Ministério da Justiça proíbe plataformas de exibir filme de Danilo Gentili

Desde o início da manhã, um filme nacional de comédia tem estado em alta nas redes sociais. Intitulado Como se Tornar o Pior Aluno da Escola“, o longa se trata de uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, publicado em 2009 pelo humorista brasileiro Danilo Gentili. A premissa do filme é acompanhar a vida de um aluno que espalha o caos em sua escola baseado no que ele aprende em um diário.

O filme, que está disponível em plataformas de streaming, foi alvo de repercussões quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que os serviços que detenham os direitos de distribuição do título suspendam sua exibição, em caráter cautelar. Caso as plataformas desobedecerem a decisão no prazo de 5 dias, a multa para cada uma delas será de R$50mil por dia.

Ministério da Justiça proíbe plataformas de exibir filme de Danilo Gentili
Filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” será suspenso das plataformas de streaming (Imagem: Divulgação/Paris Filmes).

Na decisão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública cita tanto o Código de Defesa do Consumidor quanto a Constituição Federal como embasamento para a restrição. De acordo com a pasta, essa suspensão tem em vista a “proteção à criança e ao adolescente consumerista”. Anteriormente, o ministro Anderson Torres já havia criticado a produção, que de acordo com ele, apresenta “detalhes asquerosos“.

Entre as cenas polêmicas que levaram o Ministério a tomar a decisão, destaca-se uma onde o personagem Cristiano (Fábio Porchat), tenta seduzir dois estudantes enquanto busca solucionar um conflito. “Vamos esquecer isso tudo, deixar isso de lado? A gente esquece o que aconteceu e, em troca, vocês batem uma punheta pro tio”, comentou o personagem.

Em uma entrevista concedida na manhã de hoje (15) ao programa Morning Show, da Jovem Pan, Danilo Gentili comentou sobre a cena em questão. De acordo com ele, o filme carrega uma mensagem sobre questionar todo tipo de regra imposta por autoridades, seja ela de algum líder, adulto ou professor. Gentili também esclareceu que a proposta da sequência é justamente “vilanizar a pedofilia“:

Essa cena é exatamente sobre isso, uma pessoa que se apresenta como uma autoridade, pedindo coisas abjetas e absurdas para os alunos que não obedecem. Então, em momento algum, o filme faz uma apologia à pedofilia, o filme vilazina a pedofilia.

Atualmente, o filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” está disponível na Netflix, Globoplay, Telecine, YouTube, Prime Video e Apple. Até o momento, nenhuma das plataformas citadas comentaram sobre a polêmica e sobre a remoção do filme de seus catálogos.

CONFIRA Também:
Funcionários da Pixar acusam Disney de censurar personagens LGBTQIA+ dos seus filmes

E você, já assistiu ao filme em questão? O que achou do posicionamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e as demais produções disponíveis nas plataformas de streaming, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!

Fonte: Metrópoles

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar