Messenger Rooms – Como fazer uma chamada de vídeo pelo Whatsapp Web

Durante o ano de 2020, logo após o ínicio da Pandemia pela Covid-19, o Whatsapp vem anunciando a ampliação de seus serviços em vídeoconferência e, fazer frente a uma concorrência entre aplicativos que ganharam visibilidade no período, como Google Meet, Zoom e o já bastante conhecido Skype.

Desde abril desse ano, no lançamento do Messenger Rooms, uma plataforma que integra Facebook, Instagram e Facebook Messenger, a novidade é especulada, onde Whatsapp também iria agregar em suas funções as vídeos chamadas, com até 50 participantes.

O site Wabetainfo revelou algumas informações sobre a atualização WhatsApp Web 2.2043.7, com a captura de algumas imagens feitas em dispositivo com macOS, exibindo os recursos de videoconferência na plataforma.

Janelas flutuantes com a ligação em tempo real, opção de aceitar ou não as ligações e as chamadas em grupo inclusa. Os serviços ainda não estão disponíveis, mas na matéria dizia ser provável já iniciarem os testes em algumas localizações.

Como fazer uma chamada de vídeo pelo Whatsapp Web

Ainda em formato Beta, o Messenger Rooms é uma criação do Facebook que torna possível criar uma sala de vídeo chamada, onde as pessoas não precisam ter necessariamente uma conta na plataforma para poderem participar, basta acessar ao link gerado.

como usar messenger rooms

Ao entrar no Whatsapp Web, em seu desktop, este deverá ser ancorado ao celular através do QR Code gerado. Quem for iniciar a sala deverá clicar nos três pontinhos destacados na imagem acima, no canto superior esquerdo. Dentro das opções que irão surgir, selecionar o Criar uma sala.

A tela será direcionada para a etapa Entrar no Messenger e criar uma sala. Permita e avance. Na sequência ainda haverá mais 2 telas, uma apresentação das salas, como usar a plaforma, suas condições e termos e, por último, uma opção de criar uma sala em seu nome. Veja essa sequência abaixo:

como usar messenger rooms como usar messenger rooms como usar messenger rooms

Pronto sua sala será criada e com ela será disponibilizado um link para copiar, além das opções de compartilhamento por e-mail, SMS e outros aplicativos.

Já dentro da sala criada, o usuário tem as seguintes opções:

  • Saiba como o Messenger protege a sua privacidade;
  • Compartilhar a tela;
  • Ver participantes da ligação;
  • Desativar vídeo;
  • Silenciar microfone;
  • Adicionar pessoas na sala e iniciar um jogo;
  • Transmissão ao vivo;
  • Modo tela cheia, configurações do seu dispositivo e atalhos.

Dentro dessas salas é possível realizar chamadas somente de áudio, desativando a função de vídeo. Todos os participantes possuem permissão de compartilhamento de telas dentro da reunião, e podem convidar outras pessoas para entrarem na sala.

Tomando nota sobre o Messenger Rooms

Apesar de pertencer ao Facebook, os participantes não precisam criar uma conta para entrar na conferência, somente a pessoa que for criar a sala no Messenger Rooms. Sua capacidade máxima é de 50 participantes, sem limite de tempo na duração das chamadas e tudo gratuito. 

Então para deixar bem claro, essa função não é uma função raíz do aplicativo Whatsapp, e sim um recurso do Messenger Rooms. Futuramente deverá ser integrado no Whatsapp em novo layout. Atualmente só é possível realizar conversas em grupos com o máximo de 8 pessoas no Whatsapp.

Conhece alguma plataforma para videoconferência? Já utilizou algum dispositivo para fazer uma chamada de vídeo, seja no trabalho, com amigos ou familiares? Compartilhe sua experiência! ?

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário