MIT divulgou descoberta capaz de converter energia de sinais Wi-Fi em eletricidade

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou na última segunda-feira, dia 28 de janeiro de 2019, que pesquisadores do instituto e de outros países descobriram uma nova tecnologia que pode transformar os sinais de Wi-Fi em energia elétrica.

De acordo com o anuncio, a nova descoberta foi utilizada no desenvolvimento de um dispositivo capaz de converter ondas eletromagnéticas de corrente alternada em ondas de corrente contínua, possibilitando a geração de energia elétrica. O aparelho consegue capturar ondas como as de sinais de Wi-Fi como corrente alternada.

Os pesquisadores comentaram que o dispositivo desenvolvido é flexível e pode ser fabricado em um processo roll-to-roll para cobrir áreas muito grandes.

Em experimentos o dispositivo dos pesquisadores foi capaz de produzir cerca de 40 microwatts de energia quando expostos aos níveis típicos de energia dos sinais Wi-Fi (cerca de 150 microwatts).

Existem inúmeras aplicações para a tecnologia, no entanto, o objetivo inicial do MIT é que em um futuro próximos a tecnologia possa ser utilizada para alimentar circuitos eletrônicos e recarregar baterias. Uma vez que isso permitirá que produtos eletrônicos sejam alimentados sem baterias e sem a necessidade de serem ligados à uma tomada.

O anuncio foi finalizado com a informação de que o trabalho contou com a colaboração da Universidade Técnica de Madri, do Laboratório de Pesquisas do Exército, da Universidade Charles III de Madri, da Universidade de Boston e da Universidade do Sul da Califórnia.

Vale destacar que por enquanto, o aparelho ainda está em fase de testes, onde a equipe planeja construir sistemas mais complexos e melhorar a sua eficiência, sendo assim o mesmo ainda não tem previsão para uso público.

Fonte: MIT News

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário