Microsoft lança tecnologia de autenticação usando chave de segurança

A Microsoft anunciou na última terça-feira, dia 20 de novembro de 2018, que começou a implementar chaves de autenticação de hardware, para que os usuários possam acessar suas contas da Microsoft como Bing, Skype, Office, OneDrive, Outlook.com ou Xbox Live usando o navegador Microsoft Edge ou Windows Hello.

De acordo com a empresa a tecnologia que está sendo utilizada foi nomeada, Projeto FIDO2, que serve como um autenticador para aplicativos de desktop e serviços da web. As chaves de autenticação de hardware são conectadas a portas USB de desktops ou via comunicação sem fio Bluetooth ou NFC, comunicação por proximidade, para smartphones.

A Microsoft já permitia o uso de chaves de hardware para autenticação de usuários em seus serviços, mas a tecnologia era utilizada apenas para autenticação de fator duplo, como um segundo fator, funcionando em conjunto com senhas e nomes de usuário. Agora com o FIDO2, essas chaves poderão ser utilizadas de forma totalmente independente, facilitando o login dos usuários em serviços da Microsoft sem comprometer a segurança.

De acordo com a CNet, o logon sem senha da Microsoft oferece três opções, a chave de hardware combinada com a tecnologia de reconhecimento facial do Windows Hello ou a identificação de impressão digital; a chave de hardware combinada com um código PIN; ou um telefone executando o aplicativo Microsoft Authenticator.

Para configurar uma chave de hardware em uma Conta Microsoft, o usuário deve navegar através do “Microsoft Edge”, acessar o “site da conta da Microsoft”, em seguida acessar a guia de “Segurança” e posteriormente acessar a opção de “Mais opções de segurança”. Nessa página, o usuário encontrará as opções, Windows Hello e chaves de segurança, que contaram com instruções para adquirir e configurar sua própria chave de hardware.

A Microsoft tem a missão de eliminar senhas e ajudar as pessoas a proteger seus dados e contas contra ameaças.”, disse o comunicado publicado por Alex Simons, vice-presidente corporativo da Gestão dos Programas da Microsoft Divisão de Identidade. “Microsoft Edge suporta a maior variedade de autenticadores em comparação com outros principais navegadores”.

Fontes: CNet, Thurrott e Microsoft

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

treze + oito =