onde pretende prestar audições para um papel na Broadway. A trama, então, se aprofunda em uma jornada sobre talento, reconciliação, oportunidades auto aceitação.

High School Musical: A Série: O Musical (Série)

Baseada na franquia de filmes que fez sucesso durante a última década, outra produção que celebra a diversidade LGBTQIA+ é High School Musical: A Série: O Musical“. As temporadas se passam na escola onde os filmes de origem foram gravados e acompanham estudantes que formam um grupo de teatro. Agora, eles devem explorar suas habilidades enquanto reencenam no colégio filmes clássicos da Disney. Entre os protagonistas do título, destacam-se Seb Carlos, cujas personalidades se encontram e formam um casal apaixonante.

A Família Radical: Maior e Melhor (Série)

Baseada na série animada que fez sucesso nos anos 2000, a produção A Família Radical: Maior e Melhor” é um dos títulos mais representativos do catálogo da plataforma. A produção, que apresenta um enredo leve e divertido, acompanha os acontecimentos que envolvem a família Proud, grupo de pessoas que é, antes de mais nada, conhecido pelas diferenças entre seus membros. A 1ª temporada da série está disponível no catálogo do Disney+.

Eternos (Filme)

Outro filme que também marcou história recentemente, dessa vez na Marvel Studios, é Eternos“, dirigido por Chloé Zhao. O longa se passa em períodos distintos e mostra um grupo formado por 10 entidades superpoderosas que vivem entre os humanos desde a pré-história, e agora são obrigados a saírem das sombras para lutarem contra um perigo eminente. Entre os membros do grupo, destaca-se o personagem Phastos, que é casado com um humano e retrata, em tela, o primeiro relacionamento e beijo homoafetivo da Marvel.

Segredos Mágicos (Curta)

Outra produção premiada que também faz parte do catálogo do Disney+ é o curta Segredos Mágicos“, que apesar de sua duração, consegue emocionar milhares de espectadores da plataforma. O enredo acompanha o personagem Greg, que vivia bem com todos os aspectos de sua vida exceto pelo fato de ainda não ter revelado sua sexualidade para a família. Agora, ele contará com a ajuda de um filhotinho e de muita magia para se assumir e ser aceito como realmente é.

A Casa Coruja (Série)

Por fim, outra produção disponível no streaming que também aborda temáticas LGBTQIA+ é a série de animação A Casa Coruja“, que se tornou um fenômeno internacional recentemente e já conta com 2 temporadas no catálogo. A trama acompanha Luz, uma garota que se transporta para uma outra dimensão onde os humanos são hostilizados. Lá, ela deve formar novas amizades enquanto se aventura em uma escola de feitiçaria. Com o desenvolvimento da série, ela acaba desenvolvendo uma relação com Amity, uma garota por quem ela nutre sentimentos e compartilha o primeiro beijo gay em uma animação da Disney.

CONFIRA Também:
A Magia de Aruna | Tudo o que sabemos sobre a série nacional do Disney+

Você conhece algum outro filme ou série do Disney+ que retrata temáticas LGBTQIA+? Qual é sua produção preferida para celebrar o Mês do Orgulho? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre as plataformas de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar