Microsoft | Gigante pode estar negociando a compra do Discord

A Microsoft, empresa que criou o Windows e o Xbox, pode estar negociando a compra do Discord Inc. Esse aplicativo, voltado para a comunidade gamer, funciona como salas de chat, nas quais se pode interagir por voz, vídeo ou texto.

A informação foi divulgada no site Bloomberg, que também afirma que a venda pode ocorrer por um valor maior do que 10 bilhões de dólares. Porém, essa transação ainda está sendo discutida, e não há nenhuma confirmação de que pode realmente acontecer no futuro. 

Logo do Xbox ao lado da logo do Discord
Negociações são apenas um rumor, ainda (Imagem: Reprodução/Flipboard)

Inclusive, segundo uma das fontes da reportagem, o Discord tem mais chances de se tornar público do que ser vendido para uma única empresa. A decisão final sobre o futuro da plataforma depende do CEO Jason Citron, que não confirmou nenhuma informação.

Microsoft x Games

A Microsoft, no ano passado, também estava envolvida em rumores sobre a compra do TikTok, rede social exclusivamente de vídeos, e do Pinterest, plataforma de compartilhamento de links e fotos. 

É interessante relembrar também uma das compras mais recentes do universo dos games: a compra da Bethesda pela Microsoft, que noticiamos aqui no Tech News. Ainda neste mês, a empresa que criou o Windows anunciou a compra da Zenimax Media. Essa marca é dona de alguns nomes gigantes deste mercado, como The Elder Scrolls e Doom. 

Essas ações por parte da Microsoft poderiam indicar a tentativa de ganhar acesso a comunidades já estabelecidas de usuários, além de uma expansão de sua unidade de videogames.

A partir disso podemos ver que seu plano de assinatura de jogos, o Xbox Game Pass, tem oferecido cada vez mais ferramentas para seus usuários. No caso do Discord, o raciocínio pode ser associar o Nitro, versão premium do aplicativo, ao Game Pass, focando as ofertas da marca em softwares e serviços.

Discord Inc.

A plataforma para chat Discord é gratuita e oferece diversos recursos voltados às necessidades específicas do universo gamer. Por isso, streamers, youtubers, desenvolvedores de jogos e diversas outras comunidades utilizam esse canal como local de encontro com fãs. 

O Discord oferece grande customização para organizar cada servidor. É possível criar diferentes salas só para texto, canais com chat de voz e classificar cada um dos participantes com diferentes tags. Para cada tag, pode-se fornecer variados níveis de permissões no servidor. 

Por esses motivos, a rede permite que se receba feedback da comunidade de um jeito fácil e organizado. Isso demonstra que essa é uma plataforma muito estratégica para as companhias de jogos, já que grande parte de seu público alvo coincide com os usuários já estabelecidos no Discord.

Além disso, a companhia viu um crescimento expressivo em 2020, durante a pandemia. Como a maioria da população tem buscado entretenimento dentro de casa, toda a indústria de games viu ganhos consideráveis neste período.

Porém, a ferramenta não é utilizada só para grandes grupos de pessoas. Gamers podem utilizar os canais de voz simplesmente para bater papo com alguns amigos, ou para se comunicarem com mais facilidade se estiverem jogando um jogo cooperativo, por exemplo.

Outro recurso útil é a capacidade de transmitir a tela dentro dos canais. Assim, pode-se utilizar essa ferramenta para pedir ajuda com algum problema que se está enfrentando, mostrar algo interessante ou compartilhar a jogatina com os amigos.

Discord Nitro

A versão premium do Discord, chamada Nitro, pode ser adquirida por USD$ 9,99 mensais ou USD$ 99,99 anuais. Com essa assinatura, o usuário tem acesso a melhorias de chat, transmissão e controle dos servidores (se for um administrador).

Um dos recursos que se recebe neste plano são emojis personalizados e animados, além de algumas customizações de perfil. Por exemplo, é possível utilizar uma tag personalizada e escolher um avatar animado. Além disso, surgirá um emblema em seu perfil que mostra há quanto tempo você apoia a rede.  

Um recurso desbloqueado com o Nitro é a capacidade de enviar arquivos de maior qualidade e de transmitir jogos e compartilhar sua tela em alta resolução.

Por último, um recurso específico para canais que compreendem grandes comunidades e servem como divulgação é a possibilidade de impulsionar o servidor. Com esse plano, o usuário recebe 2 impulsos e uma oferta de 30% de desconto nos próximos. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha  acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: VentureBeat e Bloomberg

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário