Minecraft | Atualização Caves & Cliffs será dividida em duas partes

Nesta quarta-feira (14), a Mojang divulgou um vídeo explicando como vai funcionar o lançamento da próxima grande atualização de Minecraft, chamada Caves & Cliffs.

A principal novidade é de que a atualização vai chegar aos jogadores dividida em duas partes. Uma vai ser lança no verão de 2021, enquanto a outra chegará apenas durante as festividades de fim de ano.

O anúncio foi feito em um vídeo, divulgado no canal oficial de Minecraft no YouTube. Você pode conferir ele abaixo (em inglês):

Caso você não entenda bem inglês, pode ficar tranquilo que nós, do Tech News Brasil, vamos resumir os principais pontos do vídeo logo abaixo!

[lwptoc]

Motivos da divisão em duas partes da atualização

Segundo uma das diretoras de desenvolvimento do Minecraft, Agnes Larsson, são três as razões para a divisão da atualização em duas partes.

Primeiro motivo: garantir uma melhor qualidade

A primeira delas é para garantir que a nova expansão chegue com o máximo de qualidade possível. Algumas das novidades são muito complexas para serem implementadas já agora. Deixando elas para a segunda parte da atualização, a equipe de desenvolvimento vai ter, portanto, mais tempo para caprichar melhor nos novos recursos.

Afinal, depois de tanto tempo esperando uma grande atualização para Minecraft, você não vai querer jogar uma versão cheia de bugs e problemas técnicos, certo?

Segundo motivo: a complexidade da atualização

O segundo motivo é justamente a complexidade técnica das novidades que estão chegando ao Minecraft com a atualização Caves & Cliffs. Quem comentou sobre esse segundo motivo foi Henrik Kniberg, designer de gameplay da Mojang.

Como a nova atualização promete mudar bastante o formato do mundo de Minecraft, adicionando montanhas gigantescas e cavernas muito profundas, o desenvolvimento é bastante trabalhoso e complexo.

Por conta disso, a Mojang resolveu dividir a atualização em duas partes. Na primeira parte da atualização, que chega no verão desse ano, a empresa vai lançar os recursos que são mais fáceis de serem implementados (comentaremos sobre ele mais adiante).

Já na segunda parte da atualização, prevista para o final do ano de 2021, as novidades maiores e mais complexas vão chegar ao game. E isso inclui, como já mencionamos, as mudanças no formato de mundo do Minecraft.

Terceiro motivo: preservar a saúde dos funcionários

Além disso, como a nova atualização de Minecraft, Caves & Cliffs, é bastante complexa, lançar tudo de uma vez sobrecarregaria a equipe de desenvolvimento. Para lançar na data prevista, os desenvolvedores teriam que se esforçar muito mais, com longas jornadas de trabalho.

O terceiro motivo da divisão da atualização em duas partes, portanto, foi para preservar a saúde dos funcionários. Assim, eles vão poder trabalhar com mais calma, primeiro nas novidades mais fáceis e depois nas mais difíceis. Tudo isso sem a pressão dos prazos.

Além disso, por conta da atual pandemia de Covid-19, as coisas estão ainda mais complicadas quando o assunto é saúde e bem estar de funcionários. Foi pensando também nisso que a Mojang escolheu dividir a atualização.

O que vai ter na primeira parte da atualização?

A primeira parte da atualização vai focar mais nos blocos e nas criaturas, e menos na criação de mundos.

Os blocos vão incluir blocos de biomas, como dripleaf (um novo tipo de planta de cavernas), pointed dripstone (espécies de estalactites), glow berries (novo tipo de fruta brilhante), mas também blocos de construção, como deepslate, um novo tipo de material encontrado em cavernas profundas.

Já em relação às criaturas, chegarão ao Minecraft já no update de verão criaturas como, por exemplo, axolotes, cabras/bodes e lulas brilhantes. Axolote é um tipo de salamandra que mantém a aparência de larva mesmo na fase adulta (e que existe na vida real!).

Bode numa montanha no Minecraft
Bode numa montanha no Minecraft (Imagem: Reprodução/Mojang)

Apesar de a maior parte das mudanças do mundo chegarem apenas na parte 2 da atualização, a parte 1 também vai contar com algumas novidades na geração de mundo. Por exemplo, os jogadores vão poder encontrar cobre e geodo espalhados pelo mapa!

Novo recurso de cobre do Minecraft
Novo recurso de cobre do Minecraft (Imagem: Reprodução/Mojang)

O que vai ter na segunda parte da atualização?

Por fim, a segunda parte da atualização, como comentamos, vai ser focada na geração de mundo do Minecraft. Ou seja, é com ela que você pode encontrar as novas cavernas profundas e as montanhas gigantescas.

Novas cavernas da atualização Caves & Cliffs do Mincraft
Novas cavernas da atualização Caves & Cliffs do Mincraft (Imagem: Reprodução/Mojang)

E o melhor de tudo: já com diversas criaturas e blocos novos, que em grande parte chegarão na primeira parte da atualização.

Os mundos atuais vão ser afetados?

Se você já tem um mundo no Minecraft e não quer perder ele com a atualização, pode ficar tranquilo!

Isso porque os desenvolvedores prometeram que os jogadores vão poder atualizar os mapas para as novas versões de Minecraft. Assim, eles vão poder manter tudo o que já construíram — e ainda assim explorar as novidades.

Quando a parte 1 e a parte 2 da atualização Caves & Cliffs vão chegar?

Como comentamos, a primeira parte da atualização Caves & Cliffs vai chegar no verão de 2021. Mas não no verão brasileiro: no verão do hemisfério norte. Ou seja, entre 20 ou 21 de junho a 22 ou 23 de setembro de 2021.

a segunda parte vai chegar durante as festividades de fim de ano. Ou seja, possivelmente entre outubro e dezembro de 2021.

Se você ainda não tinha ouvido falar da atualização Caves & Cliffs, você pode conferir esta nossa matéria explicando como ela vai funcionar!

Tech News Brasil

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Minecraft

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário