Microsoft adquire o GitHub por US$ 7,5 bilhões

A Microsoft anunciou oficialmente que chegou a um acordo para adquirir a plataforma de desenvolvimento de software líder mundial GitHub.

De acordo com os termos do contrato a Microsoft fechou um negócio de US$ 7,5 bilhões em ações da companhia, para trazer o GitHub para os seus domínios, sujeito às condições habituais de fechamento e conclusão da revisão regulatória. A aquisição deverá ser concluída até o final do ano civil.

No comunicado à imprensa o CEO da Microsoft Satya Nadella cita que “A Microsoft é uma empresa que desenvolve primeiro e, ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, a abertura e a inovação dos desenvolvedores”.

Na imagem, o primeiro da esquerda: Chris Wanstrath, CEO e co-fundador da Github; no centro: Satya Nadella, CEO da Microsoft; e por último: Nat Friedman, vice-presidente corporativo da Microsoft.

As duas empresas juntas irão capacitar os desenvolvedores a obter mais em cada estágio do ciclo de vida de desenvolvimento, acelerar o uso corporativo do GitHub e levar as ferramentas e os serviços de desenvolvedor da Microsoft para novos públicos.

Microsoft X GitHub – O GitHub se mantém independente

A Microsoft informou em seu site oficial que o GitHub manterá seu “ethos que privilegia o desenvolvedor” e “vai operar de forma independentemente para oferecer uma plataforma aberta para todos os desenvolvedores em todos os setores”. Sendo assim os desenvolvedores continuarão a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operacionais de sua escolha para seus projetos e ainda poderão implementar seu código em qualquer sistema operacional, qualquer nuvem e qualquer dispositivo.

Para trabalhar em iniciativas estratégicas de software o vice-presidente corporativo da Microsoft, Nat Friedman, fundador da Xamarin e veterano de código aberto, assumirá a função de CEO da GitHub e o atual CEO da GitHub, Chris Wanstrath, se tornará um membro técnico da Microsoft.

Microsoft X GitHub – Projeto de negócio prospectivo

Segundo Satya Nadella, em texto publicado no blog oficial da Microsoft, um dos principais objetivos desta conexão é “empoderar os desenvolvedores em cada estágio do ciclo de desenvolvimento”. Assim, ele também garante que o GitHub permanecerá uma plataforma independente, aberto a qualquer iniciativa.

Foi informado também que o um outro grande objetivo é “acelerar o uso do GitHub por parte de desenvolvedores empresariais”. Para isso, a companhia se comprometeu em manter um canal aberto entre possíveis clientes e as suas equipes de vendas e parcerias para fornecer serviços e infraestrutura de nuvem da Microsoft.

E por último foi corroborado por Nadella que a Microsoft tenta reforçar cada vez mais a sua posição como uma plataforma de desenvolvimento preparada para atender a todos os públicos, em suas palavras “Por fim, traremos as ferramentas e serviços de desenvolvedores da Microsoft para novas audiências”.

Fonte: Microsoft

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário